8.3.11

Piada pronta e anunciada

Parece piada, mas não é. Depois de quase nove meses de contrato, a Roma anunciou o fim do vínculo com o atacante Adriano, liberando o atleta após míseros oito jogos e nenhum gol marcado. De quebra, segundo a imprensa italiana, o brasileiro pode receber até cerca de R$ 14 milhões pela quebra do contrato, uma vez que este ia até junho de 2013. É isso mesmo: oito jogos, nenhum gol e R$ 14 milhões para liberar o Imperador! Isso sem contar o salário que já foi pago até agora e que, convenhamos, foi jogado fora.

Acho que essa situação só prova que os dirigentes na Europa não são tão diferentes dos brasileiros. Adriano é um grande jogador, artilheiro do Campeonato Brasileiro, isso ninguém discute. Mas, infelizmente, sofre com problemas emocionais. Ele precisa de tratamento sério, e isso não é uma novidade para ninguém. Desta forma, fazer um investimento tão alto para contratá-lo, e desfazer do atleta dessa maneira, pagando uma multa milionária com o clube tão individado, é algo que os dirigentes da Roma podem ter copiado dos cartolas tupiniquins. Ou talvez ensinado.

Resta agora saber qual será o destino do jogador. O Flamengo, time do coração e último clube do Imperador no país, é sempre um dos cotados a receber novamente o prata da casa. Mas será que há espaço para Adriano e Ronaldinho no mesmo grupo? Creio que não. Até porque não vai ter balada na Cidade Maravilhosa que consiga satisfazer uma dupla de peso como essa. O duelo de vaidades ficaria insustentável. Corinthians? O presidente Andrés Sanchez, há algum tempo, disse que não poderia pagar para ter o atleta, mas uma vez que ele não tem contrato com a Roma, volta a ser um alvo. Mas a boa forma e rápida readaptação de Liedson talvez esfrie os ânimos no Parque São Jorge - não podemos esquecer, no entanto, que haverá eleições no clube no final do ano, e a chegada de Adriano seria um grande trunfo depois da saída de Ronaldo.

Resta o Palmeiras. Felipão já esperniou e esbravejou que o time precisa de um camisa 9. Coisa que Adriano é. É bem provável que o técnico pentacampeão consiga colocar o Imperador na linha. Mas no time alviverde, a questão financeira é um problema sério. Para viabilizar a contratação do jogador seria preciso dinheiro de parceiros e investidores, o que, supostamente, tinham conseguido para trazer Ronaldinho. Se a mesma operação for montada, podem trazer Adriano.

O que é certo é que Adriano já foi perdoado uma, duas, incontáveis vezes. No Brasil e no exterior. Difícil acreditar numa recuperação rápida do atleta. Até acho que ele pode abrir mão de muto dinheiro para ir passar mais uns tempos na sua querida Vila Cruzeiro, favela onde foi criado no Rio de Janeiro, para espairecer e deixar a poeira baixar. Talvez ele volte a jogar algum dia. Se não, que se lembre dos seus melhores momentos...

Nenhum comentário: