31.3.11

Enésima chance

Sem pompas, Adriano foi apresentado nesta quinta-feira ao Corinthians. Que aliás, fez bem ao não rivalizar com o São Paulo, apresentando o atacante no mesmo dia que Luís Fabiano (na última terça), altamente identificado com o São Paulo e uma aposta cara feita pelo clube do Morumbi, que pagou a bagatela de 7,6 milhões de euros no jogador de 30 anos, que apesar do histórico de bad boy do passado, é uma certeza para o futuro do clube. Enquanto a festa do Fabuloso deu o tom da apoteótica apresentação testemunhada por 45 mil são-paulinos, apenas um batalhão de uma centena de repórteres "recepcionou" o novo reforço do Timão.

Longe da unanimidade entre os próprios corinthianos, as perguntas de cunho pessoal tomaram boa parte da apresentação, fechada à torcida. E o Imperador deu algumas respostas duras, falou do apego à família e do velho clichê do recomeço, reclamando da “perseguição” da imprensa. Que tem muitos momentos de exagero, é verdade. Contudo, muitas vezes, é provocada pelas suas próprias atitudes, principalmente na transição Inter-Flamengo-Roma.

“O que mudou desde que eu sai daqui? Agora estou muito mais maduro, sou um outro Adriano, e vim à Itália para provar isso”, disse o brasileiro á época de sua apresentação na Roma, em 9 de junho. As contusões o atrapalharam, é verdade, mas Adriano deixou a cidade eterna tendo feito apenas oito jogos, nenhum gol e com intermináveis novelas de retorno à capital italiana desde o Rio de Janeiro, como no ano novo e em fevereiro deste ano (estava no país, recém-operado do ombro direito). Isso depois de dizer que tinha um “débito com o futebol italiano” – pela maneira como forçou sua saída da Inter ao Flamengo, em 2009.

Depois das passagens por Flamengo e Roma, o possível rendimento do atacante no Corinthians é uma incógnita. Primordial no hexacampeonato brasileiro do Fla – ao lado do veterano meia sérvio Petkovic –, Adriano tinha escancaradas regalias no clube carioca, do qual é torcedor declarado e para onde só não voltou por “conflito de filosofia”, outro nome para uma possível chance de desagregar o elenco comandado pelo egocêntrico Vanderlei Luxemburgo, que tem Ronaldinho como estrela maior. Com cláusulas de rescisão fixadas no contrato (segundo o presidente do Timão, Andrés Sanchez, a pedido do próprio atacante), acionadas em caso de indisciplina, não parece que o Imperador desfrutará das mesmas facilidades da cidade maravilhosa no Parque São Jorge.

O clube, que ainda está sob a sombra de eliminação precoce da Libertadores 2011, já deu mostras de sua (por vezes, exacerbada e irracional) cobrança, no episódio de apedrejamento do ônibus, no início deste ano. Por isso, Adriano terá de estar tinindo, quando se recuperar da lesão do ombro. Além disso, terá que perder muito peso e entrar em forma rapidamente, para que não se torne outro dos alvos de torcedores e imprensa, como aconteceu na segunda metade da passagem de Ronaldo pelo Corinthians.

Em se tratando de futebol brasileiro e com 29 anos, o Imperador tem bola pata gastar, é inegável. Estará perto da sua amada Vila Cruzeiro – uma ponte aérea de distância. Resta saber se, nesse novíssimo recomeço no futebol brasileiro, ele fará por merecer a vaga no inchado ataque do time comandado por Tite (que já possui Liedson, Dentinho, Jorge Henrique, Willian e Edno). Um novo Adriano ou um “novo Ronaldo”?

Nenhum comentário: