6.12.08

De pé, Hoffe

Após dois meses do post exaltando o feito do Hoffenheim, caçula da Bundesliga, os comandados de Ralf Rangnick protagonizaram outro feito notável do Hoffe: o embate de igual para igual diante do Bayern de Munique em plena Allianz Arena. Na liderança e com três pontos de vantagem diante dos bávaros, um empate manteria o Hoffe na liderança isolada, com vantagem sobreos comandados de Klinsmann.

E o que se viu foi um time de personalidade e jogando de acordo com sua atual condição - a de líder da Bundesliga. A regularidade e a juventude do Hoffenheim – que venceu oito das últimas nove partidas – e a recuperação do experiente e técnico Bayern após um mau início – invicto há nove partidas – foram postas à prova. Como destacou Lédio Carmona no blog Jogo Aberto, a transmissão da partida atraiu os mais diversos olhares do mundo da bola, já que a partida foi transmitida para quase 170 países do globo, recorde da competição.

Merecedor de pelo menos um empate e suportando a pressão de jogar em Munique, o jovem conjunto do Hoffenheim mostrava-se efetivo mais uma vez. Com Carlos Eduardo e Luiz Gustavo como titulares, a equipe saiu na frente com o bósnio Vedad Ibisevic, artilheiro da Bundesliga com 18 gols – sete à frente do segundo colocado – e selou a boa fase como um dos atacantes mais efeitvos das ligas de ponta da Europa. O empate após chute desviado de Lahm e o gol de Toni nos acréscimos não foram de grande justiça aos caçulas da Bundesliga, mas provaram que neste momento, o Bayern tem um jovem rival que realmente o incomoda na Alemanha. "Foi um jogo difícil para nós. O Hoffenheim provou que eles podem chegar lá em cima. A vitória foi importante e nos dá uma motivação", confirma Klose, dando a dimensão da vitória ao Bayern, que até há pouco tempo era contestado pelo seu desempenho, personalizada na figura do técnico Jürgen Klinsmann, como em um dèja vú do que já lhe aconteceu quando dirigiu a Alemanha, na Copa de 2006.

Claro que a tendência dos bávaros é de se recuperar em breve – até pela melhor qualidade e variabilidade do elenco em relação aos rivais – mas é louvável ver um pequeno dando tanto trabalho ao supercampeão Bayern, enquanto que times do porte de Werder, Stuttgart e Hamburgo pecam pela irregularidade e decepcionam, mais uma vez.

2 comentários:

Felipe Moraes disse...

Ainda não tive chance de acompanhar um jogo do Hoffeinheim. Só vi alguns gols em VT. Mas parece ser, realmente, uma grata e bela surpresa no Alemão.

Abraço,
Felipe Moraes

Anônimo disse...

Parabéns, pelo Blog! Gostei muito é imparcial. Também tenho um. Fala especialmente do futebol da dupla Gre-Nal, mas abrange ao futebol brasileiro como um todo.
futeboldeexportacao.blogspot.com