15.12.08

Sem futebol? Relaxe, ainda tem o americano!

Na verdade a temporada do Futebol Americano começou em setembro, mas só agora começa a pegar fogo... E bota fogo nisso! Para quem não sabe, a modalidade é a mais popular no país que mais investe em esportes no mundo, superando o basquete e o basebal. A NFL (National Footbal League) é milionária e, ao contrário de muitas outras federações esportivas, sabe como ninguém como promover e organizar um torneio.

Assistir a uma partida é um espetáculo. No Brasil, o Football pode ser visto na ESPN ou na BandSports. Durante os jogos, as emissoras que geram as imagens (NBC e ESPN) dão um show de efeitos especiais e recursos digitais. Detalhes que garantem ao telespectador uma transmissão dinâmica, interativa e clara, sem dúvidas sobre falhas de arbitragem e polêmicas envolvendo regras. Muitas dessas tecnologias serão vistas nas transmissão de outros esportes, só que daqui a cinco, dez anos...

O Futebol Americano é também o esporte que envolve o maiores interesses comerciais, proporcionalmente. Todas as partidas são disputas com casa cheia, em estádios faraônicos e moderníssimos.
A final do torneio, conhecida como SuperBowl, possui o horário comercial mais caro de todas as televisões e uma audiência impressionante. O último SuperBowl, disputado em fevereiro, teve uma média de 97,5 milhões de telespectadores. A segunda maior da história da televisão, ficando atrás apenas do seriado americano M*A*S*H, que atingiu média de 105 milhões em 1983.

Qual seria o motivo de tanto sucesso? Se eu tivesse que apostar, diria que, além de toda a mega estrutura que o esporte possui, o futebol americano é a modalidade mais democrática entre as mais praticadas no planeta. Só ele consegue reunir jogadores com tantas características físicas diferentes competindo em alto nível. Durante um jogo profissional, não é difícil notar atletas altos, baixos, fortes, magros, gordos, enfim... Como o jogo tem muitas variáveis, todos acabam tendo relativa importância. Essas diferenças favorecem o espírto coletivo das equipes, principal característica do sucesso americano na área esportiva. Por isso, o futebol americano é tão fascinante e atrai tantos investimentos...

Portanto, fica aí a dica. Quem tiver interesse pode começar a acompanhar o esporte enquanto o nosso futebol está de férias. Aos domingos, a BandSports transmite sempre uma partida. Na ESPN, os jogos passam aos domingos e segundas à noite, com narração do Everaldo Marques e do ótimo Paulo Antunes. Os meses de dezembro e janeiro são os dois mais importantes, quando ocorrem as rodadas finais da primeira fase e os playoffs. O SuperBowl 2009 está marcado para o dia primeiro de fevereiro.

Nos próximos meses, o Opinião FC vai trazer mais posts com dados e curiosidades sobre a modalidade. Aguardem!

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Mandaram bem na pesquisa, Parabéns.

Vinicius Grissi disse...

Assisto alguns jogos da NFL. Mas não acompanho a competição, nem os times, nem os jogadores.

Flávio Veras disse...

Valeu Felipe, bom saber que aqui fico imformado pela NFL, sabe que adoro. huahuuhauah
Falou abraço.

Erick Amirat disse...

Uma pena que a TV aberta brasileira passa tanta porcaria e nunca se interessou em transmitir a NFL. A emoção dos jogos e o exemplo de estrutura e profissionalismo neste campeonato deixariam até o mais organizado time brasileiro enverginhado.