21.12.08

O mundo é vermelho

Manchester United comemora tríplice coroa: campeão inglês, europeu e neste último domingo, mundial.

O Manchester United encerra o ano de 2008 com mais um título, o Mundial de Clubes da FIFA. Nada mais justo para um time que é o atual campeão inglês e da Europa e que aperfeiçoou suas pontos fracos em relação a temporada 2006/07, época em que foi batido nas semi-finais da Champions pelo Milan de Kaká.

A LDU mostrou brio mas sucumbiu diante de uma equipe bem postada em campo e que sempre buscou o gol, mesmo quando ficou com um homem a menos, por conta da expulsão de Vidic no início do segundo tempo. Ferguson montou um elenco onde há opções em todos os setores e mesmo com um badalado Cristiano Ronaldo, é um time compacto e coeso, sem vaidades e sem atuar apenas em função do português.

Os 38 anos não impedem Van der Sar de fazer grandes apresentações e salvar os Red Devils, como nas grandes defesas em chutes do meia Manso, da LDU. Além da boa defesa de Ferdinand e Vidic, a evolução dos laterais Evra e Rafael (que cada vez mais vai se firmando como boa opção na ala direita) é notória e benéfica. Não há elenco de tanta qualidade no futebol atual quando tratamos das opções de meia e de frente. Carrick, Scholes, Hargreaves, Anderson, Park, Fletcher, Nani, Giggs, Ronaldo, Tevez, Rooney, Berbatov. A maioria deles não deixa a peteca cair e os que são mais limitados tecnicamente quando entram, não compromete e correspondem. Atualmente, só o Barcelona se equipara ao United no quesito saída de bola e transição ao ataque. A regularidade na rotação de jogadores e o equilíbrio entre defesa e ataque são os grandes trunfos da equipe comandanda por Ferguson.

Muitos acharam que o Manchester iria ao Japão para passear e não levar a sério o Mundial da FIFA. Mas a exemplo de 2007 – quando o Milan bateu com justiça o Boca – o Manchester mostrou profissionalismo e jogou como campeão diante dos equatorianos, bombardeados a todo momento com jogadas de Ronaldo e Rooney. O atacante inglês, eleito o melhor em campo, ratificou sua excelente fase com a artilharia da competição assim como o português, que aos poucos vai voltando a forma que o consagrou na primeira metade de 2008 e que possivelmente lhe dará o título de melhor atleta do ano pela FIFA. A dobradinha Rooney/Ronaldo agora tem a missão de levar o United na caça à liderança da Premier League, onde teve um começo irregular e atualmente é o quarto colocado, com três jogos a menos que seus principais concorrentes, Liverpool e Chelsea. Na Champions, enfrentará a perigosa, porém irregular Inter, de José Mourinho.

Mesmo com torcida e imprensa da Europa não dando tanto valor ao título conquistado neste domingo, o Manchester United fecha o ano de forma impecável. Ratificou sua condição de melhor time do mundo e com o melhor jogador do mundo defendendo suas cores.

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

Título irrepreensível dos red devils. Jogou como genuíno campeão do mundo e contou com belas atuações de Rooney para assegurar o mundial. E esse time ainda pode conquistar muito mais.

Abraço,
Felipe Moraes