15.11.08

Vendendo jornal

A próxima janela de transferências européias se aproxima. Os clubes já vão arquitetando os primeiros movimentos para reforçar seus elencos para a outra metade da temporada 2008/09. Esse fato por si só já gera muita especulação, nomes ventilados e empresários a todo vapor buscando bons contratos aos seus pupilos. Agora, imagine a situação do Real Madrid, que perdeu Robinho ao fechar da última janela de transferências de julho para os petrodólares do Manchester City e esta semana ficou desfalcado de seu mais letal atacante: o holandês Ruud Van Nistelrooy sofreu uma grave contusão no menisco do joelho direito. A previsão é que Van Gol fique fora de combate por seis a nove meses, o que significa a perda da principal referência de ataque no time de Schüster. A perda dos dois avançados - de características totalmente distintas - certamente fará com que o Real Madrid tenha que sair com urgências às compras. E Real Madrid comprando significa uma enxurrada de especulações e nomes de atacantes das mais variadas nacionalidades pipocando na mídia. Uma festa para a imprensa especializada tanto de cá, quanto de lá.

No Brasil, já foram ventilados os nomes de Dentinho, Alex Mineiro e Guilherme, causando um rebuliço nos clubes brasileiros e em seus respectivos torcedores, por se tratarem de três referências em seus clubes atuais. Nas diretorias, nada confirmado e nem indícios de negociações em andamento. Na Espanha então, os nomes brotam às dúzias. Com o quê de sensacionalismo característico dos diários esportivos espanhóis, o site do Marca até elaborou uma lista de possíveis nomes a serem contratados para o comando de ataque merengue. Nela, prós e contras dos candidatos para o “vestibular” para a vaga no ataque madrilenho. Os argentinos e brasileiros estão em alta, como Diego Milito (atual artilheiro do Calcio pelo Genoa), Crespo (encostado na Inter), Zárate (Lazio), Ricardo Oliveira, Vágner Love, Nilmar. Nomes que fazem companhia a Mario Gomez (Stuttgart) e Andrey Arshavin (Zenit), além de um sonho antigo do Real, o atacante holandês Klaas-Jan Huntelaar – que diga-se de passagem, possui estilo semelhante ao de Nistelrooy.

Alheio a venda de jornais e aumento no número de acesso dos sites esportivos – como vimos na enxurrada de notícias sobre o caso Cristiano Ronaldo, por exemplo – é fato que o Real Madrid precisa urgentemente de reforços caso queira brigar pelo tricampeonato espanhol e voltar as glórias européias na Champions. Fora Raul, que mesmo sendo mais experiente sempre dá conta do recado e o argentino Gonzalo Higuaín em ótima fase – vide os quatro gols marcados na última partida de La Liga, contra o Málaga – Robben (bom jogador mas que vive no departamento médico) e um Saviola irregular com a camisa merengue, o Real vive momento em que a escassez de atacantes começa a comprometer o desempenho do time como um todo.

Outra especulação é que de Bernd Schüster está com a corda no pescoço no comando técnico do time. Mesmo estando a dois pontos do líder Barcelona e de não ter maiores problemas para alcançar a fase seguinte da Champions, o fraco desempenho defensivo da equipe – 16 gols em dez jogos, a sétima pior defesa do Espanhol – somada a eliminação precoce da Copa do Rey para os bascos do Real Unión, da terceirona espanhola, já trazem fortes questionamentos sobre a continuidade do alemão a frente da equipe. Ou seja: mais especulações em quem poderia ser o futuro técnico do Real Madrid podem bombar nas imprensa em breve. Porque lá é assim, espirrou, virou manchete.

2 comentários:

Felipe Moraes disse...

É, e o Schuster deve sair mesmo...

Abraço,
Felipe Moraes

Marcio Ferreira disse...

eu acredito que não deverá ter nenhuma mudança brusca nessa janela, já na 09/10 o bicho vai pegar, até por conta da crise economica!!

depois da uma moral no meu blog!!

abraços

www.polemicasesportivas.blogspot.com