27.11.08

Tudo como começou

Cristiano Ronaldo tenta marcar novamente contra o Villarreal: o português esteve em campo nas quatro partidas sem gol contra os espanhóis.

Muitas vezes, um jogo que termina em zero a zero normalmente não remete a uma partida interessante, principalmente quando as duas equipes não primam pelo poder ofensivo ou pecam pela pela ineficácia dele. Não é o caso de Manchester United e Villarreal, onde o empate em zero a zero em partida válida pelo Grupo E selou a quarta partida entre ambos pela Champions League que terminaram com o mesmo placar. Pouco mais de 360 minutos de futebol e nada de bola na rede, mesmo com muitas oportunidades de gol, dentre elas uma bola na trave de Ronaldo e uma bola tirada em cima da linha por Capdevilla, nesta última partida.

Quando caíram no mesmo grupo em 2005/06, o Submarino Amarillo era apenas debutante na Champions. O empate diante do “poderoso” Manchester United em sua estréia na fase de grupos foi considerado um bom resultado, mesmo jogando no El Madrigal com um jogador a mais, já que Rooney havia sido expulso. Na partida de volta, a penúltima daquele Grupo D, o empate em Old Trafford foi preponderante para a eliminação precoce do elenco dos Red Devils da fase mata-mata naquela competição, já que na partida derradeira foram derrotados por 2-1 pelo Benfica. Jogadores do porte de Van der Sar, Ferdinand, Cristiano Ronaldo, Van Nistelrooy e Rooney acabaram por não conseguir ao menos uma vaga de consolação na Copa UEFA. Em contrapartida, a “zebra” Villarreal conseguiu a classificação no primeiro posto do grupo, em um elenco que contava com nomes do peso de Riquelme, Sorín, Forlán, Gonzalo Rodriguez e Marcos Senna. Aquele time surpreendente quase chegou à final, só parando no pênalti perdido por Riquelme diante do Arsenal nas semi-finais, após ter eliminado Rangers e Inter na fase mata-mata.

Em 2008/09, o Villarreal entrou na Champions como uma equipe mais consolidada, apesar de não ser nenhum grande favorito a levar a taça. Atual vice-campeão espanhol, o time do técnico Manuel Pellegrini - que comandou a equipe nos quatro confrontos, assim como Ferguson pelo Manchester - conseguiu montar uma equipe bem mesclada, com nomes de experiência como Pires, Senna, Edmílson e Rodriguez a juventude de Rossi, Fernández e Eguren. Mesmo com um Villarreal melhor e um Manchester já consolidado pelo conjunto atual campeão europeu, conhecido pelo futebol ofensivo, o jogo novamente não saiu do zero. No mesmo Madrigal onde os dois se enfrentaram pela primeira vez em 2005, mas desta vez com o Villarreal perdendo Capdevilla por expulsão, com Cristiano Ronaldo agudo e Diego López pegando tudo. E mesmo com os esmpates, as duas equipes avançam a próxima fase, com muita tranquilidade.

O futebol não é uma ciência exata, evidenciado no confronto de ambos nas outras três partidas deste Grupo E, onde o Villarreal marcou nove gols e o Manchester United, sete. Além do fato do Villarreal ter tomado os cinco gols que sofreu na competição diante do surpreendente Aalborg, que está bem próximo de desbancar o Celtic na briga pela vaga na Copa UEFA. No décimo jogo do Villarreal como mandante na Champions, a equipe amarela não conheceu a derrota: cinco vitórias e cinco empates. Os Red Devils somam 18 partidas consecutivas sem derrota na competição européia, desde a derrota para o Milan nas semi-finais de 2006/07 no San Siro. Duas boas equipes e marcadoras de gols terminam mais um jogo em 0-0. Dá pra entender?

Nenhum comentário: