21.11.08

Uma piada sem graça

A seleção de Dunga é um conglomerado de surpresas. Os torcedores passaram todo o ano de 2008 esperando que o time canarinho fizesse um gol em território nacional. Enfrentou, entre tantas outras seleções, a paupérrima Bolívia e nada. Escolhi esse adversário simplesmente porque duvido que alguém apostasse naquele horrível 0 a 0. Entretanto, quando entrou em campo contra Portugal, que não anda lá muito bem das pernas, mas é infinitamente melhor que a Bolívia, o time resolveu fazer logo seis.

Confesso que assisti a partida com um desinteresse sem igual. Muitas vezes um blog, um e-mail que chegava em minha caixa ou o inconfundível barulhinho do MSN me chamou muito mais atenção. Porém, devo confessar que a seleção jogou bem. Com 6 a 2, não há como falar o contrário. O problema é que para um país e um esporte tão imediatista como Brasil e futebol, a cada vez que o Luís Fabiano colocava a bola nas redes portuguesa, era como se condenasse o Brasil, aos poucos, a mais uma ano do comando do estagiário Dunga. (Chamo-o de estagiário porque ele ainda está longe de ser treinador).

É impressionante como apenas uma boa atuação faz esquecer todo o restante dos jogos desesperadores realizados sob o comando do “estudante”. Se a saída era quase certa, estava quase assinada com o primeiro gol português, hoje ficou para um dia qualquer. O nome de Muricy já aparece na lista para os melhores do Brasileirão e Dunga vai comer peru e tomar espumante mais tranqüilo no final do ano. Já os torcedores, aqueles que possuem uma memória um pouco mais longa, sabem o que vêm pela frente. Um 2009 sofrível, como passamos pelo 2008, sem nenhum gol em terras brasileiras até a última quarta-feira.

Não se pode esperar uma atitude inteligente do comando da CBF, aliás, de lá nada de bom se conta antes de acontecer. Sendo assim, como já disse neste blog depois que Dunga ganhou a Copa América, preparem os anti-ácidos, pois vamos ter que engolir mais um ano de estagiário ocupando o lugar onde um profissional que possui a confiança da torcida deveria estar.No final, o que parecia ser uma piada de português, acabou virando um pesadelo, que pelo jeito será bem longo e assustador.

6 comentários:

André Augusto disse...

A boa atuação não pode apagar todos os erros da "gestão Dunga".
Mas convenhamos, o santo dele é forte, ganha nas horas em que a equipe é mais contestada e dá uma aliviada.

Como diria Galvão, "Haja coração" em 2009.

Filipe Araújo disse...

Pintou o campeão mundial!

Dureza, hein?

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Arthur Kleiber disse...

Realmente é um fato: nas horas que que a corda está mais apertada no pescoço, a seleção ganha, e muito bem. Foi na Copa América (como citado no post, ainda na época), foi assim depois da Olimpíada (goleou o Chile fora de casa), foi assim depois do empate contra a "Bobolívia" (goleou a Venezuela) e foi assim agora...
Competência o Dunga pode não ter, mas de sorte ele não pode reclamar (os argentinos sempre tremem em decisões e estamos em 2º nas eliminatórias...)

Arthur Virgílio disse...

Acho que mesmo perdendo para Portugal, Dunga continuaria no cargo. Ele não é o único culpado pelos empates grotescos.

Existe um velho ditado que diz: "É muito mais fácil construir do que armar". As melhores atuaçõe de Dunga na seleção foram contra adversários de pontas, os argentinos que o digam.

Arthur Kleiber disse...

Virgílio, mas é aí que entra o bom treinador: ele deve armar o time para escapar dos ferrolhos dos times pequenos. 95% da seleções mundiais, com um mínimo de inteligência e humildade, devem entrar fechadas contra o Brasil. O Chile achou que jogava uma bola que nunca jogou e tomou uma piaba...

Fernando BH disse...

Grande Leopissi! Voltei ao futebol da terça! Quando aparecer em Bauru, dê um alô! E o Luís Fabiano salvou o Dunga de novo! Grande abraço!

Fernando BH

http://afaladabola.blogspot.com