8.11.08

Liderança Explicável


A vitória heróica do São Paulo contra a Lusa isolou o time na primeira colocação do campeonato brasileiro. Ok! Isso todos já sabem. Agora, poucos comentaristas têm esclarecido porque o time do Morumbi passou a ser a equipe mais regular da competição. Ao meu ver, a explicação é simples.

No primeiro turno, Muricy insistiu muitas partidas com um esquema tático que jogava pelas laterais e deixava Hugo como principal criador do time. Nas alas, ele contava com o instável Joílson e com o decadente Richarlyson. Jorge Wágner e Hernanes dividiam um meio-campo com o Zé Luis, quando este não atuava como zagueiro. Em algumas partidas, também aparecia o horrível Éder para atrapalhar. Na época escrevi um post-carta para Muricy alertando sobre tais problemas. Alguns companheiros de blog me criticaram e preferiram culpar a diretoria. Coincidência ou não, o tempo mostrou que a falha era mesmo tática.

No segundo turno, Muricy percebeu que a ausência de um armador decente e, com ascensão de um jovem promissor chamado Jean, ele adiantou o melhor jogador de linha do atual elenco, Hernanes. A partir dessa mudança, o ex-volante se transformou no cérebro do time, com mais chegada ao ataque e jogadas pelo meio, esquecidas até então e pouco utilizadas na presença de Adriano.

Com mais consistência no meio-de-campo, Hugo passou a jogar como uma espécie de meia esquerda, dando combate na marcação e sendo mais ponta-de-lança do que armador. Rycharlyson, Joilson e Éder foram sacados, Zé Luis e Jorge Wágner foram deslocados para as alas. Dessa maneira, o jogo mais centralizado favoreceu a ascensão dos atacantes e o time consegue variar mais as jogadas. Pronto! Essa foi a mudança que colocou o tricolor em primeiro.

O campeonato ainda continua aberto, mas nas últimas rodadas Palmeiras e São Paulo conseguiram os melhores resultados e devem polarizar a briga pelo caneco. Se o Palmeiras vencer o Flamengo no Maracanã, ficará com três jogos mais tranqüilos do que o São Paulo. Se tropeçar, poderá perder o São Paulo de vista na tabela.

O Verdão precisa encontrar mais estabilidade nas partidas fora de casa. Se conseguir isso, dará trabalho. Já o São Paulo, ainda recua muito o meio-campo quando está na frente do placar e isso ainda pode trazer problemas nos jogos decisivos. Flamengo e Cruzeiro disputam a última vaga da Libertadores. E o Grêmio, ao que tudo indica, deve mesmo se tornar o único na era dos pontos corridos que venceu o primeiro turno e não levou o título... Para a alegria dos colorados...

4 comentários:

Saulo disse...

Mais uma vitória importante para o São Paulo que segue mais forte ainda por mais um título.

Arthur Kleiber disse...

Realmente, o São Paulo sempre recua quando está na frente, e acaba passando sufoco no final... Pelo que foi o jogo, a bola do Edno no último minuto merecia ter entrado, mas talvez o São Paulo esteja com a chamada "sorte de campeao", que ainda nao tinha aparecido no campeonato. Sobre a evolução do time, além da mudança tática, alguns jogadores passaram a jogar melhor (talvez por causa dessa mudança, pode até ser...), como o Dagoberto.
O destino de Palmeiras e Grêmio vai ser decidido depois do clássico de hoje.

André Augusto disse...

Heróica foi foda...mas blz!

Bom, o SP é o time certinho, arrumadinho, pagmático, mas principalmente, regular. E essa regularidade tem nome: Muricy Ramalho. Em boa ou má fase, sempre mostrou personalidade e por isso é o profissional que estamos vendo aí, tirando leite de pedra de um elenco que se conquistar o tri, é d elonge, pior que os dois últimos elencos campeões.

O crescimento do Hernanes e a manutenção de produtividade do Hugo - que vc tanto criticou, mas ainda é um dos principais responsáveis em campo pela boa fase, junto com o hernanes e o Jorge Wagner - pesam para esse momento mais que favorável.

Eu até acho que o Cruzeiro e o Flamengo podiam dar mais trabalho, mas a irregularidades pesaram muito.

Felipe Brisolla disse...

Caro André,

Não execrei o Hugo no post do primeiro turno. Apenas critiquei o fato dele jogar como cérebro do time. Hoje, mais versátil, ele é uma peça fundamental, mas não o armador. Taticamente, o mais importante é o Hernanes. E ao contrário de vc, penso que o Jorge Wágner é fundamental pelas cobranças de falta, e não por sua postura na armação. Por causa desse esquema que avança os volantes, o Muricy foi obrigado a segurar os alas... Até por isso o Zé Luis foi para a direita...