13.10.08

O menos trapalhão, leva!

Largada conturbada em Fuji: Hamilton, como sempre, com a faca nos dentes

Massa ou Hamilton? Quem vencerá o mundial da trapalhada, das lambanças e do desespero? Ao longo da temporada, os dois fizeram campanhas irregulares e cheias de imprevistos. As desculpas da imprensa brasileira para um frustrado vice de Felipe já estão preparadas: será o reabastecimento de Mônaco, a estratégia de não sei onde e a falta do pirulito em Cingapura. Do lado da inglesa, não será diferente: a injusta punição de Spa para Lewis – esses comissários são um capítulo a parte, saiu da fila indiana, punição -, a proteção dos mesmos comissários a favor dos italianos e, por fim, a gula do inglês que luta por posição como se estivesse no deserto sem água. Claro que não vão se lembrar das peripécias de Felipe no início da temporada ou do strike que fez Lewis nos boxes do Canadá.

Fato é que os dois mostram a cada prova que não possuem maturidade suficiente para serem “os caras”, os grandes nomes da categoria atual. O ímpeto tresloucado de Hamilton faz com que ele jogue no lixo a grande oportunidade que a vida lhe deu de, logo de cara, pilotar um carro de ponta, se preocupando apenas em fazer o básico e levantar o caneco. Já Massa, apesar de ter controlado seu afobamento, comete deslizes e se não está na ponta, tem lá suas dificuldades em andar bem: caso de Spa e da primeira metade do GP do Japão, quando perdeu valiosos segundo atrás de Button e Bourdais. Empacou atrás dos dois e deixou Lewis praticamente chegar.

Se fosse obrigado a apostar, jogaria minhas fichas em Massa. Não porque ache que tem mais talento que Hamilton, pois não tem. Mas por ter circunstâncias a seu favor, como a personalidade desesperada de Hamilton, um companheiro de equipe com uma capacidade infinitamente superior de ajudá-lo do que o inglês possui e até mesmo o fato de decidir em casa, o que pode trazer uma motivação extra. Mas quem deveria levantar mesmo esse caneco é Fernando Alonso. Esse sim é gênio, monstro, disparado o melhor nome da categoria. Em um time que é o quarto ou quinto melhor do grid, já abocanhou duas vitórias. Poderão dizer que em Cingapura foi sorte etc., mas em Fugi não. No Japão, o espanhol foi perfeito, mostrou que se não fosse a proteção exacerbada da Mclaren em 2007 a favor de Hamilton teria sido um legítimo tri. Alonso, que não tem medo de desafios, que começou na Minardi, que levou a Renault a dois títulos mundiais em cima do maior nome da história da F-1 – Schumacher, antes que algumas viúvas de outro piloto se perguntem quem é – e que coloca o atual Sandero turbinado ao quarto lugar no Mundial de Construtores e na sétima colocação no de pilotos.

Projetistas, engenheiros... caprichem no Renault 2009 para a categoria ganhar mais um candidato ao título. Alonso... fica! O time francês é a sua casa. Enquanto você não tem uma vaga em Maranello, fique, será um espetáculo a parte!

Chegou a hora, Barrichello

O discernimento sobre a hora de parar é algo dificílimo para todos, principalmente para grandes esportistas. Barrichello afirma que tem motivação e braço para continuar, porém, parece que chegou a hora.

Injustiçado em muitas oportunidades pela imprensa nacional, Rubens passou o final de semana choramingando uma renovação ou uma vaga em outra equipe. Lágrimas derramadas para a imprensa brasileira e que nem fazem cócegas nos dirigente e na imprensa mundial. Talvez queira ser ouvido pela Petrobrás, que abastecerá as Hondas em 2009. Será que os donos do petróleo nacional não vão querer apostar em uma nova promessa, já que os japoneses já possuem um piloto experiente e bom em desenvolvimento: Jenson Button, veloz e alguns anos mais novo? Parece que chegou a hora Barrichello! Você fez muito na categoria, talvez não reconheçam isso, mas você fez. Cometeu erros de gerência em relação a sua carreira, mas não podemos recriminá-lo, talvez soubesse seu lugar. Seu currículo é grandioso sim: 2/3 dos que passam pela categoria não tem 1/10 das suas conquistas. Não jogue isso tudo no lixo.

4 comentários:

Ricky_cord disse...

A minha aposta vai para Hamilton. Já mostrou que tem talento

Arthur Kleiber disse...

Confesso que não tenho muito conhecimento sobre as qualidades automobilísticas dos pilotos. Mas se for para dar um palpite, apesar da torcida pelo Massa, acho que o Hamilton não vai deixar escapar o título novamente. Ele não precisa vencer nenhuma corrida para ser campeão. Mas do jeito que estão acontecendo lambanças, até o Kubica, apesar de mt longe, tem uma esperança...

Felipe Brisolla disse...

Acho que a análise foi perfeita.. E também acredito no título do Massa. Até porque as duas próximas corridas são da Ferrari, se não chover é claro. Além disso, Felipe Massa reina há dois anos em Interlagos, o que deve favorecer também...

E mais do que as cagadas das equipes, o último grande prêmio mostrou que o Hamiltom tem sérios problemas com decisão... É inacreditável o que ele fez na primeira volta...

A única coisa que não concordo é dizer que Alonso é um monstro. Falar que é o melhor, tudo bem, mas dai a ser monstro é uma distância muito grande...

Se derem carro para o Kubica, no ano que vem teremos uma das melhores temporadas de todos os tempos.... Essa polaridade entre duas equipes tem que acabar!!!

Flávio Benvenuto disse...

Um mostro na atualidade Felipe. Acima dos demais neste momento.
Muito interessante sua colocação em relação ao Kubica. Tomara que a BMW trabalhe e consiga essa evolução.