12.10.08

Até a pé nós iremos...

Marcelinho Paraíba se lamenta na derrota para o Atlético-MG

Com o jogo da seleção brasileira neste domingo, a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro foi disputada durante a semana. E quem se deu bem foi o Grêmio, que venceu o Santos e reassumiu a liderança isolada, graças ao tropeço do Palmeiras em Florianópolis, no empate contra o Figueira. Dos outros três candidatos ao título, apenas o Flamengo decepcionou e ficou um pouco para trás. Cruzeiro e São Paulo venceram no sufoco e colaram no Verdão.

Na nossa imprensa parcial e regionalista, a grande maioria já colocou o Palmeiras como campeão, mesmo quando ainda estava atrás dos gaúchos. Acredito que alguns irão rever suas previsões depois dessa rodada. E a próxima tem tudo para deixar o torcedor gremista ainda mais animado.

Enquanto o Grêmio enfrenta a Lusa, que briga para não cair, fora de casa, seus concorrentes disputam clássicos regionais e podem perder pontos preciosos. O Palmeiras recebe o São Paulo, o Cruzeiro pega o rival Atlético e o Flamengo enfrenta o Vasco. Apesar de ser clichê, não dá para apontar favoritos. Uma derrota de Cruzeiro e Flamengo não será nenhuma surpresa, mesmo estando em melhor fase que os rivais, na ponta de baixo da tabela. Ou justamente por isso.

Uma derrota do São Paulo para o Palmeiras tira o tricolor da briga; se o Porco perder, ainda continua com chances, mas o abalo na moral da equipe poderá comprometer a reação. Cruzeiro e Flamengo estão na mesma situação do São Paulo.

Seis integrantes do blog (Felipe, André, Flávio, Azank, Thiago e Jota) fizeram uma simulação de resultados até o final do campeonato. Resultado final: o campeão fará entre 73 e 78 pontos. O Grêmio terminou na frente quatro vezes, e Palmeiras e São Paulo uma. Claro que são apenas palpites, e são muitos jogos e combinações possíveis. Mas mostra que os gaúchos estão em vantagem atrás do terceiro título nacional.

Restam ainda 27 pontos em disputa. Pela média das simulações, quem terminar com 76 leva o caneco. Isso quer dizer que será preciso no mínimo 7 vitórias, de nove possíveis, para algum time atingir essa marca. Acho difícil alguma equipe obter tal aproveitamento (77,7%) nos jogos que restam. O Grêmio, líder, tem 64,3% até agora.

Cinco times iniciaram a 29ª rodada com chance. Acredito que, ao final da 30ª, apenas três continuarão na briga. Mas não sei dizer quais serão os dois a fazer companhia para o tricolor gaúcho. O Flamengo não é um deles.

Bandeira que pode estar tremulando dia 7 de dezembro

6 comentários:

André Augusto disse...

Simulando os resultados, o caminho do Grêmio é mais fácil que o o Palmeiras. Claro que há o confronto direto entre os dois.

Palmeiras pega SP e Fluminense na sequência, enquanto a maior pedreira só vem pro Grêmio daqui a três rodadas, no confronto contra o Cruzeiro fora.

O São Paulo corre "por fora". Acho que não tem muita bola pra emplacar uma boa sequência. Vai brigar pela Libertadores com Cruzeiro e Flamengo.

Thiago Barretos disse...

Acreditava que minhas apostas caíriam sob o Palmeiras como principal candidato ao título, mas após minha simulação, surpreendentemente o Grêmio tornou-se campeão. Não que o Tricolor Gaúcho seja o time que melhor se apresenta, porém, fica difícil botar fé em um irregular Palmeiras ou em um incompetente São Paulo, que dos 3 tem a tabela mais fácil.
Agora, dos 5 para mim quem dança na briga pela Libertadores é o Cruzeiro. Time que não vence os principais rivais geralmente pipoca no fim,,,

FutbolLatino disse...

Ola André! Já linkei o seu blog com o futebol latino. Abraço e sucesso!

Flávio Benvenuto disse...

Acredito que é uma tendência um aproveitamento maior destes clubes que lutam pelo título na reta final. Apesar de alguns confrontos diretos, os cinco clubes que estão na disputa não vem mostrando muito futebol.A irregularidade segue como uma das marcas deste Brasileirão e o que tiver mais gás nesse sprint final leva: acredito que Palmeiras e São Paulo estão um passo à frente, no entanto o Grêmio pode levar vantagem enquanto os dois paulistas de degladiam.

Gerson Sicca disse...

o grêmio já é campeão. isso só não acontece se o palmeiras conseguir vencer 3 partidas consecutivas e o grêmio parar diante do cruzeiro.

Anônimo disse...

Para de puxar a sardinha pro Sao Paulo, Ratão.