14.10.08

Impressões futebolísticas (e femininas) sobre um estádio de futebol

Por ANA JARDIM - http://bastidoresdeumamenteinsana.zip.net/


Saudações paulistanas!

Quando disse uma vez em meu blog que Buenos Aires mexia com a cabeça das pessoas, mal imaginava o que a cidade porteña faria com a minha! Sou jornalista, me ligo em esportes, mas prefiro ir a um cinema do que assistir alguma partida, por exemplo de futebol. Sou são-paulina e simpatizo com o Galo mineiro, isso por ter metade do meu coração belo-horizontino! Mas, voltemos a Buenos Aires...

Cheguei lá disposta a ir a Tangos e Milongas, beber vinhos e cervejas, ferver. Realmente fiz isso e muito mais, mas fiz algo totalmente fora dos meus planos: fui ver uma partida de futebol, entre Boca e Independiente, em La Bombonera!

Uau! Muricy que me perdoe, mas o lance foi louco. Porém, do meu ponto de vista feminino e de estrangeira, faço agora algumas observações.

Preferia ter gastado 180 pesos em roupas, mas paguei 180 pesos para ir com uma francesa, um suíço e mais 27 gringos ao estádio. Fiquei um bocado injuriada no começo, pois, ao me entregarem o ingresso, o preço ali impresso era de 24 pesos. Bem, fazer o que? Já estava ali, então resolvi aproveitar!

Antes da partida fomos a um bar em LA BOCA, bairro do estádio e reduto dos apaixonados pelo time “azul e amarelo”. Cervejas, pizzas e vários hinos do Boca depois, enfim estávamos em La Bombonera! Lindo estádio, porém menor do que eu imaginava. Os porteños são muito gentis com as mulheres, até mais que o necessário, mas neste caso interessante, já que não havia mais muito espaço na arquibancada e eles deram um jeitinho para eu e minha amiga francesa podermos sentar. Os outros gringos? Bem, àquela altura, cada um por si... sentava quem conseguisse um lugar.

Um detalhe interessante! Na minha ingenuidade, e pouco conhecimento futebolístico, estava mais preocupada com minha roupa e com o frio, e não me antenei para o detalhe de que eu estava na torcida do BOCA, vestindo um cachecol vermelho berrante, cor do uniforme do adversário e do “superhipermega” RIVAL River Plate... Aaah, sim... depois de um tempo entendi algumas piadas, mas nada muito grosseiro.

Em um estádio de futebol descobri que ser mulher tem suas vantagens, como arranjar um lugar para sentar e estar vestida com as cores do adversário e não ser linchada. Prestei pouca atenção no jogo, que, cá entre nós, não estava dos mais animados e terminou com um morno 1 a 1. Também fui embora antes do final, porque me levantei para ir ao banheiro e desisti – banheiro de estádio é imundo, esse pelo menos era, e ser mulher nessas horas é desvantagem. Esqueci o xixi, e em comum acordo com minha amiga francesa, decidimos beber cerveja em um bar e terminar de ver o jogo pela TV.

Passadas de mão na bunda em um espaço apertado em que todo homem fica dissimulado e 15 minutos de blá, blá, blá em espanhol na portaria do estádio, estávamos livre! Me senti aliviada, pois fiquei irritada em não haver outra saída, e nós duas sofremos por ter que passar em um espaço minúsculo até podermos ver as catracas, e explicar o porquê queríamos sair.

Foi uma experiência nova e eu gosto de provar o novo! Inconvenientes a parte, as coisas boas superam as não tão boas e as lembranças são deliciosas! Minha dica é: se você gosta de futebol e de aventuras, vale ver o Boca jogar, mas não vale pagar 180 pesos pelo ingresso.

3 comentários:

Saulo disse...

Belo post. Realmente o La Bombonera é um estádio fantástico, sensacional. Nunca vi o Boca jogar em seu estádio, mas deve ser uma loucura. Vale a pena mesmo.

Gerson Sicca disse...

a bombonera é um estádio interessante. Tem a arquitetura ideal para q a torcida efetivamente empurre o time. Não sei se essa era a intenção de quem o projetou. Acredito q não. Acho q o formato do estádio se deu mesmo por falta de espaço.
Belo texto, e o ingresso foi caro mesmo!

Filipe Araújo disse...

se você gosta de futebol: vá ver o River jogar. Se vc gosta de aventuras: visite o estadiozinho da ribeira. Mas não leve mais de 10pesos.

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com