27.10.08

Ele não fez falta...

O Brasileirão 2008 ainda nem acabou e já é com folgas a edição mais vitoriosa do campeonato nacional, desde a mudança para o sistema de pontos corridos. Recorde de público, disputa pelo título e Libertadores aberta, rebaixamento indefinido, e até o sobe-desce de posições no bloco intermediário está interessante.

Tais atributos mostram que a competição suportou muito bem a ausência do Corinthians, time de segunda maior torcida do país e para muitos de maior repercussão nacional. O fato dessa constatação ter ocorrido com o Timão, no entanto, não importa. O mais relevante é mostrar para muitos cartolas que, sozinhos, os clubes não são tão poderosos assim.

No Rio de Janeiro é muito comum ouvir cartolas dizendo coisas do tipo “O Brasil não existe sem o Flamengo...” ou “o campeonato brasileiro fica sem graça sem o Vasco”. Será mesmo?

Para se ter uma idéia, atualmente, a média de público do Brasileirão é de 16.051 pessoas. Ano passado, a média foi de 17.461. Com as últimas rodadas, a média dos jogos aumenta consideravelmente e deve ultrapassar a marca dos 18 mil. Repito: sem a participação de dois gigantes de público, Corinthians e Bahia. A arrecadação média já passou de pouco mais de 212 mil, do ano passado, para quase 250 mil reais por jogo deste ano. Mais uma vez, sem a complementação das rodadas decisivas.

Argumentos como a queda da audiência geral da Série A na televisão não indicam que tais times façam falta. Afinal, a audiência sempre vai cair se Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras não disputarem a primeira divisão, pois são de longe as quatro maiores torcidas do país e representam milhões de telespectadores.

Isso significa que o principal torneio nacional é um produto muito mais valioso e independente do que alguns podem sugerir. Cada vez mais, o sucesso administrativo dos clubes garantem receitas mais elevadas do que a mais apaixonada tradição. Portanto, alguns times “atrasados” estruturalmente correm o risco de serem “substituídos” por pequenos notáveis.

A tradição que se cuide, afinal, dentro da lógica capitalista, o velho deve dar lugar ao novo...

3 comentários:

André Augusto disse...

Como sepre, discordo de vc.

A média do Corinthians na Série B é de 22,5 mil. A Arrecadação de bilheteria dobrou em relação a 2007. Todos os estádios que o Corinrhins foi fora da São paulo lotaram. Na Série A, é a mesma coisa. Você acha que a torcida de um Grêmio ou Atlético prefere lotar o campo num jogo contra o Ipatinga, ou contra um grande, tipo Corinthians, Palmeiras (só pra citar os que caíram.)

Um campeonato onde os grandes estiverem fortes sempre vai fazer com que estes disputem o título, e consequentemente, que a torcida compareça ao campo para apoiar.

Mas para estar entre a elite, os grandes devem fazr por onde e ano passado, o Corinthians não o fez. Assim como acredito que o vasco, do nefasto Eurico e de time medíocre, também não o está fazendo.

Arthur Kleiber disse...

o fato de o Corinthians ter aumentado a sua media de publico nao tem mt a ver só com resultados... Gremio, Palmeiras e Atletico-MG sempre lotavam os estadios na Serie B... a torcida empurra mais o time, o que é uma coisa interessante... coisa pra antropologo estudar

e realmente, a queda de grandes como palmeiras, gremio, botafogo e principalmente o corinthians pra serie B mostram que o mundo nao acaba, e que quando os clubes se organizam e se estruturam de verdade, os resultados aparecem em campo

Arthur Virgílio disse...

Bem lembrado, os times de tradição tem que se ligar, pois alguns considerados pequenos vem com tudo. Só lembrar que a Copa do Brasil deste ano foi vencida pelo Sport, mesmo não tendo os times que disputam a Libertadores.

A média do público deve aumentar pelas partidas decisivas e alguns clássicos que acontecem na última rodada.