24.9.08

É a mesma coisa?

André Santos é um dos artilheiros do Corinthians nesta temporada

A excelente campanha do Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro, com uma facilidade que eu diria até surpreendente, faz com que alguns já considerem que o elenco do Timão tem condições de brigar por uma boa posição na Série A e, mais que isso, que alguns de seus jogadores estão entre os melhores do país em suas respectivas posições. Nomes como o do lateral André Santos, do meia Douglas e do atacante Herrera já foram exaltados por parte da torcida e imprensa.

Não há como negar que os jogadores citados, como alguns outros da equipe, estejam fazendo uma boa temporada, e com bastante regularidade. André Santos, por exemplo, é um destaque do Corinthians desde o Paulistão. Herrera, muito contestado no início, ganhou seu espaço, muito mais pela vontade do que pelo futebol (muito pouco para a disputa da Série A). Até Lulinha tem melhorado seu desempenho nas últimas rodadas.

Vem então a minha pergunta: pode um jogador da Segunda Divisão ser considerado o melhor jogador da sua posição? André Santos tem sido considerado por alguns como o melhor lateral-esquerdo em atividade no país. A resposta: eu discordo, completamente. É só pegar a tabela da Série B e analisar: qual time, excetuando o Timão, tem condição de se manter na Primeira? Pela ordem (26ª rodada): Vila Nova, Santo André, Avaí, Bragantino, Barueri, Ponte Preta, Juventude, Ceará, Bahia, São Caetano, ABC, Criciúma, Gama, Marília, América-RN, Fortaleza, Brasiliense, Paraná e o lanterna CRB. Sinceramente, nenhum.

O nível é muito fraco. Se a Primeira Divisão já apresenta qualidade duvidosa, que dirá no escalão de baixo. Será que André Santos teria o mesmo desempenho atuando com times mais fortes e consistentes, atuando em estádios maiores e em melhores condições? É difícil dizer, mas a dificuldade seria incomparavelmente maior. Basta lembrar-se da campanha do rival Palmeiras, quando amargou a Segundona, em 2003. Lúcio, na mesma posição, era um dos destaques do time, que também subiu sem maiores dificuldades. Enfrentando equipes fortes, o jogador conseguiu repetir as boas atuações? Não, não foi nem sombra do craque da Série B. Muitos pediram a sua presença na Seleção. Na época, chegou a se considerar como o “Maldini do Agreste”! Atuou em outros clubes grandes, como São Paulo e Grêmio, mas nunca com o mesmo brilho.

Na Copa do Brasil deste ano, o Corinthians enfrentou, na ordem: Barras, Fortaleza, Goiás, São Caetano, Botafogo e Sport. Contra os 3 times da Série A, foram 6 jogos: 3 vitórias e 3 derrotas. Contra os 2 da Série B, 4 jogos: 4 vitórias. O que mostra que o próprio desempenho do time é muito inferior jogando contra equipes mais fortes. O maior campeão paulista da história está no caminho certo, preparando-se para entrar em 2009 em condições de mostrar porque é um dos maiores times do país. A queda para a Série B, como sabemos, não foi motivada apenas pelos problemas vividos dentro de campo. Mas dizer que algum de seus jogadores é o melhor do país em sua posição – apesar do post se referir não especificamente ao Corinthians, e sim à Segundona, eu cito o Timão por desconsiderar qualquer outro jogador ou equipe da Série B (poderia citar Túlio Maravilha???), é muita pretensão.

E pra não deixar de dar minha opinião, acredito que Leandro, do Palmeiras, e Juan, do Flamengo, são os dois melhores laterais em atividade do país, pelo lado esquerdo.

8 comentários:

Felipe Moraes disse...

Leandro e Juan têm cacife pra jogar na Seleção.

Abraço,
Felipe Moraes

Thiago Barretos disse...

O André Santos é um bom lateral, mas ainda não mostrou serviço quando exigido num torneio de alto cacife. Ser destaque na 2ª Divisão não quer dizer mta coisa...

André Augusto disse...

André Santos já mostrou consistência quando atuou pelo Figueirense, assim como Chucão. Os dois foram destaques do Figueira pela Série A 2007, jogando em estádios e contra equipes melhores, como vc citou no post.

Nunca questionei a qualidade técnica baixa desta Série B, mas há pelo menos uma temporada o camisa 27 vem mostrando boas atuações. E para mim, é o melhor lateral esquerdo em atividade no futebol brasileiro, tanto pela regularidade quanto pela consistência. O Juan também se encaixa nesse perfil. Já o Leandro, segue irregular, como nos tempors de Cruzeiro e Porto.

É aquela velha história. Jogador bom são só aqueles que jogam fora ou em times fortes? Eu acho que o André Santos já mostrou seu valor e merecia ao menos, um teste. Já foram testados tantos outros jogadores - duvidosos ou reservas em suas respectivas equipes.

Ricky_cord disse...

O Leandro não teve sorte em Portugal e acho que ainda pertence ao FC Porto.

Arthur Kleiber disse...

André, não tem como comparar a atuação em divisões diferentes. Claro que não é verdade que jogador bom é só quem joga fora ou em time grande. Mas para ser considerado o melhor do país, aí sim é preciso jogar CONTRA times fortes e fora de casa, em grandes estádios. Em qualquer jogo da Segundona, o Corinthians joga como se fosse em casa. Sobre a qualidade dos times, nós concordamos que é ridícula. Mas vamos fazer assim: vou torcer para que o Dunga convoque o seu xará: será o argumento definitivo para o Teixeira mandá-lo embora da seleção.

Gerson Sicca disse...

sim, é verdade q os adversários do corinthians são muito mais fracos, mas não devemos esquecer que André Santos já tinha feito um campeonato brasileiro muito bom pelo figueira, assim como william pelo grêmio.
Não sei se o time paulista teria condições de estar entre os primeiros, mas acredito que tenha um time superior a boa parte dos times da série A.

Flávio Benvenuto disse...

Atletas de Flamengo e Corinthians que se destacam sempre geram euforia, pois tem um respaldo da mídia devido a sua imensa popularidade e, conseqüentemente, parecem os melhores da posição.
Em hipóteses alguma podemos classificar o André Santos como o melhor do país. Na segunda divisão os adversários são inferiores, incomparáveis aos da elite do futebol. Fato que o André Santos já mostrou um bom trabalho, no entanto, terá que comprovar essa condição quando o Timão retornar.
Bom jogador, mas ainda precisar provar diante de grandes equipes.

Filipe Araújo disse...

minha opinião: Não!

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com