12.9.08

Especial Champions League 2008/09 - Grupo D

Liverpool
Futebol feio e eficiente

Com um time totalmente modificado, o Liverpool iniciou a temporada apresentando um futebol muito mais sólido. Não à toa, neste fim de semana, até quebrou um tabu de 8 anos ao superar de virada o Manchester United pela 4ª rodada do Campeonato Inglês.

Apesar de ter passado apuros na última eliminatória contra o belga Standard Liege (vitória por 1 a 0 na prorrogação, com empate sem gols no jogo de ida), os Reds contam com uma base forte e competitiva.

Mais uma vez, o treinador Rafael Benítez montou um elenco competente com promissores nomes, como o goleiro Diego Cavallieri (ex-Palmeiras), o beque Mendy (ex-Múrcia), os alas Dossena (ex-Udinese) e Philip Degen (ex-Borussia Dortmund) e os avançados N’Gog (ex-PSG), Saric (ex-Herfolge) e Weijl (ex-AZ). Isso sem mencionar, Robbie Keane, ex-goleador do Tottenham...

Com tantos reforços, muitos atletas deixaram o time da terra dos Beattles. Sem espaço, Riise, Crouch, Kewell, Carson, Idrizaj e Guthrie foram embora, enquanto que Leto e Voronin foram emprestados para Olimpiakos e Hertha Berlim, respectivamente. Uma das grandes vantagens do Liverpool é o fato de ter um meio-campo leve (Alonso, Mascherano, Gerrard e Kuyt) que marca bem e ataca com qualidade. Na frente, Torres e Keane dificilmente reclamarão das bolas armadas pelo setor.

Assim, dando a impressão de ter melhorado de uma temporada para outra, será difícil bater os Reds, que nessa fase deverão avançar, sem problemas, mostrando um estilo feio, mas eficaz. Só resta saber se a equipe tem bala para alcançar a final...

Liverpool Football Club
Status:
Favorito ao título
Melhor participação na UCL: Cinco vezes campeão, em 1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84 e 2004/05.
Ele é o cara! O capitão Steven Gerrard é a “cara” do time de Liverpool. Meia de passes precisos, lançamentos meticulosos e chutes poderosos, é importante tanto para o ataque quanto para a defesa dos Reds. Quando ele vai mal, a coisa desanda...
Olho nele! Revelação do Paris Saint-Germain, o jovem atacante David N’Gog, 19 anos, já vem sido utilizado por Benítez em alguns jogos da Premier League. Alto e veloz, participou de todas as seleções de base francesas.
Tem brasuca aí? Diego Cavallieri (goleiro), Fábio Aurélio (lateral esquerdo) e Lucas (volante)
Pontos Fortes: Possui um time organizado com bons jogadores em todos os setores. É um time copeiro e obediente taticamente que costuma complicar qualquer partida. Mesmo quando o rival tem qualidade técnica superior.
Pontos Fracos: Pepe Reina às vezes comete erros em excesso. Apesar do time ser organizado, falta um verdadeiro craque que lidere o time, como Kaká, Messi ou Cristiano Ronaldo. Nem mesmo Keane tem esse perfil.

PSV Eindhoven
Faltou sorte no sorteio...

Nesta temporada, o grande desafio do PSV é mostrar a mesmo futebol consistente que garantiu a atual hegemonia local, com 7 títulos nacionais conquistados nas últimas 9 temporadas. E o treinador Huub Stevens não deverá ter vida fácil. Com a aposentadoria do experiente De Jong e as vendas de importantes jogadores, como o brasileiro Gomes, Manuel Fernandes, Kenneth Pérez, Aissati e Fárfan, este o principal astro da equipe, o clube inicia uma política de reestruturação de elenco.

Para suprir a ausência destes atletas, o Boeren até trouxe alguns reforços, mas nenhum destes nomes anima. Tanto que o mais conhecido é o do rodado goleiro Isaksson (ex-Manchester City). Além dele, também vieram os defensores Brechet (ex-Sochaux), Francisco Rodríguez (ex-Chivas) e Pieters (ex-Utrecht), os meias Manco (ex-Alianza) e Dzsudzsák (ex-Debreceni) e os atacantes Nijland (ex-Groningen) e Amrabat (ex-VVV Venlo). Para uma equipe que perdeu sua espinha dorsal, parece pouco.

Ainda assim, o tetracampeão holandês conta com alguns bons valores. O raçudo capitão Simons, o habilidoso meia Afellay, o veloz ala Salcido ou o perigoso Koevermans são bons exemplos. Não obstante, a equipe deve ser adversária direta do Marseille na briga por uma vaga na Uefa. E já está de bom tamanho.

PSV – Phillips Sport Vereniging
Status:
Copa da Uefa
Melhor participação na UCL: Campeão em 1987/88
Ele é o cara! Com a saída dos principais nomes do elenco, o maior destaque dos rood-wittens é o matador Danny Koevermans. Forte, grandalhão e bom cabeceador, estreou muito bem na Eredivisie, marcando dois gols na goleada frente ao Utrecht.
Olho nele! Apesar de Dirk Marcellis ter apenas 20 anos, é um zagueiro frio, seguro e confiável. A revelação do time de Eindhoven, deve ter mais espaço na equipe nesta temporada, uma vez que o jovem também pode atuar em ambas laterais.
Tem brasuca aí? Cássio (goleiro)
Pontos Fortes: Marca razoavelmente bem e tem força para atacar, através de precisos cruzamentos. A mescla de jogadores experientes com jovens revelações costuma ser uma boa pedida para equipes de médio porte.
Pontos Fracos: Com tantas contratações, falta entrosamento à equipe. Não tem atletas capazes de fazer a diferença diante de adversários tecnicamente superiores. Saudades de Fárfan.

Atlético de Madrid
Novamente temido

A goleada de 4 a 0 em cima do tradicional Schalke 04, na última fase preliminar da Champions, gerou grandes expectativas em torno dos Colchoneros. Já existem até fanáticos torcedores de Madrid que acreditam no inédito título do clube.

A lista de dispensas do Vicente Calderón foi bem extensa. Foram negociados Cuellar, Fabiano Eller, Zé Castro, Juan Valera, Mário Suarez, Reyes, Bráulio, Mista e Jurado. Além deles, o goleiro Abbiati e o brasileiro Cléber Santana foram emprestados para Milan e Mallorca, respectivamente.

Para repor a ausência de tantos atletas, o Atlético trouxe o seguro goleiro Coupet (ex-Lyon), os zagueiros Ujfalusi (ex-Fiorentina) e Heitinga (ex-Ajax), o volante Paulo Assunção (ex-Porto), o atacante Sinama Pongolle (ex-Recreativo Huelva) e o meia Banega (ex-Valencia), este por empréstimo.

Com estas peças o treinador Javier Aguirre enfim poderá arrumar seu sistema defensivo, principal dor de cabeça dos adeptos rojiblancos. Afinal, do meio para frente a equipe está bem servida com o perigoso quarteto formado por Simão Sabrosa, Aguero, Maxi Rodríguez e Forlán. Num grupo tão equilibrado aposto que o time de Madrid conseguirá sua classificação ao lado dos favoritos ingleses. Pelo menos no papel, Marseille e PSV não parecem mostrar força para avançar no torneio.

Club Atlético de Madrid
Status:
Fase Final
Melhor resultado na UCL: Vice-campeão em 1973/74
Ele é o cara! A cada ano que passa, Sergio Aguero deixa de ser uma promessa para tornar-se realidade. Dono de passes refinados e boas finalizações, o talentoso argentino forma com o homem-gol Diego Forlán um dos melhores ataques da Europa.
Olho nele! Ignácio Camacho tem apenas 18 anos, mas já é visto como um promissor meia-atacante, liderando a Espanha, inclusive, no título do Campeonato Europeu Sub-17. Habilidoso, já fez 10 jogos oficiais com a camisa alvirrubra, marcando 2 gols..
Tem brasuca aí? Paulo Assunção (volante) e Thiago Motta (meia)
Pontos Fortes: O elenco é muito bom e conta com cerca de 20 jogadores num ótimo nível. A equipe de Madrid tem muitas opções ofensivas com as subidas pelos flancos de Pernía, os chutes de Rodríguez e Maniche ou os cruzamentos de Simão.
Pontos Fracos: O time está desentrosado e ainda conta com muitas falhas de posicionamento. Sabrosa e Maxi são inconstantes e alternam entre boas e más exibições.

Olympique de Marseille
Dá para sair da fila?

Mesmo sendo uma das mais tradicionais equipes francesas, com 8 títulos conquistados, o Olympique não consegue um título há 16 anos. Nesse período já entrou em crise, desceu de divisão, subiu novamente e fortaleceu-se. Falta o caneco.

Com a venda de Nasri, é verdade que os marselheses perderam qualidade. Ainda bem que, todos os atletas que jogavam muito mais pelo seu nome também fizeram as malas. A guilhotina rolou solta: Carrasso, Oruma, Faty, Akalé, Hamel, N’Diaye... Até o experiente Djibrill Cissé acabou emprestado ao Sunderland.

Contratado no decorrer da temporada de 2008, o treinador Eric Gerets, pelo menos desta vez, pôde ajudar na montagem do elenco. Graças ao seu crivo, vieram o arqueiro Riou (ex-Toulouse), os laterais Hilton (ex-Lens) e Erbati (ex-Raja Casablanca) e os avantes Bakary Koné (ex-Nice) e Ben Arfa (ex-Lyon), as duas principais aquisições do OM.

Os dois juntam-se ao camaronês M’Bami e ao senegalês Niang para formar uma interessante linha ofensiva, muito rápida e habilidosa. Isso sem falar de Zenden e Benoit Cheyrou, importantes peças de apoio na armação.

Se a defesa parar de cometer falhas grotescas, o time de Velodrome pode engrenar e até sonhar mais alto, roubando uma vaguinha na fase final da Champions. Melhor os rivais não os subestimarem...

Olympique de Marseille
Status:
Copa da Uefa
Melhor resultado na UCL: Campeão em 1992/93
Ele é o cara! Sem encontrar espaço no Lyon, o jovem Hatem Ben Arfa, de apenas 21 anos, poderá desfrutar do status de estrela. Extremamente hábil e capaz de efetuar belos lançamentos, é a esperança do Olympique após a venda de Nasri.
Olho nele! O goleiro francês com descendência zairense, Steve Mandanda, ganhou a titularidade quando Carrasso, ex-número 1 da meta marselhesa, foi para o Toulouse. Ágil e dono de bons reflexos, só necessita de mais experiência.
Tem brasuca aí? Hilton Victorino (lateral esquerdo)
Pontos Fortes: Do meio para frente, a equipe tem muita qualidade e merece respeito. O elenco tem muitos atletas jovens, que ainda não renderam tudo o que podem render, como Mandanda, Zubar e Samassa.
Pontos Fracos: A defesa não tem experiência e erra em demasia. O time ainda não conseguiu perder a dependência que tinha em Nasri, solitário armador do Marseille na última temporada.

LEIA MAIS:

Champions League 2008/09 - Grupo C

Champions League 2008/09 - Grupo B
Champions League 2008/09 - Grupo A

Nenhum comentário: