27.9.08

"Esterno" necessário

Após quatro anos, Mancini volta à Seleção jogando bem na posição em que rendeu mais desde a sua ida ao Calcio: o meio-campo

Em tempo, Mancini figurou na lista de convocados de Dunga para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, em outubro. Uma boa chance de desafogar a meia da equipe, que joga apenas com um atacante e centraliza a maioria de suas jogadas, já que Maicon não apóia tanto na Seleção como faz na Inter, enquanto Kléber (provavelmente o titular, pelo menos nesta primeira partida contra a Venezuela) não faz jus a mais uma convocação por viver o pior momento de sua carreira.

Comentando informalmente com alguns amigos aqui do Opinião FC antes de sua convocação, citei que faltava alguém como ele no Brasil. Diego é um armador e carrega a bola pelo centro, assim como Kaká. Ronaldinho – que já atuou pelas lados com excelência – é reserva no Milan e ainda parece mostrar um pouco de “desinteresse” em jogar bola. Júlio Baptista ainda é inexplicavelmente chamado, pois apesar da sua versatilidade, não vem mostrando regularidade e futebol diferenciado na Roma – curiosamente, contratado para suprir a lacuna deixada por Mancini, que deixou a equipe giallorossi nesta temporada - enquanto Anderson não joga como no Manchester United.

Atuando mais pelo lado esquerdo (mas também não é difícil vê-lo na direita, já que é lateral-direito de origem), Mancini se caracteriza pela velocidade, alem da habilidade de trazer a bola dos flancos para o centro, ajudando na passagem dos laterais e na movimentação dos meias e atacantes. Além da voluntariedade, Mancini sempre aparece bem para marcar gols e dar perigosos chutes de fora da área.

A surpresa de alguns comentaristas – normalmente os velhos e desatualizados, que pouco acompanham o futebol europeu – em ver Mancini ser convocado na posição que o consagrou na Roma e na qual Mourinho aposta nele na Inter é irreal. A lembrança é do voluntarioso ala que brilhou pelo Atlético/MG. No entanto, Mancini evoluiu bastante no futebol italiano, onde foi utilizado por vezes como segundo atacante na Roma de Luciano Spalletti, dada a sua habilidade, velocidade e versatilidade. O esterno (como são chamados na Itália os meias que atuam mais pelos flancos) poderá ser útil e se firmar na equipe, se Dunga o utilizar corretamente, já que consiste no único jogador do tipo no atual elenco.

Mas mesmo acertando na volta de Kaká, Mancini e Pato à Seleção, o elenco em geral ainda é motivo de critica em muitas posições. Josué e Gilberto Silva há muito não merecem mais a amarelinha enquanto Anderson é mal utilizado, Kléber vive péssima fase, Thiago Silva não lembra em nada o jogador vigoroso da boa campanha do Fluminense na Libertadores deste ano e o nome de Doni para a reserva de Júlio César continua questionável. Mas os jogos relativamente fáceis contra Venezuela e Colômbia podem dar a confiança necessária para o início da consolidação das “apostas”, como Mancini e Pato.

Goleiros
Julio César (Inter de Milão) e Doni (Roma)
Laterais
Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Juan Maldonado (Flamengo) e Kleber (Santos)
Zagueiros
Lúcio (Bayern de Munique), Alex (Chelsea), Juan (Roma) e Thiago Silva (Fluminense)
Meio-campistas
Lucas (Liverpool), Gilberto Silva (Panathinaikos), Anderson (Manchester United), Kaká (Milan) Elano (Manchester City), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma) e Mancini (Inter de Milão)
Atacantes
Robinho (Manchester City) Jô (Manchester City) Luis Fabiano (Sevilla) Alexandre Pato (Milan)

2 comentários:

Thiago Barretos disse...

Concordo c/ vc Coxa. Jah tava pasando a hora do Mancini ser convocado...
Além disso, ótima colocação quando questionou o critério de escolha dos convocados. Para mim, se o cara n tem capacidade d ser titular do seu proprio time q va jogar numa equipe mais fraca ou n seja convocado.
Treino é treino e jogo é jogo.

Dassler Marques disse...

André, para mim, as explicações do Dunga são corretas, de que precisamos de jogadores que joguem mais pelos lados e que colaborem para fugir das retrancas - especialmente da Colômbia.

grande abraço!