17.9.08

Especial Champions League 2008/09 – Grupo H

Real Madrid
Vai tremer de novo?

O clube merengue é o atual bicampão espanhol, mas há muito tempo não brilha na principal competição continental. Maior vencedor da história da Champions, com nove títulos conquistados, o Real não consegue levantar a orelhuda desde a temporada 2001/02, antes da era galática que se seguiria no clube. Não bastassem os títulos, o gigante de Madrid também ostenta a pompa de ser o clube mais rico do mundo, com fortuna avaliada em 351 milhões de euros, segundo a empresa de consultoria e auditoria Deloitte.

O principal objetivo dos merengues para esta temporada era a contratação do português Cristiano Ronaldo. Foi oferecido ao Manchester United um caminhão de dinheiro e mais o brasileiro Robinho de brinde, mas o time inglês - segundo clube mais rico do mundo - não aceitou a proposta e preferiu ficar com seu craque e provável eleito como melhor do mundo. Quem não gostou muito dessa história foi o brasileiro Robinho, que se rebelou contra o Real e forçou sua saída para o Manchester City.

Apesar de suas imensas pretensões, o clube espanhol não fez grandes investimentos, levando em consideração seu poderio econômico. A principal contratação do ano foi o holandês Rafael Van der Vaart. Os investimentos foram pequenos, mas o plantel dos merengues impõe respeito. Na defesa, o Real conta com o italiano Cannavaro, primeiro zagueiro a ser o melhor jogador do mundo. No meio, aparece a excepcional dupla holandesa, Sneijder e Van der Vaart. E no ataque, o clube possui o artilheiro Van Nistelrooy e a promessa argentina Gonzalo Higuaín. Se tudo ocorrer como o esperado, o Real deve conseguir o primeiro lugar do Grupo H ou, na pior das hipóteses, a classificação pelo segundo posto.

Real Madrid Club de Fútbol
Status: Fase Final
Melhor participação na UCL: Nove títulos - 1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/00 e 2001/02.
Ele é o cara: Apesar de não ser o jogador mais famoso do time, Wesley Sneijder conduz o meio-campo e arma as principais jogadas ofensivas do time. Dono da camisa 10, o holandês é o sucessor do maestro Zinedine Zidane na equipe, jogador que fez história no Real Madrid e no futebol mundial.
Olho nele! O holandês Van der Vaart é rápido, criativo e habilidoso. Junto com Sneijder, pode formar uma das melhores dobradinhas do futebol mundial. Olho na armação do Real!
Tem brasuca aí? Marcelo (lateral)
Pontos Fortes: O meio-campo é o principal setor da equipe. Além dos holandeses, Guti, De la Red, Diarra e Gago também compõem a região.
Pontos fracos: A falta de poder em decisões recentes. A equipe apresenta bom futebol, mas nos momentos decisivos da competição, como na Champions da temporada passada, o time cai de produção e não consegue passar pelos adversários.

Juventus
Ressurgindo das cinzas

La Vecchia Signora é o time com mais títulos italianos. Depois do rebaixamento e de todos os problemas com manipulação de resultados, finalmente ela retorna à competição continental. Dona de uma vasta história e de uma longa lista de títulos, a Juventus não conquistou muitas Champions - até hoje a equipe conquistou apenas 2 taças do torneio.

Burocrática e eficiente, a equipe de Turim tentará superar o milionário Real Madrid no Grupo H. O clube possui bons jogadores, mas, pelo menos no papel, a equipe espanhola é mais forte e perigosa. Apesar disso, a Juventus sonha com vôos mais altos e conta com toda a capacidade e experiência do goleiro Buffon, campeão do mundo em 2006. Além do goleiro, a “velha senhora” ainda conta com os campeões do mundo Camoranesi, Iaquinta e Del Piero.

Para a Champions League 2008/09 a Juventus terá o maior artilheiro da sua história, o italiano Del Piero, que já marcou 218 gols pela equipe de Turim. O camisa 10 e os outros jogadores tentarão colocar a Juventus novamente no centro do futebol mundial e recuperar o prestígio do clube, manchado pelos eventos de manipulação de resultados ocorridos no Calciocaos.

Juventus Football Club
Status: Fase final
Melhor participação na UCL: Bicampeã - 1984/85 e 1995/96
Ele é o cara! O goleiro Buffon é capitão e líder do time da Juventus. É apontado por muitos críticos como o maior goleiro do mundo em atividade.
Olho nele! O italiano Sebastian Giovinco foi o camisa 10 de sua seleção nas Olimpíadas de Pequim e uma das jóias a ser lapidada pela equipe de Turim. O garoto Giovinco tem tudo para se firmar como titular e ajudar a Juventus a conquistar os seus objetivos.
Tem brasuca aí? Amauri (atacante)
Pontos Fortes: A marcação é a principal virtude da equipe de Turim. Além da boa qualidade do setor defensivo, o meio-campo e o ataque auxiliam muito na marcação do time adversário.
Pontos Fracos: Falta mais criatividade. A equipe exagera na burocracia e na aplicação tática e não tenta jogadas diferentes. Além disso, faltam jogadores para melhorar a armação. O jovem Giovinco pode ser uma luz para resolver o problema.

Zenit
O novo gigante?

O Zenit de São Petersburgo, segunda cidade mais rica da Rússia, é o principal time russo e também aquele que possui o maior poderio financeiro. A equipe conta o patrocínio da Gazprom, maior empresa gasística do mundo. Seu poder econômico ficou evidente na contratação do português Danny junto ao Dynamo de Moscou, terceira maior negociação de toda a Europa, ficando atrás apenas das negociações de Robinho com o Manchester City e de Berbatov com o Manchester United.

Na temporada passada, a equipe russa apareceu para o mundo com a conquista da Copa UEFA, uma das principais competições do mundo. E em 2008/09 já venceu a Supercopa Européia em cima do todo poderoso Manchester United. Graças a essas conquistas, o time russo é visto agora com outros olhos no cenário mundial e é bastante respeitado pelos seus adversários de grupo.

O ponto negativo deste gigante que começa a surgir é a questão do racismo. Em pleno século XXI, depois de enormes avanços no sentido da igualdade e da eliminação do preconceito, o Zenit não admite negros na equipe. Depois de Pelé, Garrincha, Eusébio e toda a luta anti-racismo, uma situação como essa é inadmissível. De qualquer forma, apesar da mancha do preconceito, o time russo continua crescendo e não será surpresa nenhuma se ele conquistar uma vaga para a fase final da competição, desbancando os favoritos Real Madrid e Juventus.

ФК "Зенит" Санкт-Петербург - Football Club Zenit
Status: Fase Final/Copa UEFA
Melhor participação na UCL: Estreante
Ele é o cara! O meia-atacante Andrey Arshavin, que foi desejado por diversos clubes europeus, é a principal estrela da equipe. Rápido e criativo, Arshavin conduz o Zenit e pode levá-lo a fase final da competição européia.
Olho nele! O português Danny Miguel chegou ao Zenit a peso de ouro e deve ser um dos destaques da equipe russa para essa temporada. O rapaz é perigoso!
Tem brasuca aí? Nenhum
Pontos Fortes: Esquema tático e aplicação. O Zenit é, com certeza, um dos clubes mais organizados dentro de campo na Europa. Mérito do técnico Dick Advocaat, que consegue extrair o máximo de seus jogadores.
Pontos fracos: Não aceitar negros no seu time. Cor não é e jamais deveria ser critério para a escolha de jogadores ou qualquer outra coisa. Com isso, o Zenit perde excelentes oportunidades de negócio e denigre a imagem do clube. Muitos pontos a menos para o Zenit! Aí não dá né?!?!

BATE Borisov
Turista de luxo?

O Borisov é um clube bielorrusso fundado em 1973 e re-fundado em 1996. O BATE se tornou o primeiro time bielorrusso a chegar a fase de grupos da Champions League. As outras aparições do clube no cenário do futebol europeu ocorrram em 2001 - na primeira fase da Copa UEFA - e em 2002 - terceira fase da Copa Intertoto - além de aparições recentes nas fases preliminares da Champions. Ou seja, de tão pequeno, o futebol clubístico da Bielorrússia é quase que inexpressivo.

A equipe conquistou o direito de disputar a competição continental porque venceu a Premier League da Bielorrússia. Apesar da vaga conquistada com o bicampeonato nacional, o BATE Borisov não tem grandes pretensões e, provavelmente, não conseguirá sequer a vaga na Copa UEFA.

Alguns jogadores desta equipe podem ser ligeiramente destacados, como o camisa dez Krivets e o avante Bliznyuk. Além disso, o time é incrivelmente jovem e tem muita velocidade.

ФК БАТЭ Барысаў - Football Club BATE Borisov
Status: Azarão
Melhor participação na UCL: Estreante
Ele é o cara: O avante Bliznyuk tem sido o principal jogador da equipe. Mas seu esforço não servirá de muita coisa para sua fraquíssima equipe.
Olho nele! O jovem Krivets pode significar uma luz no final do túnel para o Borisov.
Tem brasuca aí? Nenhum
Pontos Fortes: Juventude e velocidade. O Bate Borisov tem, com certeza, uma das menores médias de idade da Champions League 2008/09.
Pontos Fracos: Inexperiência e distância dos grandes centros futebolísticos. A equipe não está acostumada a disputar grandes competições. Outro fator é a falta de qualidade técnica do elenco.

LEIA MAIS:

Champions League 2008/09 - Grupo A
Champions League 2008/09 - Grupo B
Champions League 2008/09 - Grupo C
Champions League 2008/09 - Grupo D
Champions League 2008/09 - Grupo E
Champions League 2008/09 - Grupo F
Champions League 2008/09 - Grupo G

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

O duelo entre Juventus e Zenit, hoje, na abertura deste grupo, vai mostrar quem é mais forte para chegar à próxima fase. Acho que o duelo deve ser equilibrado.

Ricky_cord disse...

Os meus favoritos deste grupo são Real e Juve. O BATE vai ser "carne para canhão"