10.9.08

Especial Champions League 2008/09 - Grupo C

Barcelona
Comendo pelas beiradas


Depois da decepcionante terceira colocação no Campeonato Espanhol, quando ficou atrás do campeão Real Madrid e do surpreendente Villarreal, a diretoria do clube catalão resolveu fazer uma série de modificações.

A primeira mudança do banco de reservas: sai o já desgastado Frank Rijkaard para a entrada do ex-ídolo Josep Guardiola. E a faxina não pára por aí não. Com ele também vão embora uma leva de atletas outrora importantes, como Ronaldinho Gaúcho, Deco, Oleguer, Zambrotta, Edmílson, Giovanni dos Santos e Thuram (que se aposentou).

Para recompor seu elenco a grande aposta dos blaugranás é a juventude. Seguindo esta política, chegaram os zagueiros Piqué (ex-Manchester United) e Martín Cáceres (ex-Recreativo Huelva), o ala-direito brasileiro Daniel Alves (ex-Sevilla) e os meias Hleb (ex-Arsenal) e Seydou Keita (ex-Sevilla).

Apesar dos ares de incerteza que rondam o Camp Nou, o Barça ainda possui um time que deve ser respeitado. Afinal, não é qualquer elenco do mundo que tem ao seu dispor a genialidade de Messi, a constância de Iniesta, a qualidade de Xavi ou o poder de fogo da dupla Henry-Eto’o (que, diga-se de passagem, atravessa uma fase ruim).

Num grupo em que não deve encontrar maiores dificuldades, os blaugranas devem avançar sem fazer muito esforço. Melhor para Guardiola, que assim terá tempo suficiente para corrigir as freqüentes falhas de marcação e finalização da equipe para fazer com que este desmotivado Barcelona torne-se um dos grandes favoritos à conquista da Champions League. Porque hoje, não é.

Futbol Club Barcelona
Status: Corre por fora na busca pelo título
Melhor resultado na UCL: Bicampeão em 1991/92 e 2005/06
Ele é o cara! Atualmente Lionel Messi é o jogador mais brilhante do futebol mundial. Dispensa comentários. Habilidoso, inteligente e decisivo, só precisa deste título para consagrar-se e assim conquistar o prêmio de melhor atleta do planeta, em 2009.
Olho nele: Bojan Krkic tem apenas 18 anos e já se tornou presença constante no time catalão. Com mais de 800 gols nas categorias de base, o baixinho matador deverá ser presença constante nas partidas do time.
Tem brasuca aí? Daniel Alves (lateral-direito) e Sylvinho (lateral-esquerdo).
Pontos Fortes: O meio-campo com Yaya Touré, Messi, Xavi e Iniesta é muito ofensivo e todos seus jogadores devem ser acompanhados de perto. O elenco é muito equilibrado e quase todos os atletas têm um substituto à altura.
Pontos Fracos: Adversários devem aproveitar os lados da defesa, já que Abidal e Daniel Alves não marcam com a mesma eficácia que apóiam. Victor Valdés é uma incógnita e não transmite a segurança necessária para sua defesa.

Sporting
Um ataque rápido e mortal

Com a recente decadência do Benfica, o Sporting já se tornou há alguns anos a segunda força nacional, sendo o atual bicampeão da Taça de Portugal e tri-vice-campeão da Liga Nacional.

Apesar da tradição local, os lisboetas têm pouco prestígio continental e acumulam apenas um título europeu (uma Recopa conquistada na longínqua temporada 1963/64). Para mudar esse paradigma, boa parte das esperanças sportinguistas está depositada nos pés do voluntarioso médio João Moutinho, que para alegria dos adeptos acertou sua permanência no clube.

O Sporting soube reforçar seu elenco sem gastar muito dinheiro, trazendo os relegados Fábio Rochemback (ex-Middlesbrough) e Hélder Postiga (ex-Porto), além de repatriar o experiente Caneira (ex-Valencia).

Com um meio-campo talentoso formado por Moutinho, Rochemback, Izmailov e Romagnoli e um ataque repleto de opções, com Postiga, Liédson, Derlei e Yannick, o Sporting pode surpreender algum favorito.

Basta o técnico Paulo Bento dar uma maior estabilidade em seu setor defensivo e deixar de implicar com alguns nomes do elenco, como é o caso do meia montenegrino Vukcevic, que apesar de talentoso vive às turras com o treinador e dificilmente é aproveitado.

Sporting Clube de Portugal
Status:
Fase Final
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-Final em 1982/83
Ele é o cara! Há tempos que João Moutinho é visto em Portugal como a maior revelação desde Cristiano Ronaldo. Veloz, marca muito bem e ajuda no apoio aos atacantes. Mais amadurecido, com 22 anos, será o grande responsável pelo sucesso do time leonino no torneio.
Olho nele: Yannick Djaló, que apesar de ter nascido em Guiné-Bissau joga pelas seleções de base portuguesas, é um atacante diferenciado. Rápido e dono de ótima colocação na área, normalmente deixa sua marca nas partidas em que entra em campo.
Tem brasuca aí? Pedro (lateral-direito); Ronny (lateral-esquerdo); Anderson Polga (zagueiro); Fábio Rochemback (volante); Rodrigo Tiuí, Liédson e Derlei (atacantes)
Pontos Fortes: O quarteto do meio-campo tem atletas habilidosos que podem fazer a diferença. Postiga é um matador nato e deve ser acompanhado de perto.
Pontos Fracos: A dupla de zaga formada por Polga e Caneira é eficiente, mas muito pesada e deve sofrer ao enfrentar atacantes leves. O time tem fama de pipocar em competições continentais e ainda precisa encarar esse fantasma.

Basel
Hora de renovar a base

Atual bicho-papão suíço com 4 títulos conquistados num espaço de 7 temporadas, o Basel volta a disputar a fase de grupos da Champions League após eliminar Götteborg e Vitória de Guimarães. A maior particularidade é que, em ambas as ocasiões, o time não soube fazer a lição de casa e só conseguiu a classificação vencendo fora de seus domínios.

Nesta temporada, o técnico Christian Gross terá que remontar sua base, uma vez que vários atletas foram vendidos, como David Degen, Koji Nakata, Papa Mallick Ba, Majstorovic e Lokvenc.

Para compensar as perdas, um pacotão de jovens reforços desembarcou na Basiléia. Destaques para o armador Perovic (ex-Estrela Vermelha) e para o zagueiro Abraham (ex-Independiente). Além deles, também vieram os defensores Grippo e Baumann (ambos ex-Concordia), os meias Unal (ex-Bellizona), Gelabert e Gjarula (ex-Saint-Gallen) e o avante Eduardo Rubio (ex-Cruz Azul).

Certamente o atual elenco dos rotblaus certamente é inferior àquele que na temporada de 2002/03 atingiu às oitavas-de-final da Champions. Mas é melhor Sporting e Shakhtar abrirem o olho, senão o Basel poderá surpreender...

Footballclub Basel 1893
Status:
Azarão
Melhor resultado na UCL: Quartas-de-Final em 1973/74
Ele é o cara! Marco Streller é o atleta mais rodado do elenco e até foi campeão alemão com o Stuttgart na temporada 2006/2007. Centroavante matador e exímio finalizador, ele sabe como poucos utilizar a sua alta estatura (1,95m).
Olho nele: O avante suíço com descendência turca Eren Derdiyok tem apenas 20 anos, mas já é considerado um dos maiores talentos nacionais da atualidade. Forte, trombador e bom cabeceador, Eren deverá dar muito trabalho aos seus rivais.
Tem brasuca aí? Eduardo (atacante)
Pontos Fortes: Christian Gross está no time desde 1999 e sabe formar táticas bastante competitivas. É um time que mescla a experiência de atletas rodados como Constanzo, Huggel e Ergic com a juventude de Gjasula e Derdiyok. Pode dar certo.
Pontos Fracos: Não sabe utilizar seu mando de campo e perde preciosos pontos em jogos na Suíça. Não tem um jogador fora-de-série que possa desequilibrar.

Shakhtar Donetsk
Sem grandes contratações

De todos os representantes dessa chave, o Shakhtar é o único que nunca chegou às quartas-de-final do torneio. Mesmo assim, os ucranianos, acostumados a investir altas cifras na contratação de atletas, preferiram economizar.

Tanto que o maior reforço dos Miners foi a vinda do atacante boliviano Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro). De resto, apenas nomes caseiros, como o goleiro Khudzhamov (ex-Kharkiv), os defensores Chizhov (ex-Vorskla Poltava) e Ischenko (ex-Karpaty) ou o meia Fedestskyy (ex-Kharkiv).

A sorte do técnico Mircea Lucescu é que apenas dois atletas saíram do clube: o sérvio Vukic e o ucraniano Bielyk. Assim, a forte espinha dorsal formada pelo experiente zagueiro Hubschman, pelo hábil volante Lewandowski e pelo consistente meia Srna conseguiu ser mantida. Isso sem citar a grande quantidade de brasileiros que também são essenciais para o sucesso do clube, como Fernandinho e Brandão, por exemplo.

Entretanto, nem mesmo a surra aplicada na fase preliminar quando o Shakhtar não tomou conhecimento do Dínamo Zagreb aumenta as projeções do clube. Sem força aparente para ameaçar portugueses e espanhóis, a equipe de Donetsk deve contentar-se com a vaga para a Copa da Uefa.

Шахтар Донецьк – Football Club Shakhtar Donetsk
Status: Copa da Uefa
Melhor resultado na UCL: Fase de grupos em 2000/01, 2004/05, 2006/07 e 2007/08
Ele é o cara! As belas apresentações do atacante Marcelo Moreno com as camisas do Cruzeiro e da Bolívia fizeram os ucranianos gastarem 9 milhões de euros com sua contratação. Habilidoso e bom finalizador, será um dos fortes nomes do Miners
Olho nele: Oleksandr Hladky de apenas 21 anos é um dos representantes da renovação ucraniana. Sempre bem posicionado, foi artilheiro do campeonato nacional na temporada 2006/07 (13 gols) e vice-artilheiro em 2007/08 (17 gols).
Tem brasuca aí? Ilsinho (lateral-direito), Jadson, Fernandinho e Wlliam (meias) e Brandão e Luiz Adriano (atacantes).
Pontos Fortes: Tem boa variabilidade ofensiva, com as descidas de Ilsinho pelos flancos, a técnica de Lewandowski pelo meio e os milimétricos cruzamentos de Srna. Quando joga em casa, dificilmente perde pontos para visitantes.
Pontos Fracos: O treinador Lucescu tem o mau hábito de revezar os atletas de seu plantel na titularidade. Não consegue, portanto, dar maior entrosamento à equipe. Vive uma má fase terrível e está apenas na 11ª colocação do torneio nacional.

LEIA MAIS:

Champions League 2008/09 - Grupo A
Champions League 2008/09 - Grupo B

2 comentários:

Filipe Araújo disse...

Com Guardiola? Não creio que o barça vá muito longe.

E adivinhe qual será o próximo crucificado.

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Também não acredito muito no Barça este ano. E acho que o Shaktar pode surpreender neste grupo. Olho neles.