2.8.07

O último apaga a luz!

Quando Thierry Henry decidiu deixar o Arsenal para defender as cores do Barcelona, o que se viu foi o desamparo que os Gunners e sua torcida ficaram diante da perda de seu maior ídolo e do enfraquecimento gradativo que a equipe sofreu durante os últimos três anos. A negociação de 24 milhões de euros levou o craque francês para Espanha e junto com ele também foi embora a esperança do Arsenal em fazer frente a Chelsea, Manchester e até mesmo Liverpool na Premier League.


A debandada de jogadores do Arsenal começou para valer no final da temporada 2005/2006 quando os londrinos perderam o título da Champions League para o Barcelona. Peças importantes do elenco que a dois antes havia sido campeão invicto do Campeonato inglês como o meia francês Robert Pires foi para o Villareal, o holandês Dennis Bergkamp que se aponsentou, Ashley Cole que se transferiu para o Chelsea, assim como o zagueiro Soul Campbell que foi para o Portsmouth deixaram o time debilitado. Para completar, o atacante Reyes ainda foi jogar no Real Madrid e se tornou ídolo nas terras merengues.

Na tentativa de suprir a ausência de alguns nomes e dar respaldo para o trabalho de mais de 10 anos no clube, a diretoria trouxe os meias Tomas Rosicky e Júlio Batista e o zagueiro William Gallas. Além disso, subiu para o time principal o jovem talento Theo Walcott que logo seria convocado para defender a seleção inglesa na Copa do Mundo de 2006 mesmo sem ter estourado na Barclay´s Cup.

Passada a última temporada, o quarto lugar obtido pelo time foi recompensador após um começo de campeonato que ia do ruim ao péssimo. Derrotas e empates consecutivos logo nas primeiras rodadas fizeram com que o Arsenal já demonstrasse que não iria brigar pelo título. Com a diretoria envolta na construção do Emirates Stadium o dinheiro acabou se esvaindo dos cofres e mais peças acabaram se perdendo.

O sueco Fredrik Ljunberg trocou o clube pelo West Ham. Jeremie Aliadere, jovem atacante francês, se transferiu para o Midlesbrough. Júlio Batista provavelmente irá embora também. De qualquer forma, o golpe mais duro foi a perda de seu maior artilheiro Thierry Henry, líder do time nas conquistas das temporadas 2001/2002 e 2003/2004 da Premier League, onde foi o maior goleador em ambas.

Sem muitas perspectivas de contratações, o clube trouxe nomes de pouca relevância como o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva e o zagueiro do Auxerre Bacary Sagna., pouco para um time acostumado a ser grande.


Hoje no papel da quarta potência do futebol inglês, o Arsenal aposta nos seus jovens jogadores para fazer frente aos “bichos papões” Chelsea e Manchester. Fábregas, Van Persie e Walcott ganharam notoriedade no time que ainda conta com o ex-saopaulino Denillson. A média de idade do time é de 23 anos o que faz a torcida ter esperanças futuras porém com questionamento sobre o presente. O grande temor agora é perder também alguns destes jogadores antes do fechamento da janela de negociações européias pios a impressão que se têm é de que todo mundo quer sair do Arsenal neste momento.


A desculpa pela falta de reforços esta nos gastos com o Emirates Stadium, fato aceitável porém perigoso. Levada as devidas proporções e realidades, quando o São Paulo se voltou para a reforma do Morumbi e deixou seu time enfraquecido em matéria de contratações, uma fila de quase dez anos sem vencer um título de relevância ocorreu. Que os Gunners tenham uma sorte melhor!!

Um comentário:

Thiago Barretos disse...

Perder Henry realmente não foi uma boa coisa. A baixa idade do elenco faz com que o Arsenal seja uma incógnita: pode brigar pelo título ou pode decepcionar a todos e sequer chegar na Copa da Uefa...
Mesmo assim, confio no potencial dos jogadores do time e na estrela de Wenger.
Acredito que o Arsenal será um "osso duro de roer". Afinal, o fato do time ser jovem tira o peso da responsabilidade em um clássico importante. Nessa hipotética situação, o Sub-23 londrino poderá aprontar.
E, convenhamos um time que tem Hleb, Lehmann, Gallas, Van Persie, Adebayor e Cesc não pode ser considerado um "Furreca Londrino".