18.12.09

Como jogam essas duas...

Cristiane e Marta recebendo os troféus de melhores do mundo em 2008: o fato pode se repetir novamente esse ano

Quarta-feira estive no Pacaembu para assistir ao duelo entre Brasil e China pelo Torneio Internacional Cidade de São Paulo. Antes de qualquer coisa, trata-se de uma boa iniciativa da prefeitura paulistana, promovendo um torneio de futebol feminino, tão carente de incentivo, contando ainda com transmissão ao vivo pela televisão.

Trata-se de um quadrangular envolvendo ainda Chile e México, com os dois melhores indo para a decisão - no caso, brasileiras e mexicanas, em partida a ser disputada no domingo. Precisando apenas de um empate, a seleção chinesa entrou retrancada, e o gol só saiu no final do primeiro tempo, após um gol de pênalti sofrido e convertido por Marta depois de linda jogada individual. O segundo tempo foi um pouco melhor, pois a China teve que se abrir um pouco, e mais dois gols saíram, um de Grazielle e outro da melhor do mundo.

O que fica claro, ao menos pra mim, é que realmente o que faz a diferença para o Brasil é a dupla Cristiane e Marta. Elas são muito, mas desproporcionalmente (não achei um adjetivo melhor) melhores do que as outras, tanto as próprias brasileiras quando chinesas. Não apenas na parte técnica, mas na parte física também. Para efeito de comparação - quem joga ou já jogou futebol vai entender, quando uma das duas parte para a cima da adversária, parece a mesma coisa que um menino de 15 driblando um de 10. É muito fácil.

As outras atletas, algumas um pouco mais e outras menos, jogam o básico, normal. Talvez seja esse o motivo de o Brasil estar sempre esbarrando na trave ao jogar contra Estados Unidos e Alemanha. Apesar de nenhum país contar com uma dupla tão boa quanto a nossa, o conjunto delas é ligeiramente superior ao brasileiro. Assim, colocando duas meninas grudadas em Cristiane e Marta, não deixando elas jogarem, a partida fica nivelada. Aí prevalece todo o preparo, estrutura e suporte que as estrangeiras tem, incomparavelmente maior que as brasileiras.

Fica aqui a sugestão para acompanhar a decisão do torneio neste domingo. Com ingressos a partir de R$ 5, é um programa legal para família e amigos. E como é legal de ver torcedores com camisas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, só para ficar entre os paulistas, assistindo ao jogo juntos, sem nenhum muro nem policiais para separá-los de uma guerra. Só não consigo entender porque não pode ser sempre assim...

Um comentário:

Net Esportes disse...

Essas duas são sensacionais mesmo, aliás se a Marta ganhar como melhor do mundo esse ano não serpa nenhum absurdo mas se o prêmio for para a Cristiane será muito justo também, pois esse ano ela foi incrível ....