28.10.09

Velha desculpa

"Estou muito feliz com o interesse do Barcelona em mim, pois acredito que, jogando no Camp Nou, será mais fácil me tornar o melhor jogador do mundo". A declaração dada por Robinho nesta semana à imprensa espanhola não poderia vir em hora mais inoportuna, considerando que o jogador não parece ter mais paciência para esperar o Manchester City se tornar o “novo Chelsea”. Assim como quando saiu do Santos, porque o Real Madrid lhe proporcionaria o sonho de ser o numero um. "É difícil disputar o prêmio de melhor do mundo aqui no Brasil. Esse é meu sonho e o Real Madrid pode me permitir isso", afirmava o atacante durante coletiva em julho de 2005. No Real, não foi o jogador agudo dos tempos de Peixe, mas teve sua parcela de participação no bicampeonato espanhol dos merengues, conquistado em 2006/07 e 2007/08. Ainda assim, se sentiu “de lado” na primeira investida do Real sobre Cristiano Ronaldo em 2008, já que não queria ser moeda de troca. Acabou no City – sendo que todos achavam que ele iria para o Chelsea - onde chegou como grande ícone da ascensão dos rivais do United.

Desde o início, Robinho tinha consciência que o projeto do City era, pelo menos, para médio prazo. Tanto que a equipe não disputa nenhuma competição continental nesta temporada por conta do seu péssimo desempenho na Premier League em 2008/09, dedicando-se apenas aos torneios ingleses atualmente. Grande estrela da trupe de Mark Hughes até então, viu os Citizens contratarem importantes peças em busca de seu objetivo de entrar no seleto grupo dos postulantes à Champions League. Em sua primeira temporada no futebol inglês, foi bem até a metade da janela de transferências de inverno, caindo vertiginosamente de produção na segunda metade.

Em 2009/10, atuou em apenas duas partidas oficiais pelo clube, já que se contundiu no início de setembro. Desde então, ainda não se recuperou. Sem ele, o Manchester City briga por uma vaga na próxima Champions – é sexto colocado, com seis pontos e um jogo a menos que o atual líder Chelsea. E sendo franco, o brasileiro não vem fazendo grande falta em uma equipe que consegue entrosar bem novas peças como Adebayor, Bellamy e Tevez, além dos bons momentos de jogadores como Wright-Philips e de Petrov, mostrando que a equipe se fortaleceu como um todo. Cada vez mais, Robinho e City parecem trilhar caminhos diferentes e tudo aponta que o atacante deva voltar mesmo à Espanha, onde inegavelmente seria útil ao esquema do Barcelona, se resolver ser menos mimado e jogar o futebol que há tempos ele não mostra, tanto na Seleção, quanto nos clubes que defendeu após sua saída do Santos.

A velha desculpa de “em tal lugar tenho mais chances de ser melhor do mundo” parece funcionar novamente. No entanto, ainda acho que enquanto o atacante brasileiro priorizar tanto essa vaidade individual, ela ficará cada vez mais distante de seu objetivo, que obviamente deve ser consequência dos êxitos da equipe da qual ele faz parte. A nova novela sobre a saída do atacante promete ter novos capítulos a partir da janela de transferências de janeiro.

PS: Talvez, este post do blog Diletra reflita o que grande parte das pessoas pense sobre as novelas da carreira de Robinho.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Robinho apresentado no Barueri, em 2017: "é um sonho jogar aqui e sinto que de volta ao Brasil posso me tornar o melhor do Mundo."

A ladainha do Robinho já cansou. É hora de deixar de ser mimado e jogar futebol de verdade.

Net Esportes disse...

brincadeira essse Robinho, e esse negócio de estar jogando tão mal deve ser fruto dessa vontade que ele tem de já sair do City, aliás depois do que ele fez pra sair do Santos e do Real isso já era muito esperado desde que foi pra lá, se caso o Barcelona o contrate que já se prapare para quando ele quiser ir pro Milan !!!!!!! kkkkkkk

Felipe Brisolla disse...

Como você mesmo disse: enquanto o Robinho pensa em ser melhor do mundo ele deixa claro que não está pensando em ajudar o time...

O problema é que para ser o maior é preciso vencer títulos, e não fazer graça com a bola...