4.11.09

Na berlinda

Apesar do pouco tempo de Bayern, Van Gaal sofre duras críticas e já vê seu emprego ameaçado.

A quarta rodada desta Champions League deixou duas equipes tradicionais em situação delicadíssima: no Grupo A, o Bayern vê o Bordeaux disparar na liderança após a derrota em casa por 2-0 diante dos Girondinos. Já no Grupo E, o Liverpool vive situação semelhante, após sofrer empate no último minuto diante do Lyon na França. Praticamente na mesma situação – com quatro pontos e a seis dos líderes da chave – precisam vencer as duas partidas restantes a qualquer custo para vislumbrar uma chance de classificação e não sofrer uma eliminação precoce, haja vista que são times com bons e caros elencos. A situação igualmente difícil em suas respectivas ligas nacionais – Liverpool em sexto, a nove pontos do líder Chelsea e Bayern em quarto, quatro pontos a menos que o líder Leverkusen – já traz questionamentos sobre o trabalho de seus dois comandantes.

Com apenas uma vitória e um empate nas últimas oito partidas, o clima para Rafa Benítez no Liverpool vai ficando cada vez mais pesado. Em Anfield desde 2004, o espanhol é alvo de muitas críticas de torcedores e até de um dos donos do clube, George Gillet. Eliminações precoces na Champions e Premier League – que o Liverpool não conquista há quase duas décadas – poderão encerrar sua passagem pelos Reds, já que deixou de ser uma unanimidade há algum tempo entre os torcedores. "Eu não acho que meu trabalho está em risco. Eu não estou pensando nisso - só no jogo seguinte”, insistiu ao sensacionalista tablóide inglês The Sun. A equipe de Benítez precisa ganhar bem do fraco Debreceni na Hungria para decidir a vaga com a Fiorentina em Anfield Road, se esta não vencer o Lyon em casa. Em caso de vitória da equipe Viola na próxima rodada, está fora.

Já o holandês Louis Van Gaal chegou ao Bayern no início desta temporada, credenciado pelo bom trabalho desenvolvido no AZ Alkmaar, que culminou com o título holandês em 2008/09. Com fama de durão, renovou o elenco, recebendo promissores jogadores provenientes do futebol holandês e alemão, além do badalado Arjen Robben, que prometia dupla infernal com a estrela da equipe, Franck Ribéry. Na Bundesliga, a situação não chega a ser desesperadora. Mas ao analisar o elenco, os bávaros têm, no papel, o melhor elenco da Alemanha. Mas é criticado por imprensa, torcida e até mesmo por ex-jogadores do clube, como Kahn, pela alta rotatividade dada ao seu elenco e padrão tático. "Ser despedido? Não, não temo isso. Não é um tema para mim. Apenas posso afirmar que dormi mal na última noite. Tenho experiência, uma profissão e não posso tomar decisões sobre mim", afirmou na coletiva após a derrota frente ao Bordeaux.

Na Champions, estão em situação delicada, já que os bávaros enfrentam a Juventus, concorrente direta à vaga e que precisa apenas de uma vitória diante do já classificado Bordeaux. Em todo caso, a Juve receberá o Bayern no Delle Alpi na última rodada, o que torna o cenário muito mais dramático aos alemães. Os vilões, ambos franceses, estavam longe de ser favoritos à vaga na fase de mata-mata. No entanto, Lyon e Bordeaux garantiram a vaga e provavelmente ficarão em primeiro em suas chaves, o que deixará Liverpool e Bayern se engalfinhando pela outra vaga com os italianos da Fiorentina e Juventus, respectivamente. E tal cenário desolador pode encerrar as passagens de Benítez e Van Gaal em breve, caso se concretize a precoce eliminação de ingleses e alemães.

2 comentários:

Filipe Araújo disse...

A bruxa está mesmo olta nesta Champions.

Mais precisamente sobre o Liverpool, é um time "comum" com três jogadores que precisam estar inspirados em suas funções. Mascherano, Gerrard e Torres. Se isso não ocorre, fica difícil uma grande exibição.

Saludos!

http://gambetas.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Eu colocava muita fé nos dois times para esta temporada. Mais até no Bayern. Mas, pelo jeito, ambos vão ficar pelo caminho.

O Liverpool, aliás, vai ficar fora da Champions e corre o risco de ficar fora também ano que vem, pois vai muito mal no Inglês.