15.12.08

Sem futebol? Relaxe, ainda tem o americano!

Na verdade a temporada do Futebol Americano começou em setembro, mas só agora começa a pegar fogo... E bota fogo nisso! Para quem não sabe, a modalidade é a mais popular no país que mais investe em esportes no mundo, superando o basquete e o basebal. A NFL (National Footbal League) é milionária e, ao contrário de muitas outras federações esportivas, sabe como ninguém como promover e organizar um torneio.

Assistir a uma partida é um espetáculo. No Brasil, o Football pode ser visto na ESPN ou na BandSports. Durante os jogos, as emissoras que geram as imagens (NBC e ESPN) dão um show de efeitos especiais e recursos digitais. Detalhes que garantem ao telespectador uma transmissão dinâmica, interativa e clara, sem dúvidas sobre falhas de arbitragem e polêmicas envolvendo regras. Muitas dessas tecnologias serão vistas nas transmissão de outros esportes, só que daqui a cinco, dez anos...

O Futebol Americano é também o esporte que envolve o maiores interesses comerciais, proporcionalmente. Todas as partidas são disputas com casa cheia, em estádios faraônicos e moderníssimos.
A final do torneio, conhecida como SuperBowl, possui o horário comercial mais caro de todas as televisões e uma audiência impressionante. O último SuperBowl, disputado em fevereiro, teve uma média de 97,5 milhões de telespectadores. A segunda maior da história da televisão, ficando atrás apenas do seriado americano M*A*S*H, que atingiu média de 105 milhões em 1983.

Qual seria o motivo de tanto sucesso? Se eu tivesse que apostar, diria que, além de toda a mega estrutura que o esporte possui, o futebol americano é a modalidade mais democrática entre as mais praticadas no planeta. Só ele consegue reunir jogadores com tantas características físicas diferentes competindo em alto nível. Durante um jogo profissional, não é difícil notar atletas altos, baixos, fortes, magros, gordos, enfim... Como o jogo tem muitas variáveis, todos acabam tendo relativa importância. Essas diferenças favorecem o espírto coletivo das equipes, principal característica do sucesso americano na área esportiva. Por isso, o futebol americano é tão fascinante e atrai tantos investimentos...

Portanto, fica aí a dica. Quem tiver interesse pode começar a acompanhar o esporte enquanto o nosso futebol está de férias. Aos domingos, a BandSports transmite sempre uma partida. Na ESPN, os jogos passam aos domingos e segundas à noite, com narração do Everaldo Marques e do ótimo Paulo Antunes. Os meses de dezembro e janeiro são os dois mais importantes, quando ocorrem as rodadas finais da primeira fase e os playoffs. O SuperBowl 2009 está marcado para o dia primeiro de fevereiro.

Nos próximos meses, o Opinião FC vai trazer mais posts com dados e curiosidades sobre a modalidade. Aguardem!

4 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Mandaram bem na pesquisa, Parabéns.

Vinicius Grissi disse...

Assisto alguns jogos da NFL. Mas não acompanho a competição, nem os times, nem os jogadores.

Anônimo disse...

Valeu Felipe, bom saber que aqui fico imformado pela NFL, sabe que adoro. huahuuhauah
Falou abraço.

Erick Amirat disse...

Uma pena que a TV aberta brasileira passa tanta porcaria e nunca se interessou em transmitir a NFL. A emoção dos jogos e o exemplo de estrutura e profissionalismo neste campeonato deixariam até o mais organizado time brasileiro enverginhado.