23.12.08

Reforço nas passarelas

A chegada de David Beckham ao Milan nesta última semana foi cercada de alarde, flashes e diversos patrocínios na coletiva de imprensa italiana. Mas será que para a equipe rossonera é um bom reforço? Cravo de antemão que não. Becks venderá muito jornal, camisa e produtos adjacentes na capital da moda, Milão. Mas futebol mesmo que é bom, parece que não será de grande valia ao ameaçado técnico Carlo Ancelotti.

A estadia de apenas dois meses – tempo do recesso da MLS, onde atua pelo Los Angeles Galaxy – não é um tempo razoável, quando tratamos de Europa. O campeonato Italiano e a Copa da UEFA – principais competições que a equipe disputa – acabam em maio, sendo que o empréstimo do camisa 32 termina no início de março. É certo que o Milan tentará uma prorrogação, mas o Galaxy não parece disposto a entregar seu investimento e perdê-lo na MLS, onde apenas é um time mediano.

Além disso, Carlo Ancelotti é um conhecido retranqueiro. Para encaixar Beckham no time, ele certamente teria de abrir mão de algum homem de frente. Com a contusão de Gattuso - que ficará fora dos campos por seis meses – o técnico não parece acenar com uma mudança no trio brasileiro Ronaldinho-Kaká-Pato, o grande trunfo da equipe nesta temporada. Pirlo desenvolve função tática importante e normalmente joga, assim como Seedorf. Flamini, Emerson e Ambrosini estavam se alternando na cabeça de área. Se Beckham fosse encaixado como titular, ele teria que atuar como uma espécie de segundo volante, o que certamente não é a praia dele. Mesmo na boa fase, o inglês sempre atuou apenas pela faixa direita do campo, contribuindo com passes, lançamentos longos e sendo letal na bola parada.

Por isso, é reforço fora de hora. O Milan vive problemas graves no miolo de zaga, onde o veterano Maldini precisa de zagueiros seguros e de qualidade para atuar ao lado dele. No gol, ninguém convence mais. Abbiati não compromete, mas não é excepcional, enquanto que Dida e Kalac perderam espaço por não passarem mais tranqüilidade à zaga. A goleada de 5-1 sobre a Udinese neste último domingo não apagou ainda a péssima jornada da zaga rossonera, dizimada na semana anterior quando confrontou uma equipe mais ofensiva e qualificada, como a Juventus de Del Piero e Amauri.

Não que Beckham seja um mau jogador. Não é nenhum fora de série, mas nunca comprometeu e até foi importante no período em que atuou pelo Manchester United e pelo English Team. No entanto, com o fracasso no time galáctico do Real Madrid, ele abriu mão do futebol competitivo e foi ganhar os dólares em Hollywood, no Galaxy, onde foi só notícia nos factóides de fofoca. Chega ao Milan para engrossar a média de idade do time (o inglês está com 33 anos) que já é a maior entre as grandes potências européias. Para um time que depende em grande parte de Kaká, e agora com Ronaldinho e Pato se estabilizando na equipe, é notório que a equipe precisa ser renovada na parte defensiva. Além disso, Beckham parece mais interessado nos flashes de Milão do que nos holofotes do San Siro. Ou seja, um grande reforço para as passarelas milanesas.

5 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, o Milan precisa de renovação.

Gerson Sicca disse...

Ele vai só pra vender camisa mesmo. Acho q a intenção nem é encaixá-lo no time. Talvez entre só pra dar ibope.
Um feliz natal e um excelente ano novo!

Vinicius Grissi disse...

Não acho que Beckham será titular absoluto. Mas será um jogador importante num limitado elenco do Milan. Pode jogar como segundo volante ou como meia pela direita. Qualidade para isto ele tem.

Saulo disse...

Concordo com o Gerson. Foi uma grande jogada de marketing.

Arthur Kleiber disse...

Como o Gerson e o Saulo comentara, e ate mesmo alguns dirigentes do clube admitiram, sua presenca so serve para ganhar dinheiro... o milan vai ganhar mt grana pra fazer uma pre-temporada na asia ou oriente medio, pode ter certeza... e ele, na epoca do real, chegou a jogar como segundo volante, num meio-campo que tinha zidane e figo mais adiantados...

ele so vai entrar em campo pra vender, apenas isso.. se bobear, o milan fez algum acordo com ele no mesmo esquema que o ronaldo fez com o corinthians... ele nao ia pra ficar dois meses em milao apenas pelo prestigio de voltar a jogar bola em algum centro importante... certamente ele esta faturando muito com isso