18.12.08

O triângulo de Buenos Aires

Do céu ao inferno: o River Plate comemora a conquista o Clausura 2007/2008
Neste ano, os Millionarios venceram apenas dois jogos ficaram com a lanterna

Pela segunda vez em toda a história do Campeonato Argentino três equipes, San Lorenzo, Boca Juniors e Tigre terminaram o Apertura 2008/2009 na liderança com o mesmo desempenho. Em 19 jogos, todas tiveram 12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

Segundo as regras do torneio, não há critérios de desempate para a definição do vencedor. Desta forma, os três concorrentes terão que se confrontar em um triangular final em locais com mando de jogo neutro, que no caso, serão os estádios José Almafitani (campo do Vélez Sarsfield) e Avellaneda (campo do Racing).

Dentre todos, obviamente o maior favorito é o Boca Juniors. O clube mais popular do país busca sair do jejum de não levantar o caneco desde a temporada 2005/2006 quando fez a dobradinha e levou tanto o Apertura quanto o Clausura. E pior, de lá pra cá, o segundo time mais vitorioso, com 28 títulos, já acumula 3 vices. Pelos lados de La Bombonera, ninguém mais agüenta ver o time chegar e não ganhar nada.

Além disso, o elenco xeneize é totalmente equilibrado. Tanto há atletas conhecidos que já vestiram a camisa de suas respectivas seleções, como os laterais Ibarra e Morel Rodríguez, o zagueiro Cáceres e o volante Battaglia, como há outros jovens promissores jogadores, como o goleiro García, o zagueiro Forlin e o atacante Viatri, artilheiro do time com 7 gols.

Isso sem falar do meio-campo para frente, que certamente é um dos mais talentosos de toda América. Jesus Dátolo, Vargas (ex-Internacional), Castroman e Riquelme: todos são perigosos. No papel, ninguém supera a equipe de Carlos Ischia, que teve alguns problemas para armar o ataque, por conta da grave contusão sofrida por Palermo e a pubalgia que acometeu Palácio, que volta para a equipe nas partidas decisivas. O ponto fraco é o arqueiro Caranta, que não passa confiança nem ao time nem à torcida.

Logo atrás de toda tradição do Boca, aparece o San Lorenzo. Os azulgranás chegam nessa fase um pouco frustrados por não terem conquistado um título que já parecia certo. Donos do melhor desempenho ao longo da competição, abriram cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, mas perderam embalo ao final do torneio.

A grande chave para o sucesso do Ciclón é o entrosamento do time. Dos titulares que conquistaram o último título Argentino, o Clausura 2006/2007, oito ainda fazem parte do plantel: os defensores Mendez, Tula e Adrián Gonzáles, o avante Silvera, os volantes Rivero e Hirsig, o meia Ledesma o goleiro Orión, sendo que estes dois, inclusive, foram chamados recentemente para a Seleção.

Além dessa base, o time de Miguel Angel Russo conta com o reforço de atletas mais experientes que já atuaram na Europa. Esse é o caso da trinca ofensiva formada por Barrientos, Bergessio e Menseguez, do lateral-esquerdo Aureliano Torres e do meia Solari, principal astro da equipe. Não à toa, terminaram a competição com o melhor ataque (34 tentos marcados) e a segunda melhor defesa (apenas 17 gols vazados).

Quem corre por fora nessa disputa é o Tigre. O único dos finalistas que ainda nunca foi campeão Argentino tem, pelo menos, uma vantagem “psicológica”. Afinal, já batera, durante o torneio, os seus rivais de triangular, com vitórias de 3 a 2 em cima do Boca e 1 a 0 sobre o San Lorenzo.

A grande arma dos Matadores está no banco. Sob o comando do ex-volante Diego Cagna, o time conseguiu sua melhor campanha: o vice-campeonato no Apertura de 2007/2008, logo após ter regressado à primeira divisão local. O nome mais conhecido do elenco é o do experiente ala Arruabarrena, ex-Boca Juniors. Outros destaques são o goleiro Daniel Islas (eleito o melhor da temporada), o atacante “Chino” Luna e o armador Martín Morel, vice-artilheiro da competição, com 13 gols.

Assim, após 40 anos, três times disputam uma fase final em busca do caneco. Fase esta, que teve início ontem, dia 17, com a derrota do Tigre para o San Lorenzo por 2-1, no Estádio José Almafitani. No sábado, 20, a bola rola para San Lorenzo e Boca Juniors. Em caso de vitória frente ao Boca, o San Lorenzo é campeão antecipadamente. Já na antivéspera de Natal, Boca e Tigre medem forças. Façam suas apostas!

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

O Tigre seria uma grata surpresa.

Abraço,
Felipe Moraes