20.12.08

Debandada Carioca

Não bastasse a péssima campanha do futebol carioca no último Brasileirão, como já analisada anteriormente por este blog, os clubes do Rio de Janeiro estão amargando mais um derrota, e desta vez de goleada, fora das quatro linhas. Até o fechamento deste texto, nada mais que oito jogadores de Botafogo, Fluminense e Vasco deixaram as belas praias da cidade maravilhosa pela selva de concreto da capital paulistana. Lúcio Flávio, Triguinho, Túlio, Jorge Henrique e Renato Silva pelo time da estrela solitária; Júnior César e Washington pelo tricolor das Laranjeiras, além de Wagner Diniz pelo Vasco da Gama, recentemente fecharam as malas e pegaram a ponte-aérea rumo ao principal centro de futebol do país, onde vão atuar pelo hexacampeão São Paulo (os dois do Flu mais Renato Silva e Wagner Diniz), pelo Santos (o meia Lúcio Flávio e o lateral Triguinho) e pelo Timão (Túlio e Jorge Henrique). Isso sem contar com os rumores de que o volante Arouca do Fluminense também está indo para os lados do Morumbi.

Mas por que esta iminente debandada do futebol carioca pelo paulista? Numa análise mais superficial, o São Paulo aposta numa fórmula recentemente vitoriosa. Em 2004, o time do Morumbi montou uma base de jogadores do Goiás, clube que naquela época havia feito excelente campanha no Brasileirão. Vieram nomes como Grafite, Danilo e Fabão que compuseram o time que um ano mais tarde seria o campeão da Libertadores e do Mundial da FIFA. A idéia é de montar um time sem os erros de planejamento do primeiro semestre de 2008 e que tenha plenas condições de trazer novamente o principal título do futebol sul-americano: a Libertadores da América.

Já para o time da baixada santista, a vinda de jogadores como Lúcio Flávio e Triguinho serve resumidamente para compor um elenco mais competitivo do que o apresentado em 2008, ano que deve ser apagado da memória do mais fanático torcedor alvinegro. Mesma situação a do Coritnhians, recém promovido a primeira divisão, que buscou em boas opções do Botafogo - Túlio e Jorge Henrique - novos nomes para compor um elenco comandado por Ronaldo Fenômeno, vislumbrando vôos mais altos para 2009.

No entanto, cabe-nos ressaltar que não é apenas por esses motivos que os jogadores estão esvaziando os grandes clubes do Rio. Como já foi citado aqui, mas que não custa relembrar, a péssima organização dos campeonatos daquele estado, além dos problemas que todos sabem que ocorrem no campo administrativo, aliados a maior visibilidade nos grandes clubes paulista, faz os jogadores não pensarem duas vezes antes de se mudarem para os ares poluídos de São Paulo.

Neste estado, a chance dos jogadores conseguirem a tão sonhada passagem para a Europa é bem maior do que se permanecessem no combalido futebol carioca. Mesmo assim não foram todos que se deram bem. Do Rio no ano passado, vieram Joílson e Juninho para o São Paulo. Destaques no Brasileiro de 2007, ambos ainda não renderam tudo o que deles se esperava. Joílson ainda conseguiu se firmar no time titular e campeão brasileiro. Já Juninho perdeu (e muito) espaço no time, principalmente após a chegada de Rodrigo, ex-Flamengo. Em algumas partidas nem no banco ficava e a chance de ser negociado para outro clube é concreta.

Não que a organização e a qualidade do futebol paulista sejam coisas de outro mundo. Isso com certeza não! Poderíamos ficar linhas e mais linhas analisando os problemas deste campeonato. Aqui também existem dirigentes mal intencionados, bem como um planejamento repleto de erros de fórmula e composição do campeonato. Mas o Cariocão, ano após ano, consegue ficar pior do que era e isso também reflete nos jogadores, que cada vez mais insatisfeitos com a situação, decidem procurar novos campos para jogar o seu futebol. Agora é esperar os campeonatos começarem para ver se a escolha foi bem ou mal feita. Tanto para clubes, como principalmente para os jogadores.

Um comentário:

Saulo disse...

Isso é coisa do futebol.