Originário do Mato Grosso do Sul, mais precisamente da cidade de Rimas do Rio Pardo, o atleta de 52 anos veio ainda jovem para Bauru onde firmou suas bases tanto nos esporte quanto na carreira profissional. Nos anos 70 e 80 jogou futebol de salão pelo SESI e defendeu o Noroeste no Atletismo durante os Jogos Abertos do Interior, porém foi no Jiu-Jitsu que este poli atleta de idade aparentemente avançada, mas com disposição de iniciante começou a colher os frutos da dedicação e do preparo físico e psicológico.
Técnico do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP) , o lutador concilia a paixão pelo esporte e a carreira acadêmica de mais de 25 anos.
Em entrevista para o Opinião FC, Ovídio dos Santos Sobrinho conta um pouco de sua trajetória dentro e fora do tatame.
O Campeão Ovídio divide os treinos e os campeonatos com a profissão de técnico em bioquímica
Opinião FC – Como você descobriu o Jiu-Jitsu?
Ovídio dos Santos - Comecei no esporte em 2000. Eu sofri uma fratura no fêmur esquerdo praticando atletismo e decidi investir em outro esporte. Dentre as modalidades que visualizei, optei pelo Jiu-Jitsu, que é um esporte mais chão e que não exigia muito da perna.
Opinião FC – Como foi à busca por resultados no início da carreira?
Ovídio dos Santos Sobrinho - Nunca tive cobrança forte em cima de resultados. Fui cobrado sim sobre a freqüência e isso fez com que eu criasse uma disciplina que se estende ao trabalho, em casa e na alimentação. Nós que treinamos diariamente na academia nos tornamos uma grande família.
Opinião FC – O que o Jiu-Jitsu trouxe de ensinamentos para você?
Ovídio dos Santos Sobrinho – Eu mudei minha maneira de ver o mundo. Antes eu disputava o atletismo e não parava para pensar em filosofia de vida ou algo mais. Eu saia correndo e não ligava pra mais nada. Eu podia comer de tudo e fazer de tudo. A partir do momento que comecei a praticar o Jiu-Jitsu, passei a me alimentar com comidas mais balanceadas e saudáveis. A filosofia que está por trás da arte marcial ajuda no dia-a-dia e me traz muita concentração no trabalho e em casa.
Opinião FC – Como foi para você a conquista Sul-americano?
Ovídio dos Santos Sobrinho – Eu nunca tinha disputado o Sul-americano. Para mim, a conquista foi uma surpresa e uma experiência a mais na minha vida. Conheci vários atletas de outras confederações além de encontrar pessoas já conhecidas da Confederação Brasileira, e isso é muito bacana. Meu treinador Júnior sempre me dizia que eu estava melhorando a cada dia, mas mesmo assim eu não esperava vencer. Parei meus treinamentos para o Mundial por causa deste Sul-americano e me sentia um pouco “amarrado”, porém meu treinador me disse: ”Confia no seu jogo que vai dar tudo certo!”, e graças a Deus foi o que aconteceu.
Opinião FC – Qual o sentimento de levar o nome de Bauru para o alto do podium?
Ovídio dos Santos Sobrinho – Quando eu chego em campeonato as pessoas não falam: “Olha o Ovídio ali!”, eles falam: "Olha o cara de Bauru!”, e isso é muito gostoso. Quando eu chego em um campeonato, eu visto a camisa de Bauru. Eu sou bauruense apesar de ter nascido no Mato Grosso do Sul. Sou filho adotivo de Bauru.
Opinião FC – Onde o esporte se destaca mais no Brasil?
Ovídio dos Santos Sobrinho – Sem dúvida, o esporte é mais difundido no Rio de Janeiro. Graças à família Gracie, que saiu de Belém do Pará para o Rio, o Jiu-Jitsu cresceu muito por lá e é o local onde se encontram os “bam-bam-bans”, porém Bauru está surgindo e colocando gente no alto do podium junto com eles também.
FICHA
Nome: Ovídio dos Santos Sobrinho
Nascimento: 05/07/1955
Cidade Natal: Ribas do Rio Pardo – MS
Campeão Mundial Sênior - 2002
Campeão Sul-americano Sênior - 2007
Campeão Brasileiro Sênior – 2005 2006 e 2007.
Campeão Brasileiro no Absoluto – 2007
Campeão Sênior do Interior de São Paulo – 2002
Campeão Estadual Sênior pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu – 2002, 2003, 2004.
Campeão do Circuito Paulista de Federação do Estado de São Paulo – 2005
Campeão do Circuito Paulista pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu – 2006
Vice Campeão Mundial Sênior – 2003, 2004, 2005 e 2006.
Vice Campeão Brasileiro no Absoluto – 2005 e 2006
Vice Campeão Brasileiro Sênior - 2004
3º lugar no Mundial Absoluto – 2003 2005 e 2006.
3º Lugar no Campeonato Brasileiro Sênior – 2003
3º Lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto – 2003 e 2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário