7.6.07

Para lavar a alma

time do Fluminense campeão da Copa do Brasil 2007

Por mais que alguns comentaristas não queiram dar o braço a torcer, temos que dar os parabéns para Renato Gaúcho e valorizar seu trabalho que resultou na conquista da Copa do Brasil pelo Fluminense no após o confronto contra Figueirense.

Primeiro título na carreira do treinador, a Copa do Brasil presenteia o gaúcho de Guaporé que começou como técnico do Madureira em 2000 de maneira um pouco apagada. Após deixar o clube, Renato assumiu interinamente o Fluminense em 2002, onde após indas e vindas ficou até o final do ano de 2003. Muito criticado pela postura de “amigão” dos jogadores, o técnico sempre deixou claro sua preferência por clubes do Rio de Janeiro, talvez pela proximidade com o mar, porém ao seu lado, por coincidência ou não, a figura de Romário se fez presente, tanto na primeira passagem pelo Fluminense em 2004 quanto no seu trabalho no Vasco da Gama durante o ano passado, que rendeu o vice-campeonato da Copa do Brasil e o 6º lugar no Campeonato Brasileiro.

Comandando o Vasco no Carioca deste ano, o treinador chegou na semifinal da Taça Guanabara, onde foi eliminado nos pênaltis pelo Flamengo após empate em 1 a 1, e na semifinal da Taça Rio, a qual perdeu também nos pênaltis para o Botafogo depois de empata em 4 a 4 no tempo normal. Mesmo após o bom trabalho desempenhado no limitado cruzmaltino, o técnico decidiu deixar o clube após a perda do carioca e assinou contrato com o Fluminense, que fez uma campanha medíocre no torneio. Ao assumir o cargo de Joel Santana no tricolor carioca, o foco passou a ser obviamente, a Copa do Brasil.

Se o título que já estava batendo na porta decidiu aparecer para Renato Gaúcho, azar do virtuoso Figueirense, que demonstrou ser uma equipe muito bem montada pelo treinador Mário Sérgio, e que com certeza fará um bom Campeonato Brasileiro este ano. “Foram verdadeiros guerreiros, tenho orgulho deles”, foi o que o técnico disse sobre o elenco após a derrota por 1 a 0 no Orlando Scarpelli, enfatizando a forma com que a competição foi encarada pelo time.

O gol de Roger no início do jogo desestabilizou o Figueira, que vinha com uma proposta de jogar no contra-ataque após o empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro. Os catarinenses passaram a buscar o gol de maneira afobada e mesmo com alguns lances de perigo, não houve uma real oportunidade de empate, o que enaltece a postura tática adotada em campo pelo Flu durante os noventa minutos.

A Copa do Brasil foi vencida pela segunda vez seguida por um carioca, assim como no ano passado onde o Flamengo se sagrou campeão em cima do Vasco, permitindo o acesso do Fluminense à Libertadores do ano que vem. Ao Figueirense resta o reconhecimento pela campanha e pela motivação do grupo, que mesmo com algumas limitações conseguiu chegar no ponto mais alto de sua história dentro do cenário nacional.

3 comentários:

Anônimo disse...

É inegável que a chegada de Gaúcho deu ânimo ao combalido Fluminense. E na base da vontade, o Flu foi chegando...e mereceu o ´titulo, principalmente pq o Figueirense não conseguiu se impor em casa, no jogo mais importante de sua história.
Mesmo com eus devidos mérito, Renato ainda tem que comer muito feijão pra mudar o conceito que tenho dele...e veremos sua capacidade de montar um bom time, já que ele terá o Brasileirão pra montar o time pra Libertadores 2008.

Arthur Virgílio disse...

Renato Gaúcho em 45 dias transformou um elenco desacreditado em um grupo campeão, sem dúvida tem méritos nisso. Mas, ao final do jogo, como de praxe quando abriu a boca só saiu m...

Precisa enfatizar mais os jogadores e não ele e também criticou demais Florianópolis, uma cidade que lhe acolheu muito bem.

Sidarta Martins disse...

Agora, o Flu precisa planejar pra libertadores do ano que vem.