16.6.07

Pinta de campeão?

O líder Botafogo vem mostrando o futebol mais vistoso desse Brasileirão. E a torcida alvinegra já começa a sonhar com o título nacional.

A acachapante goleada do Botafogo frente ao Vasco fez com que todos os comentaristas do mundo futebolístico se perguntassem: Apareceu o campeão? Talvez. Mas é melhor irmos com calma. Mas uma coisa há de ser dita. Dentre todos os participantes da 1ª Divisão Nacional, o Botafogo foi aquele que apresentou o futebol mais vistoso. Dá gosto ver o clube alvinegro em campo.

Mesmo com um elenco limitado, o Fogão conseguiu montar um esquema tático ofensivo e articulado. Cuca faz o Bota marcar o adversário sob pressão e orienta seus jogadores sobre a necessidade de terem certo dinamismo durante o jogo. A mobilidade de seus jogadores nos faz acreditar que o time entra com dois ou três jogadores a mais. Se utilizarmos como exemplo o clássico desta última quarta, veremos que não estou exagerando: mesmo com a expulsão de Lúcio Flávio, aos 28 minutos da etapa final, o alvinegro não recuou e continuou jogando contra os cruzmaltinos sob condições de igualdade.

Além disso, Cuca conseguiu reabilitar vários jogadores. Lúcio Flávio é um bom exemplo disso. Ao lado do habilidosíssimo Zé Roberto, o meia apresenta um futebol de toques refinados e bons lançamentos. Lembra aquele promissor Lúcio Flávio, revelação do Paraná Clube de 1997. Até o próprio Zé Roberto melhorou. Parou de ser reconhecido apenas como um jogador-problema, que vive nas baladas arrumando confusão. Hoje, é um atleta mais maduro e já tem, inclusive, nohall suficiente para ser lembrado na Seleção Brasileira.
E não é só isso. Dodô está numa grande fase e está marcando gols atrás de gols. Ao lado de Alex Mineiro, adquiriu o status de melhor atacante do país. O capitão Túlio esbanja raça e disposição física; o arqueiro Júlio César saiu do ostracismo e surgiu como uma provável promessa; Juninho tem se destacado na zaga. Todo mundo tem feito sua parte e jogado bem.

O desempenho dos cariocas em 2007 é muito bom. Após 32 partidas, o time acumula 18 vitórias, 11 empates e apenas três derrotas (aproveitamento de 67,7% dos pontos disputados). Mas os problemas começam diante das circunstâncias destas derrotas.
Isso explica porque o Botafogo só conquistou a Taça Rio, neste ano. Vacilos contra equipes frágeis (como nas derrotas para o Boavista e para o América), desleixo em partidas decisivas (vide a derrota no jogo de ida da Copa do Brasil contra o Figueirense) e um pouco de azar (derrota na final do Carioca nos pênaltis) são algumas explicações.
A verdade, porém, é que falta algo no Bota. Reservas que possam substituir os titulares à altura ou talvez, um pouco da tão aclamada “sorte de campeão”. Não sei dizer o que é. A diretoria botafoguense tem consciência disso e contratou três reforços defensivos para manter o sucesso da equipe: o zagueiro-revelação Renato Silva, ex-Flamengo, além dos laterais Alessandro, ex-Atlético-PR e ex-São Caetano e Moreno, ex-Corinthians.

E não podemos esquecer mais uma agravante. O sucesso da agremiação carioca faz com que algumas de suas principais peças despertem o interesse do voraz mercado europeu. Veiculam que o próprio treinador Cuca, negou recentemente uma proposta milionária para treinar os árabes do Al Ittihad. Será que todos terão a mesma postura? Dificilmente. Assim sendo, só nos resta “pagar para ver” se o Bota realmente tem fogo para permanecer na ponta do Brasileirão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já virou lugar comum na crônica esportiva dizer que dá gosto de ver o Fogão jogar. Mas dá mesmo!

Sidarta Martins disse...

Xi... como vc coloca, manter um elenco forte no Brasil é complicado. E, pra piorar, os reservas do bota nem são tão bons assim.

Arthur Virgílio disse...

O Botafogo só não fez gol em duas partidas na temporada. Joga pra frente e tem um futebol envolvente.

Se não perder jogadores para a janela da Europa é um sério candidato ao título.

janao disse...

Os fatos são claros. Ele é o melhor até agora... Mas como boa rubro-negra, rezo para que esse elenco, bem articulado, porém fraco, precise de seu banco de reservas que por ironia, vai de mal a pior... =)

André Augusto disse...

Em meio a um Brasileirão de nível técnico tosco, o Botafogo, que prioriza o toque de bola, se sobressai entre os outros 19.

Se eles sobreviverem ao mercado europeu, são fortes candidatos ao título.

Felipe Moraes disse...

Estou gostando do comportamento deste time do Botafogo. Prioriza o jogo ofensivo e rápido e tem feito partidas brilhantes neste brasileiro.
Tomara que a diretoria tenha o mesmo brilho e mantenha o elenco até o fim do campeonato.

Um Abraço, Felipe Leonardo