15.6.07

Três seleções e um destino

Essa semana marca o início da preparação dos "Brasis" para diversas competições no cenário internacional. A Seleção Brasileira principal treina para a Copa América, que será disputada na Venezuela. Polêmicas à parte, o Brasil de Dunga terá seu primeiro teste de fogo numa competição importante e o técnico precisa dar uma cara à Seleção. Sem Ronaldinho e Kaká, essa Copa América pode ser o marco inicial para a afirmação de jogadores na equipe canarinho, como Diego, Naldo e Fred, por exemplo. Melhor jogador do Campeonato Alemão, Diego terá a chance de mostrar o seu valor na equipe de Dunga, já que não terá a sombra dos "cativos" Kaká e Gaúcho. Já Naldo, que fez boas partidas nos amistosos contra Turquia e Inglaterra, também parece garantir seu nome entre os titulares. Por fim, Fred pode começar a cravar seu espeço no ataque, vago desde o fracasso da seleção na Copa da Alemanha. E o alento para que esses jogadores possam fazer boa Copa América é a edição anterior, de 2004. Nomes como Juan, Júlio César e Adriano começaram a escrever seus nomes na Copa de 2006 após ajudarem o Brasil a conquistar a competição continental.

Já a Seleção sub-20, dirigida por Nélson Rodrigues, treina para o Mundial da categoria, que será disputado no Canadá entre os dias 30 de junho e 22 de julho. Também treinando na Granja Comary, os jogadores da sub-20 além de se prepararem para o Mundial, motivam-se pelo fato de estarem sendo observados de perto por Dunga. Depois do fracasso no último Mundial em 2005, onde o Brasil não empolgou e foi eliminado nas semis pelos argentinos (lembram-se da dupla de ataque Bobô-Diego Tardelli?), essa seleção de base é uma das mais promissoras dos últimos anos. Jogadores como o lateral-esquerdo Marcelo, os meias Renato Augusto, Willian, Carlos Eduardo e Lucas e os atacantes Jô e Alexandre Pato podem começar a garantr vaga na Seleção que disputará as Olimpíadas de Pequim. E os holofortes dessa seleção estão voltados ao atacante Alexandre Pato, que será muito bem observado pelos clubes europeus, vorazes por contratações para a temporada 2007/2008. Fontes dão o interesse do Chelsea no craque, numa proposta que beira a soma de 25 milhões de dólares. Um bom Mundial de Pato pode ser o detalhe que falta para Abramovitch meter a mão na carteira e bater o martelo pelo craque colorado.

E outra Seleçãozinha também comecará sua preparação, a sub-17 do técnico Lucho Nizzo. Visando os jogos Pan-Americanos do Rio e o Mundial da categoria, que será jogado na Coréia do Sul, alguns desses jogadores desse elenco podem começar a sonhar com vaga na Seleção olímpica. Os expoentes principais dessa equipe são o meia Lulinha (Corinthians) e os laterais gêmeos Rafael e Fábio (ambos do Fluminense). Lulinha se destacou com boas participações na Copa São Paulo e pela artilharia do Sul-Americano sub-20 deste ano. Já os laterais do Flu consistem numa grande aposta da equipe das Laranjeiras para o futuro, sendo que a imprensa noticiou o interesse do Manchester United pela dupla.
Competições diferentes, mas com um ideal comum a todos que vão vestir a amarelinha: firmar-se na seleção canarinho - ou começar a escrever seu nome nela - para a Copa de 2010.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Competições distintas, mas que em todas nossa seleção está recheada de boas promessas. Na promessa também aposto muito em Diego. Espero que o jogador do Werder faça grandes jogos e possa tirar o lugar de Ronaldinho Gaúcho na seleção.

A seleção sub-20 tem muitos atletas de qualidade e alguns inclusive, já atuando na Europa, o que comprova o exôdo de jovens talentos cada vez mais cedo para fora do País.

Loucos do blog disse...

Pelo o que eu vi nos amistosos essa Copa America vai ser muito dificil de ganhar. Mas ainda temos esperança que esse time possa melhorar.