28.6.07

Se é Bayern... é bom??

Caras novas: Será que Luca Toni e Franck Ribery conseguirão reerguer o Bayern?

O Bayern de Munique iniciou a temporada passada com apenas um pensamento: mostrar sua hegemonia local conquistando, pela quarta vez em sua história, três Campeonatos Nacionais consecutivos. Com o título da Bundesliga assegurado, uma boa campanha na Champions League seria conseqüência. Contudo, a temporada acabou, o time não engrenou sem Ballack e o sonho do tri caiu no esquecimento.
A pífia campanha da equipe bávara (18 vitórias, 6 empates e 10 derrotas) trouxe efeitos ainda piores. Ao ficar na quarta colocação (a dez pontos do campeão Schalke), o Bayern sequer alcançou a zona classificatória para a Champions League.
O vexame fez o presidente do clube, Franz Beckenbauer, abrir os olhos e as mãos. Insatisfeito com o desempenho de algumas estrelas, o Kaiser decidiu ir às compras e, não à toa, fez o time de Munique ser aquele que mais adquiriu novos atletas até o momento.
Inicialmente, o Bayern repatriou o meia Zé Roberto (melhor jogador no Brasil neste ano) e realizou um sonho antigo: contratou, enfim, o habilidoso meia Ribery, ex-Marselha. Além deles, chegaram duas revelações da seleção Sub-20 alemã: o lateral Marcell Jansen (ex-Borusia Monchengladbach) e o avante Jan Schlaudraff (ex-Alemania Aachen).
Mas a maior novidade do Bayern ficou reservada ao ataque. A dupla detentora de 25 gols na Bundesliga 2006/2007 foi embora: Cláudio Pizarro se mandou para o Chelsea, enquanto Makaay fez as malas e retornou a sua pátria para defender o Feyenoord. Em seus lugares, chegaram dois novos goleadores: o italiano Luca Toni (ex-Fiorentina) e o alemão Miroslav Klose (ex-Bremen).
A atual ordem no time de Munique é privilegiar a juventude. Dessa maneira, apostas como Lahm, Schweinsteiger, Ottl, Podolski e Rensing ganham prestígio no clube. Em contrapartida, alguns jogadores, outrora irretocáveis, poderão ser negociados ou relegados ao banco de reservas. O brasileiro Lúcio, que cansou de dar declarações polêmicas durante o ano, o lateral Sagnol, o grandalhão Santa Cruz e o veteraníssimo Oliver Kahn têm tudo para se tornarem as primeiras vítimas dessa nova ideologia.
Ninguém duvida que no papel o time é bom e tem trazido ótimos jogadores. Uma pergunta, porém, torna-se inevitável: será que esse promissor elenco conseguirá fazer com que o clube retorne à elite européia?

6 comentários:

André Augusto disse...

O Bayern trouxe bons reforços e tem tudo para retomar a sua hegemonia na Alemanha. Pena que além do Alemão, eles só disputam Copa da UEFA esse ano...

Anônimo disse...

O novo elenco do Bayern realmente é bastante bom. Porém, nem sempre esses elencos tornam-se campeões. Nesta temporada mesmo, o elenco do Bayern já era melhor que os do Stuttgart e do Schalke (que ficaram na freente do Bayern), no mínimo.

Arthur Virgílio disse...

Apesar das declarações, Lúcio é muito respeito e deve inclusive receber a faixa de capitão de Khan.

Khan, Sagnol, Lúcio, Ottl, Lahm, Zé Roberto, Schweinsteiger, Riberry, Podolski, Klose e Toni. Um timaço.

Anônimo disse...

Já estava mesmo na hora de Santa Cruz arrumar as malas e se mandar do Allianz Arena. Não dá para entneder como um centroavante tão inoperante como ele se manteve tanto tempo no clube.

Anônimo disse...

O Bayern De Munique não é o Bayern da marca...o Bayern da marca é o Leverkusen..por isso o título não faz sentido!

André Augusto disse...

Não foi eu quem escreveu o post, mas creio que a inteção do Barretos foi fazer um trocadilho pois Bayern e Bayer são palavras cognatas.
Por isso, o trocadilho do título, ok?
Mas valeu pelo comment, sempre é legal esclarecer certas coisas que possam gerar algum tipo de dúvida.