15.9.10

Especial Champions League 2010/11 - Grupo H

Arsenal
Meninos de Wenger


Depois da novela envolvendo a transferência de Fábregas para o Barcelona - o jogador queria, forçou a saída, mas o clube inglês não liberou (na minha opinião, decisão correta tanto tecnicamente como profissionalmente - se o Barça e jogador queriam tanto, por que não se pagou a multa recisória?), o técnico Wenger manteve a sua espinha dorsal das últimas temporadas.

Se não perdeu a sua estrela e capitão, alguns veteranos, como Silvestre, Gallas, Senderos e Mérida, ou mesmo o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, deixaram o Emirates, e nenhuma contratação de impacto foi feita para reforçar a equipe. Ou seja, o treinador francês terá que continuar a trabalhar com os seus jovens talentos, e lapidar mais alguns, para buscar alguma coisa no torneio.

O que não é suficiente. Apesar de contar com bons jogadores, não tem um time tarimbado o suficiente para enfrentar os grandes. Prova é a edição passada da Liga dos Campeões. Em um grupo com equipes menores, como agora, passeou e classificou-se sem problemas, o mesmo acontecendo nas oitavas, contra o Porto. Nas quartas, contra o Barcelona, foi goleado. A tendência é que o filme se repita.

Arsenal Football Club
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: vice-campeão, em 2005/06
Time Base: Almunia; Sagna, Koscielny, Squillaci e Clichy; Diaby (Wilshere), Denilson, Nasri (Walcott), Fábregas e Arshavin; van Persie (Bendtner). Técnico: Arsene Wenger
Ele é o cara! Capitão e líder da equipe, Fábregas é o maior astro do Arsenal. Habilidoso, técnico e bom finalizador, também pode jogar mais recuado, ajudando na marcação, ou servindo os atacantes na frente.
Olho nele: Num time com tantos jovens, é difícil escolher um. Mas meia Aaron Ramsey, de apenas 19 anos, é uma das grandes promessas de Wenger. Em fevereiro, no entanto, sofreu uma entrada criminosa e quebrou a perna. Resta saber se voltará a jogar com a mesma desenvoltura que vinha apresentando.
Tem brasuca aí? Denilson (meio-campista)
Pontos fortes: É um time jovem, técnico e muito veloz. Os jogadores se movimentam bastante e jogam de forma vistosa, trabalhando bem a bola, principalmente pelas laterais do campo.
Pontos fracos: Faltam jogadores mais experientes, principalmente em uma competição como a Liga dos Campeões. Além disso, o sistema defensivo não tem o mesmo destaque do ataque.


Shakhtar Donetsk
Agora é a vez do torneio principal


O Shakhtar Donetsk foi o vencedor da Copa Uefa da temporada 2008/09, que passou a se chamar Liga Europa na edição seguinte, com um time recheado de brasileiros. Para este ano, essa situação não mudou: Jadson, Willian, Alex Teixeira, Luiz Adriano, Douglas Costa e Fernandinho (os dois últimos convocados por Mano para a Seleção - Fernandinho quebrou a perna e só deve retornar aos gramados em 2011), além de Marcelo Moreno (ex-Cruzeiro) e Eduardo da Silva, que protagonizará um reencontro com o Arsenal pouco mais de três meses depois de deixar o time londrino.

É um time que gosta de jogar no ataque e conta com jogadores velozes. A língua acaba facilitando no entrosamento, já que a base é tupiniquim. Como já estão há bastante tempo no país, a comunicação com os companheiros não é um problema. Apesar de nao disputar o principal torneio do continente há dois anos, acostumou-se a jogar a Liga Europa e adquiriu uma boa bagagem e experiência. Em boa fase, está invicto no campeonato nacional: tem sete vitórias e um empate, e está no topo da tabela. Tem potencial para ficar com a segunda vaga do grupo.

Football Club Shakhtyor Donetsk
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: terceiro lugar na fase de grupos, em 2008/09
Time Base: Pyatov; Srna, Rakitskiy, Kucher e Rat; Gay, Hubschman, Jadson (Alex Teixeira), Willian e Douglas Costa (Moreno); Luiz Adriano (Eduardo). Técnico: Mircea Lucescu
Ele é o cara! Com a lesão de Fernandinho, Willian, ex-Corinthians, passa a ser o principal jogador e articulador das jogadas ofensivas do time ucraniano. Mais experiente, o meia é habilidoso e capaz de deixar os companheiros em condições de marcar.
Olho nele: o meia-atacante Douglas Costa, 20 anos, surgiu com grande destaque no Grêmio, mas não manteve as boas atuações e passou a entrar pouco na equipe. Negociado com o futebol ucraniano, tem a chance de mostrar que não foi bem aproveitado na equipe gaúcha.
Tem brasuca aí? Jadson, Willian, Alex Teixeira, Douglas Costa e Fernandinho (meio-campistas), Luiz Adriano e Eduardo da Silva (naturalizado croata) (atacantes)
Pontos fortes: Willian é o organizador da jogadas, mas conta com o apoio dos outros brasileiros. Utiliza bastante as jogadas em velocidade e costuma atuar bem em casa. Tem relativa experiência em torneios continentais.
Pontos fracos: o nível da competição europeia é diferente do Ucraniano, ou seja, a equipe precisa aprender a jogar mais defensivamente, sem deixar muitos espaços com as constantes subidas dos jogadores mais defensivos.


Sporting Braga
O "Brasil" na Liga dos Campeões


Sem nenhum medo, podemos dizer que o Braga é o Brasil no nobre torneio europeu. Nada menos que 17 jogadores da aquipe nasceram deste lado do Atlântico - "apenas" 13 foram inscritos. O goleito Felipe, depois de polêmica negociação com o Corinthians para sair do clube, é titular. O pequeno Braga está na competição depois de ter surpreendido na temporada passada, ao terminar com o vice-campeonato português, deixando de fora o Porto. Pelo 2º lugar, precisou passar pelas fases eliminatórias, e voltou a mostrar que a campanha de 2009/10 não foi questão de sorte.

Primeiro, passou pelo tradicional Celtic, ganhando a primeira partida por 3 a 0, em casa, e administrando o duelo da volta, perdendo por 2 a 1. Na fase seguinte, passou pelo favorito Sevilla com duas vitórias: 1 a 0, em Portugal, e 4 a 3 na Espanha. O destaque nas partidas foi os brasileiros Lima e Matheus, com três gols cada nas quatro partidas. Para a fase de grupos, pode surpreender, mas é mais provável que dispute com o Partizan um lugar na Liga Europa.

Sporting Clube de Braga
Status: Liga Europa
Melhor resultado na UCL: estreante
Time Base: Felipe; Miguel Garcia, Rodríguez, Moisés e Echiejile; Viana, Vandinho, Paulo Rosales, Alan e Luis Aguiar; Matheus. Técnico: Domingos Paciência
Ele é o cara! O atacante Matheus nunca teve destaque no Brasil. Começou a carreira no Itabaiana, do Sergipe, e foi cedo para Portugal. Mas foi nesta temporada, com os decisivos gols na fase de classificação para o torneio, que chamou atenção. Rápido e oportunista, o jogador é a esperança no ataque do time luso.
Olho nele: Élton foi o destaque do Vasco na Série B em 2009, sendo um dos artilheiros da competição. Neste ano, não repetiu as boas atuações e ainda se envolveu com problemas extra-campo. Em Portugal, tem a chance de dar a volta por cima.
Tem brasuca aí? Artur e Felipe (goleiros), Paulão, Moisés e Léo Fortunato (defensores), Mossoró, Leandro Salino, Alan e Vandinho (meio-campistas), Paulo César, Lima, Élton e Matheus (atacantes)
Pontos fortes: Clube pequeno, o Braga nem esperava chegar à fase de grupos da competição. Agora que chegou, atua sem grandes responsabilidades, podendo surpreender. Sabe jogar fechado esperando a hora certa para sair nos contra-ataques.
Pontos fracos: Inexperiente e sem tradição, tem que tomar cuidado para não virar "presa" fácil para os adversários. Limitado tecnicamente, o time luso não tem muitas variações táticas para mudar o panorama de uma partida.

Partizan
Hora de vencer fora de casa


Dono de uma das torcidas mais fanáticas do continente europeu, o clube da capital sérvia retorna à fase de grupos da Copa dos Campeões após seis anos de ausência, graças ao título nacional. Na fase eliminatória, precisou passar por Pyunik Erevan, da Armênia, e HJK Helsinki, da Finlândia, com quatro vitórias. Na última fase, derrubou o tradicional Anderlecht nos pênaltis: foram dois empates por 2 a 2 e vitória nas penalidades máximas disputadas em território belga.

Em sua segunda participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Partizan não entra com as expectativas muito altas. Uma vaga na Liga Europa já seria um feito. A campanha do título da equipe no Campeonato Sérvio foi marcada pelos muitos gols marcados e poucos sofridos. Transforma o seu estádio em um caldeirão - na sua única participação, em 2003/04, não perdeu nenhum jogo em casa - foram três empates com Real Madrid, Olympique de Marselha e Porto (viriam a ser os campeões), o que pode ajudar bastante na busca pela inédita vaga na fase final.

Fudbalski klub Partizan
Status: Azarão
Melhor resultado na UCL: quarto lugar na fase de grupos, em 2003/04
Time Base: Stojkovic; Miljkovic, Krstajic, Savic e Lazevski; Petrovic (Jovic), Tomic, Almami Moreira e Ilic; cléo e Iliev (Bogunovic). Técnico: Aleksandar Stanojevic
Ele é o cara! O atacante Cléo o principal atleta do time sérvio. Fez oito gols nos seis jogos eliminatórios para a fase de grupos. No Brasil, teve algum destaque no Atlético-PR, em 2005. Já foi convidado a se naturalizar para defender a seleção da Sérvia.
Olho nele: O lateral esquerdo Aleksandar Lazevski, 22 anos, é um bom jogador, principalmente na parte defensiva. Já foi chamado para a seleção da Macedônia.
Tem brasuca aí? Cléo (atacante)
Pontos fortes: Em Belgrado, é um adversário difícil de ser batido.
Pontos fracos: Se joga bem em casa, não costuma impor dificuldade jogando longe da Sérvia - em 2003/04, perdeu as três partidas como mandante.

Nenhum comentário: