7.9.10

Especial Champions League 2010/11 - Grupo B

Lyon
O título que falta


Depois de ver o seu reinado no país ter fim em 2008, após sete títulos nacionais consecutivos, parece que o Lyon passou a dar mais atenção ao torneio continental e, com isso, foi mais longe. Paradoxalmente, com um time inferior ao das conquistas no Francês, o Lyon alcançou seu melhor resultado na última temporada, quando caiu nas semifinais diante do Bayern de Munique. Com a eliminação do Sevilla na fase classificatória, foi para o sorteio dos grupos como cabeça de chave, o que deve facilitar a caminhada do clube na competição.

Para esta temporada, a equipe trouxe o meia Yoann Gourcuff (ex-Bordeaux), estrela francesa que foi muito bem nos últimos anos mas que, assim como todos os companheiros, foi um desastre no Mundial da África do Sul. Também trouxe o atacante Jimmy Briand (ex-Rennes). O que mais chama a atenção, no entanto, é a saída de Sidney Govou para o Panathinaikos, da Grécia. O jogador foi formado no clube e passou a ser o capitão depois da saída do brasileiro Juninho Pernambucano. Mesmo não sendo nenhum craque, era uma referência, e o time deve sentir a sua falta, pelo menos no início da temporada.

O Lyon não começou bem o Francês, sofrendo duas derrotas nos quatro primeiros jogos, e ainda perdeu o meia Ederson por pelo menos 5 meses, lesionado. Se tomarmos os recentes resultados como parâmetro, o técnico Claude Puel pode repetir a "estratégia" de 2009/10 e focar o objetivo para a Liga dos Campeões, para tentar chegar pela primeira vez à decisão do torneio.

Olympique Lyonnais
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: Semifinalista, em 2009/10
Time Base: Lloris, Gassama, Cris, Toulalan e Cissokho; Gonalons, Pjanic, Delgado (Gourcuff) e Michel Bastos; Briand e Gomis (Lisandro Lopez). Técnico: Claude Puel
Ele é o cara! Gourcuff chegou nesta temporada para ser o maestro da equipe, mas ainda não apresentou o futebol pelo qual chegou a ser apontado como o sucessor de Zidane. Tanto que ainda não tem a titularidade garantida. Apesar disso, é um bom jogador, que organiza bem o time e é mortal nas jogadas de bola parada.
Olho nele: O zagueiro Dejan Lovren tem apenas 21 anos e já faz parte da seleção croata. Forte e alto, pode fazer uma boa dupla com o experiente Cris.
Tem brasuca aí? Cris (zagueiro), Michel Bastos e Ederson (meio-campistas)
Pontos fortes: É uma equipe que sabe usar o fator campo. O goleiro Lloris é muito bom e foi um dos poucos que se salvaram do fiasco francês na Copa do Mundo. É um time entrosado e que utiliza bastante as jogadas pelas laterais do campo, principalmente com o brasileiro Michel Bastos.
Pontos fracos: Não tem nenhum grande jogador que desequilibre, o que é fundamental na fase de mata-mata. Gourcuff é um bom jogador, mas não tem a capacidade de carregar o time nas costas. Sem ajuda, tende a se esconder. Ainda não se acertou na temporada.

Benfica
Voltar a ser grande na Europa


O Benfica montou um grande time e foi campeão português na temporada passada, acabando com a hegemonia do arquirrival Porto, que vinha de quatro conquistas consecutivas. Agora, é a hora de voltar a ser grande no Velho Continente. Para isso, a equipe de Lisboa, ausente da competição nas duas últimas edições, terá que superar duas importantes baixas no elenco: seus principais jogadores, o brasileiro Ramirez e o argentino Di Maria, foram para o Chelsea e Real Madrid, respectivamente, e farão muita falta, já que o time não fez nenhuma grande contratação para substituir suas estrelas, apesar do bom dinheiro obtido com as transferências.

A grande força da equipe, portanto, deve permanecer na boa dupla de zaga formada pelos brasileiros Luisão e David Luiz. O segundo, aliás, chamou a atenção pela excelente temporada e por pouco não foi outro a deixar o Estádio da Luz, já que foi alvo, ou pelo menos especulado, de grandes times europeus. O ataque, formado por Saviola e Cardozo, teve uma das melhores médias de gols na Europa em 2009/10 e deve continuar a ser decisiva.

O Benfica começou o Português com alguns tropeços, que certamente não estavam nos planos do técnico Jorge Jesus. Resultados que não chegam a preocupar, mas servem de alerta, já que a Champions é um torneio menor e, por isso, um vacilo nas primeiras rodadas pode ser fatal para a classificação para as oitavas de final.

Sport Lisboa e Benfica
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: Bicampeão, em 1960/61 e 1961/62
Time Base: Roberto; Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Garcia, Ruben Amorim, Aimar e Gaitán; Saviola e Cardozo. Técnico: Jorge Jesus
Ele é o cara! O jovem David Luiz, de apenas 23 anos, se firmou na defesa e foi um dos principais nomes da equipe na campanha do título. Bom no jogo aéreo e firme na marcação, é o destaque do Benfica - se repetir as atuações da temporada passada, dificilmente fica em Lisboa.
Olho nele: Depois de fazer uma boa temporada e uma Copa do Mundo, o lateral esquerdo Fábio Coentrão, 22 anos, precisa mostrar que amadureceu e que é uma realidade. Seguro na defesa e no apoio ao ataque, vai precisar se desdobrar com a ausência de Di Maria, que costumava cair bastante por seu setor.
Tem brasuca aí? Júlio César (goleiro), Luisão, David Luiz e Sidnei (zagueiros), Airton e Felipe (meio-campistas), e Weldon e Alan Kardec (atacantes)
Pontos fortes: Tem duas duplas muito fortes, na defesa e no ataque. Os brasileiros Luisão e David Luiz foram uma parede, seja por baixo ou em jogadas aéreas. Já os atacantes Saviola e Cardozo são velozes e artilheiros. Se bem municiados pelo meia Aimar, podem definir a partida em poucas oportunidades.
Pontos fracos: Perdeu jogadores importantes na janela de transferências e não trouxe ninguém para as suas posições. Jorge Jesus terá que se desdobrar para achar uma solução caseira.


Schalke 04
Hora de mostrar maturidade


Para a disputa da Champions desta temporada, o Schalke 04 trouxe um reforço que sabe como vencê-la: trata-se do espanhol Raúl, que depois de muitos anos deixou o Real Madrid e rumou ao futebol alemão. Tricampeão do torneio e um dos maiores artilheiros de competições Uefa de todos os tempos, o veterano terá importante papel no caminho para que o time alcance o seu objetivo, que é chegar à fase de mata-mata, de acordo com o treinador Felix Magath. Outro atleta que chegou nesta janela de transferências foi o atacante holandês Klaas-Jan Huntelaar, após uma passagem apagada pelo Milan.

O técnico, aliás, é um capítulo à parte na equipe. Depois de um conflito com um grupo de torcedores, alguns jogadores teriam aderido ao protesto dos fãs contra o comandante, como o goleiro da seleção alemã Neuer. No entanto, outro que vestiu a camisa feita pelos torcedores, Rakitic, negou ter participado da "rebelião". Fato é que o brasileiro Rafinha, que deixou o clube nesta temporada, já havia chamado o treinador de "ditador".

O duelo do Schalke deverá mesmo ser contra o Benfica. Como ficou com o vice-campeonato da Bundesliga na temporada passada, o time alemão classificou-se diretamente para a fase de grupos e ainda não foi testado no continente. Mas os primeiros resultados no campeonato nacional não são animadores: foram duas derrotas em dois jogos, o que mostra que será preciso muito trabalho para ficar com uma das vagas da chave.

Fußball-Club Gelsenkirchen-Schalke 04 e.V.
Status: Europe League
Melhor resultado na UCL: Quartas de final, em 2007/08
Time Base: Neuer; Uchida, Metzelder, Matip e Sarpei; Baumjohann, Rakitic, Jermaine Jones e Farfan; Huntelaar (Eduardo) e Raúl. Técnico: Felix Magath
Ele é o cara! Tricampeão do torneio e artilheiro de competições Uefa, Raúl saiu do Real Madrid para provar que ainda pode jogar em alto nível e que não está acabado para o futebol. Certamente não lhe faltam atributos para tal tarefa.
Olho nele: O meia Ivan Rakitic tem apenas 22 anos, mas veste a camisa 10 e é o cérebro da equipe. Suíço de nascimento, o jogador defende a seleção da Croácia. Está no clube alemão desde 2007 e vem tendo um crescimento de produção ao longo dos anos.
Tem brasuca aí? Eduardo (atacante)
Pontos fortes: Contratou uma dupla de atacantes experiente. Raúl e Huntelaar devem dar trabalho aos defensores rivais, contando com as assistências e a organização do meia Rakitic. No gol, conta com a segurança do goleiro Neuer, titular alemão na Copa do Mundo.
Pontos fracos: O clube alemão trouxe nove jogadores desde a abertura da janela de transferências, o que pode prejudicar no entrosamento do time, fato que pode ser fatal num torneio curto que tem apenas seis jogos na fase atual.


Hapoel Tel Aviv
Presença para ganhar experiência


O time israelense é um dos que fazem o seu debute na fase de grupos do torneio. Para chegar nesta fase, surpreendeu ao passar pelos austríacos do Red Bull Salzburg. Na primeira partida entre as equipes, conseguiu um grande resultado ao vencer o rival por 3 a 2, jogando na Áustria. Em casa, segurou a pressão e, com um empate por 1 a 1, garantiu seu lugar no nobre torneio europeu.

O destaque do time, que venceu o campeonato nacional depois de dez anos, é o goleiro nigeriano Vincent Enyeama, destaque de sua seleção na Copa do Mundo. No mais, é um time com jogadores jovens e inexperientes. Nas palavras do treinador Eli Guttman, os jogadores irão dar tudo para representar o clube com dignidade. Não devem fazer frente aos adversários longe de Israel, mas podem atrapalhar os rivais atuando Estádio Bloomfield.

Moadon HaKaduregel Hapoel Tel Aviv
Status: Zebra
Melhor resultado na UCL: estreante
Time Base: Enyeama; Kende, Douglas da Silva, Badir e Ben Dayan; Zahavi, Yadin, Rocchi e Vermouth; Sahar (Shish) e Merey. Técnico: Eli Guttman
Ele é o cara! O goleiro Enyeama fez um grande Mundial na África do Sul e se mostrou bastante seguro. Depois de impedir que o craque Messi fizesse um gol, tem a missão de parar jogadores menos "perigosos" no grupo. Mas não deve ter vida fácil.
Olho nele: O atacante Ben Sahar tem apenas 21 anos, mas já rodou bastante. Contratado com 17 anos pelo Chelsea, nunca se firmou. Rodou por alguns clubes ingleses, foi vendido ao Espanyol e emprestado ao Hapoel. Jogando em casa, tem a chance de recomeçar e mostrar o futebol que encantou o time inglês.
Tem brasuca aí? Douglas da Silva (zagueiro)
Pontos fortes: Jovem, é uma equipe veloz. Por jogar fechado e na base do contra-ataque, essa característica será bastante explorada pelo técnico Guttman. Também conta com um goleiro em grande fase.
Pontos fracos: Estreante, o Hapoel tem um time inexperiente, fator que certamente irá pesar no desempenho do time.

Nenhum comentário: