11.9.10

Especial Champions League 2010/11 - Grupo F

Chelsea
Agora vai?


O Chelsea dá início, mais uma vez, à sua busca pela tão sonhada taça da Champions, competição que é uma obsessão em Stamford Bridge. Há anos batendo na trave, é difícil dizer o que mais pode ser feito para que a equipe atinja o seu objetivo. Tem uma estrutura excelente, o elenco é grande e qualificado e o treinador, experiente e vencedor. Certamente atributos não faltam. Talvez apenas aquele que o dinheiro não compra: tradição, peso na camisa.

A base é a mesma que conquistou o inédito "double" na temporada passada, com a conquista da Premier League e a Copa da Inglaterra. Todos os setores da equipe contam com bons jogadores - nos últimos anos, no entanto, o clube sofreu com a lesão de muitos atletas, o que prejudicou o seu desempenho na reta final das competições, caso do meio-campista Essien. Alguns veteranos foram liberados, como Joe Cole, Michael Ballack, Ricardo Carvalho e Deco, mas que não devem fazer falta, enquanto o jovem brasileiro Ramires foi contratado - na única contratação de impacto.

E o início da temporada é promissor. Foram três jogos pela liga doméstica, com três vitórias, sendo duas goleadas por 6 a 0, e nenhum gol sofrido. Na última edição do torneio continental, teve o "azar" de enfrentar a futura campeã Inter de Milão logo nas oitavas de final, o que acabou custando ao Chelsea uma eliminação muito precoce.

Chelsea Football Club
Status: Favorito ao título
Melhor resultado na UCL: vice-campeão, em 2007/08
Time Base: Petr Cech; Paulo Ferreira, Terry, Alex e Ashley Cole; Obi Mikel, Lampard, Essien e Malouda; Drogba e Anelka. Técnico: Carlo Ancelotti
Ele é o cara! Mesmo entre tantos excelentes jogadores, o atacante Drogba se destaca. Alto, forte e técnico, o marfinense é goleador e oportunista. Em grande fase, já fez quatro gols em três jogos na atual temporada.
Olho nele: Sturridge é atacante da seleção sub-21 da Inglaterra e mostrou que tem faro de gol. Na temporada passada, correspondeu à confiança de Ancelotti balançando as redes nas oportunidades que teve.
Tem brasuca aí? Alex (zagueiro) e Ramires (meio-campista)
Pontos fortes: É uma equipe forte, com bons jogadores em todas as posições e experientes. Sabe utilizar as jogadas pelas laterais, principalmente pelo lado esquerdo, com Cole e Malouda. Tem um goleiro que passa tranquilidade ao time e vai muito bem nas jogadas pelo alto.
Pontos fracos: A ansiedade por nunca ter vencido a Liga dos Campeões ainda assombra o clube. Seu dono, o russo Roman Abramovich, não esconde de ninguém que o maior objetivo do time londrino é o torneio continental, o que só faz aumentar a já intensa pressão.


Olympique de Marselha
Que os títulos continuem


Depois de 18 anos de jejum, o Olympique de Marselha voltou a conquistar a Ligue 1 na temporada passada. Comandado por Didier Deschamps, ex-jogador da equipe campeã da Champions em 1992/93, o clube de maior torcida na França quer ir mais longe do que na edição passada, quando do ficou em terceiro num grupo que tinha Real Madrid e Milan. O sorteio para este ano foi mais generoso, e a expectativa é grande.

O argentino Lucho González continua a ser o maestro do Olympique, que perdeu o jovem Ben Arfa para o futebol inglês. Para compensar a sua saída, chegaram os atacantes André-Pierre Gignac, jogador que disputou a Copa do Mundo da África do Sul pela França e Loic Rémy, que se juntam ao brasileiro Brandão para compor o setor ofensivo. Conta em seu elenco com atletas experientes, como Heinze, Cheyrou, Cisse, além do jovem Ayew, grande destaque da seleção de Gana no Mundial africano. Briga com o Spartak pela segunda vaga na chave.

Olympique de Marseille
Status: Fase final
Melhor resultado na UCL: campeão, em 1992/93
Time Base: Mandanda; Azpilicueta; Heinze, Hilton e Taiwo; Cisse, Cheyrou e Lucho González; Rémy, Brandão (Gignac) e Ayew. Técnico: Didier Deschamps
Ele é o cara! Lucho González é um meia completo: defende e ataca com a mesma qualidade. Joga com a cabeça em pé e pega muito bem na bola. É o cérebro do time francês.
Olho nele: Filho da lenda africana Abedi Pelé, Ayew é um atacante muito rápido e habilidoso. Campeão mundial sub-20, foi um dos três indicados ao prêmio de melhor jogador jovem da Copa do Mundo (o prêmio ficou com o alemão Thomas Müller).
Tem brasuca aí? Elinton Andrade (goleiro), Hilton (zagueiro) e Brandão (atacante)
Pontos fortes: Deschamps conseguiu montar um time coeso, que sabe se defender com segurança. Possui uma boa mescla de jogadores jovens e experientes. Na frente, com boas opções, o treinador poderá escolher a melhor formação, dependendo do adversário.
Pontos fracos: É um time pouco tarimbado, principalmente para a segunda fase do torneio. O nível do Campeonato Francês é muito inferior ao da Liga dos Campeões, o que pode iludir o torcedor.

Spartak Moscou
Hora de voos mais altos


Maior vencedor do Campeonato Russo, o Spartak Moscou não levanta a taça desde 2001 - na temporada passada ficou com o vice, atrás do Rubin Kazan - mas teve o artilheiro da competição: o brasileiro Welliton, de apenas 23 anos, autor de 21 gols. Na atual temporada, o atacante já soma 15 gols - fez oito nas últimas quatro partidas. Aliás, é no setor ofensivo que a equipe tem a sua principal arma, que ainda conta com Alex, ex-Internacional, para auxiliar no ataque.

Como sempre, os times da Rússia têm um importante aliado na hora de jogar em casa: o frio. Constantemente as temperaturas beiram o 0ºC, com muita neve, o que certamente dificulta para o adversário, ainda que estejam acostumados a baixas temperaturas. Deve brigar com o Olympique pela segunda vaga, mas não pode contar apenas com os resultados no Estádio Luzhniki, em Moscou. Com as mudanças na Uefa, não precisou disputar as eliminatórias e entrou direto na fase de grupos do torneio continental.

Футбольный клуб «Спартак» Москва (Football Club Spartak Moscou)
Status: Liga Europa
Melhor resultado na UCL: semifinal, em 1990/91
Time Base: Sergei Pesyakov; Parshivlyuk, Stranzl, Suchy e Ivanov; Shyeshukov, Ibson, Kombarov, Alex e Bazhenov (Ari); Welliton. Técnico: Valery Karpin
Ele é o cara! Welliton começou a carreira no Goiás mas foi cedo para o futebol russo, onde mostrou seu potencial goleador. Tem 44 gols em 65 jogos pelo clube. Rápido e técnico, não joga fixo, movimentando-se por todo o campo.
Olho nele: O meia georgiano Jano Ananidze completa 18 anos apenas em outubro, mas já chamou a atenção dos clubes europeus, como o Arsenal. É o jogador mais jovem a fazer um gol no Campeonato Russo (tinha 17 anos e 8 dias na ocasião), e é uma das pérolas da equipe.
Tem brasuca aí? Aelx e Ibson (meio-campistas) e Ari e Welliton (atacantes)
Pontos fortes: Tem no setor ofensivo a sua principal arma, sendo o brasileiro Welliton o principal jogador. Equipe veloz, costuma se movimentar bastante para criar espaços para os homens da frente marcarem os gols.
Pontos fracos: Se o ataque é um trunfo, a defesa deixa a desejar. Situação que pode custar uma vaga na próxima fase, já que a equipe precisa conquistar pontos fora de casa se quiser a classificação.

Zilina
Oportunidade para ganhar experiência


O Zilina, atual campeão da Eslováquia, é uma equipe relativamente nova - somente em 1995 chegou ao nome atual, e é mais um time a fazer a sua estreia na fase de grupos da Champions. Para chegar nesse estágio, precisou passar pelo tradicional Sparta Praga, da República Tcheca, vencendo as duas partidas. Antes, já havia eliminado o Birkirkara, de Malta, e o Litex Lovech, da Bulgária.

Não deve impor muitas dificuldades aos rivais do grupo, mas pode ser tornar o fiel da balança para a classificação do Olympique e do Spartak. No campeonato local, mostrou ser uma equipe que ataca e defende com a mesma qualidade - foram 59 gols marcados e apenas 17 sofridos na conquista da temporada passada. Nessa primeira participação, jogam sem nenhuma responsabilidade. Ou seja, o que vier é lucro.

MŠK Žilina
Status: Zebra
Melhor resultado na UCL: estreante
Time Base: Dúbravka; Guldan, Pečalka, Piaček e Mraz; Rilke (Zosak), Baba'de, Jež e Majtan (Poliacek); Ceesay e Oravec. Técnico: Pavel Hapal
Ele é o cara! Róbert Jež é o capitão e líder incontestável do time, tendo sido considerado pela imprensa local o jogador mais importante na conquista do nacional. Meia de 29 anos, é um dos mais experientes da equipe.
Olho nele: Momodou Ceesay, nascido em Gâmbia há 21 anos, é um atacante alto e veloz, e já mostrou seu poder de fogo na competição. Nas fases eliminatórias, marcou gols contra o Litex Lovech e Sparta Praga, sendo que contra este último balançou a rede nas duas partidas.
Tem brasuca aí? nenhum
Pontos fortes: Por ser desconhecido e entrar sem nenhuma pretensão, pode acabar surpreendendo os adversários.
Pontos fracos: A inexperiência é um fator que pesa na Liga dos Campeões.

Nenhum comentário: