21.3.10

Uma questão de evolução

Depois de mais uma difícil vitória do Cruzeiro contra o América-TO pelo Campeonato Mineiro no último sábado, o treinador Adilson Batista admitiu a dificuldade em incentivar seus atletas para a disputa do Estadual, tendo em vista que a equipe disputa a Taça Libertadores ao mesmo tempo. É um dos argumentos daqueles que defendem o fim dos Estaduais. É uma questão polêmica.

O jornalista Juca Kfouri é um dos mais ardorosos defensores dessa idéia, propondo em seu lugar torneios interestaduais, como os extintos Torneio Rio-São Paulo e a Copa Sul-Minas. Mas são muitos que defendem a tradição dos estaduais, dizendo que os pequenos têm a oportunidade de aparecer na TV, jogar contra os grandes e atrair mais receita, estar na vitrine etc.

O fato é, pelo menos na minha opinião, que apenas o Paulistão apresenta alguma dificuldade para os grandes. Nos demais regionais, a diferença é muito grande. Além disso, em estados em que há apenas dois grandes, como em Minas e Rio Grande do Sul, só há um clássico. O torneio inteiro consiste em duelos entre os gigantes e os nanicos. Só para se ter uma ideia, de 1940 até hoje, apenas em três edições Grêmio ou Internacional não ficaram com o título do Gauchão.

Só por esse motivo já seria difícil empolgar os atletas. A disputa simultânea de competições maiores, como a Libertadores, maximiza o problema. Adilson Batista, ex-jogador, comenta a situação. "Estamos há três anos jogando Libertadores e, queira ou não, a motivação é diferente. Humanamente, é normal. Já vivenciei isso como atleta, estou falando por experiência", afirmou.

Sei que cada país tem as suas peculiaridades, mas nao conheço nenhum que tenha campeonatos estaduais como aqui no Brasil. Seja para ajustar o nosso calendário ao europeu, seja para dar mais descanso e proporcionar uma melhor pré-temporada às equipes, acredito que alguma coisa deveria ser mudada.

Mesmo a empolgação da torcida já não é mais a mesma. Claro que o fanático colorado jamais irá aceitar uma derrota para o rival tricolor, o mesmo para o torcedor do Vasco em relação ao Flamengo. Mas cada vez mais o torcedor deixa de ficar bravo por uma derrota no Estadual quando seu time disputa outra competição mais nobre. Foi-se o tempo que era melhor bater o rival do que levantar a Copa do Brasil.

Um comentário:

Azank disse...

Eu acredito que os estaduais sejam importantes para a manutenção dos clubes pequenos e médios no país. Times como ,Bragantino, Noroeste, Marília, Guarani, Red Bull (estou dando exemplos variados mesmo..rsrs) apostam todas as fichas em estaduais porque estariam fadados ao esquecimento ou a falência sem eles. Por pior que sejam as campanhas, estes clubes dependem deste tipo de competição para atrair torcedores e manter um pouco da tradição. Sem os clubes grandes estes campeonatos seriam inúteis e sem motivação. O sonho do qualquer torcedor de time pequeno é vê-lo enfrentar um grande...isso que é o bacana dos estaduais.