10.3.10

Dezesseis títulos fora da Champions

Casillas lamenta gol do Lyon: goleiro esteve presente em todas as seis eliminações precoces do Real Madrid

Pela sexta temporada consecutiva, o Real Madrid cai, precocemente, nas oitavas-de-final da Champions League. Maior vencedor da competição, com nove títulos e três vices, a queda diante do Lyon parece mais dolorosa, já que no papel e em campo este Real Madrid comandado por Manuel Pellegrini era o mais equilibrado, entre defesa e ataque, dos últimos anos. E vinha em momento favorável.

Após a fantástica vitória de virada sobre o bom time do Sevilla, no último sábado, pelo Campeonato Espanhol, dava mostras que mesmo que o Real sofresse um revés dos franceses no início da partida, teria poder de reação para reverter o 1-0 sofrido fora de casa, no Estádio Gerland. Com Cristiano Ronaldo abrindo o placar logo no início da partida, parecia natural que o Real fizesse valer sua melhor técnica, assim como aconteceu na partida contra o Sevilla. Além dos gols perdidos no primeiro tempo, faltou mais agudez para Kaká, que ainda não é sombra do eficiente protagonista dos tempos de Milan. O gol de Pjanic faltando 15 minutos para o fim da partida - que, àquela altura, iria para a prorrogação – transformou o técnico time merengue em um bando desesperado em campo e o peso do favoritismo e as eliminações anteriores entraram em campo, sacramentando a eliminação.

Mesmo com um time bem organizado, o Lyon não é mais a boa equipe de anos anteriores, quando dominava a França. E a precoce e inesperada eliminação pode prejudicar o Real na continuidade do Campeonato Espanhol – que se tornou um mero prêmio de consolação à equipe em 2010. O galáctico time de 260 milhões de euros - investimento feito em 2009/10 principalmente para vencer esta Champions, que terá a grande final no Estádio Santiago Bernabéu - pode ver o grande rival Barcelona jogar (e vencer) o maior torneio de clubes do mundo em sua própria casa.

Já o Milan mostrou na goleada sofrida frente ao Manchester United o quanto é limitado tecnicamente. Após perder a partida de ida em casa, todos esperavam que Leonardo – mesmo sem poder contar com o decisivo Pato – fosse armar um time mais equilibrado e ofensivo. Apesar de entrar com três atacantes, em teoria – Ronaldinho pela esquerda e os pesados Huntelaar e Borriello -, a equipe de Leonardo perdeu o meio campo para o aplicado Manchester, comandado por um fantástico Rooney (16 gols nos últimos 11 jogos) e uma meia cancha operária, versátiil e veloz. Sem um jogador técnico para armar as jogadas aos atacantes – Ronaldinho não consegue desenvolver a função – o Milan viu o adversário triturar sua velha e lenta defesa, que tem apenas Thiago Silva como expoente positivo.

Sem jogadas pelas alas e com um Ronaldinho pouco inspirado – além de Seedorf e Beckham no banco – o Milan não ofereceu resistência, provando que uma renovação muito mais profunda é necessária ao time comandado por Leonardo. Goleiro, laterais, zagueiros e volantes deveriam ser prioridade no rossonero. A equipe de 11 finais e sete títulos conquistados na Champions – que já havia ficado de fora da edição 2008/09 – deu vexame. Tão grande quanto o do Real.

O revés do Milan põe em xeque a participação dos clubes italianos no futuro da Champions, que tem a Inter como último bastião para aspirar a algo – a Fiorentina caiu de pé, ante um Bayern com um inspiradíssimo Robben, que teria vaga fácil no Real Madrid que deixou no início da temporada. Quem torce por um revés dos interistas frente ao Chelsea são os clubes alemães, que podem herdar dos italianos mais uma vaga para o torneio continental, de acordo com os coeficietes elaborados pela UEFA. E analisando as disputas das últimas temporadas no Calcio e da Bundesliga, não seria nenhum absurdo tal troca.

4 comentários:

Net Esportes disse...

derrota do Real surpreendente depois de tanto investimento em jogadores ..... derrota do Milan normal porque o United está jogando muito .... Rooney pra mim forte candidato a ser o meolhor do mundo, se o Manchester for campeão e a Inglaterra figurar entre os quatro melhores da Copa pelo menos acho que ele leva essa .....

Anônimo disse...

Amigo, aceita uma troca de links ?!

Abraço.

André

Anônimo disse...

Amigo, aceita uma troca de links ?!

http://apenasesofutebol.blogs.sapo.pt/

Abraço.

André

Arthur Kleiber disse...

A derrota do Real foi uma surpresa pra mim. Ao contrário de anos anteriores, foram contratados jogadores para posições de armação e defensivas desta vez, além de contar com Kaká e Cristiano Ronaldo. E ainda enfrentou um Lyon muito abaixo dos anos anteriores. Talvez a pressão tenha sido mesmo o maior adversário.

Em relação ao Milan, nenhuma supresa. Dos 11 jogadores que iniciaram a segunda e histórica vitória inglesa, nada menos que 8 não servem nem para reforçar os lanternas dos campeonatos aqui do Brasil. Não há Ronaldinho nem milagre nenhum que resolva.