13.3.10

Amistosos desnecessários

CT do Caju, do Atlético-PR, escolhido pela CBF para concentrar a seleção

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou no começo dessa semana a programação da seleção para a Copa da África do Sul. Segundo a entidade, a convocação será feita na primeira quinzena de maio, e no dia 22 do mesmo mês os jogadores se apresentam em Curitiba, quartel-general do escrete canarinho no país, até a ida para o continente africano no dia 26.

Ainda segundo a CBF, estão programados dois amistosos até a estreia no dia 15 de junho, contra a Coréia do Norte. Na minha opinião, desnecessários. Claro que é sempre bom treinar a equipe em condições similares a um jogo. Mas com a proximidade da estreia, não acredito que serão de muita valia.

Os atletas, logicamente, não irão jogar com o mesmo ímpeto e vontade - e nem devem, para evitar qualquer tipo de lesão. A lembrança da favorita França da Copa do Japão e da Coréia do Sul de 2002 sempre é evocada, quando o craque Zidane se machucou nesses amistosos pré-Copa e só pôde jogar o terceiro e derradeiro duelo dos franceses na competição, e ainda sim sem estar 100% fisicamente. O resultado: eliminação e decepção.

Dunga já tem a equipe definida, bem como o modo de jogar. Sendo assim, os treinos comuns já seriam suficientes. No máximo, algum jogo-treino com equipes locais mesmo, só para dar uma mexida nos atletas, e não deixar a rotina e tédio da concentração tomar conta dos jogadores. Por que correr riscos com amistosos que não iriam acrescentar nada, tão perto da estreia? Não vale o risco.

Nenhum comentário: