26.3.10

Ronaldo errou, mas não há crise. Ainda!

Clima de paz e amor realmente não combina com as tradições do clube mais popular do Estado, o Corinthians. Depois de aceitar passivamente a campanha "sem sal" no último Brasileirão, quando já tinha a vaga na Libertadores assegurada pelo título da Copa do Brasil, os torcedores começaram a reclamar.

E com razão. Mesmo a boa performance na competição continental tem sido insuficiente diante de tão fracas exibições, ainda mais contando com um elenco numeroso e de qualidade (mão não tão bom quanto propalado). O ápice deste momento veio na última derrota frente ao Paulista, quando Ronaldo foi xingado e acabou fazendo um gesto obsceno para alguns torcedores.

Na minha opinião, Ronaldo vem "enganando" desde o dia 1 de julho de 2009, dia da conquista da Copa do Brasil. De lá para cá, parou de fazer gols e voltou a ganhar peso. Está totalmente fora de forma. Mas como ele sabe que é craque, e que faz o time ganhar milhões, não está muito preocupado. Aposta suas fichas na Libertadores. O clube é refém do atacante.

É normal um relaxamento, mas o que aconteceu no Parque São JOrge foi exarcebado. A culpa deve ser dividida entre todos: atletas, Mano Menezes e diretoria. Soma-se a tudo isso a imensa pressão para a inédita conquista da Libertadores, e no ano do centenário, como se fosse preciso ainda mais tensão.

Ronaldo foi o primeiro a dar uma resposta. Infelizmente o torcedor mistura o profissional com o pessoal e acaba apelando nos xingamentos, mas os atletas estão acostumados e, por isso, acho que o Ronaldo poderia ter deixado passar. Mas ainda não é o fim do mundo. Mesmo uma derrota para o rival São Paulo e uma hipotética eliminação no Paulista não vão transformar o ambiente num inferno, já que o foco é a Libertadores.

Mas a queda nessa competição e o consequente fim do sonho da Fiel traria, sem sombra de dúvida, o caos ao Timão. A torcida não irá perdoar, não importando se o jogador é o maior goleador das Copas, Ronaldo. Edílson, em 2000, e Tevez em 2006, os melhores jogadores de então, já provaram a ira do bando de loucos, como os próprios torcedores se chamam. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: