18.3.10

O que acontece em Stamford Bridge?

Terry escorrega, perde o pênalti e deixa escapar o sonhado título

Tristeza. Decepção. Desespero. Alguns dos sentimentos que devem estar consumindo o bilionário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea, após a eliminação nas oitavas de final da Champions League frente ao time de Mourinho, ex-técnico dos Blues.

Desde a temporada de 2003/04, a equipe vem batendo na trave, ficando no quase. Daquela temporada até a atual, o time de Abramovich sempre chegou pelo menos até as semifinais, com exceção da temporada de 2005/06, quando caiu também nas oitavas para o futuro campeão Barcelona - foi eliminado na semifinal em 03/04, 04/05, 06/07 e 08/09, e perdeu a decisão de 2007/08.

O que não deixa de mostrar a espantosa regularidade e força do Chelsea. Mas insuficiente para o russo, que coloca milhões de euros à disposição dos treinadores. Não sei dizer o que tem faltado. Mas certamente não é dinheiro. Antes, poderia se dizer que havia grandes jogadores mas não um time. Hoje não. Carlo Ancelotti tem um excelente elenco, com jogadores de qualidade em todas as posições. Talvez a única desculpa sejam os constantes problemas de desfalque na defesa.

Abramovich já nao tem mais paciência. Segundo o tablóide Daily Mail, o magnata questionou o comportamento de alguns atletas e criticou: "São bons jogadores? Ou atletas bem pagos?". Não sei até onde vai o seu poder na formação do elenco, mas acredito que seja muito grande. O que, então, faz dessa declaração quase que uma auto-crítica. Uma lista de reforços já está sendo publicada pelos jornais ingleses.

Vejo a situação do Chelsea muito parecida com a do Corinthians, em relação a Libertadores. É uma obsessão, e isso acaba contaminando comissão técnica e atletas, pressionando-os ainda mais. O mandatário do Timão, Andrés Sanches, diz que é uma questão de tempo, de estar jogando sempre a competição, para a conquista acontecer. Pode ser que sim. Mas, como tem mostrado o Chelsea, pode ser que não.

Um comentário:

André Augusto disse...

Realmente, acho que vem faltando uma pitada de sorte ao Chelsea. Nesta temporada, está com uma série de desfalques. Mas sorte tb é ingrediente para ser campeão.