6.3.10

Aposta de alto risco

Adriano, durante treino do Flamengo: cena rara no clube desde 23 de fevereiro

Quando voltou ao Brasil, liberado pela Inter, o atacante Adriano era uma grande incógnita no Flamengo. Com todo o tipo de regalia, o rubro-negro o acolheu e o Imperador foi peça fundamental – ao lado de Petkovic – para que o Flamengo voltasse a conquistar um título Brasileiro. Adriano parecia feliz no Brasil e tudo levava a crer que seu lado emocional tivesse se estabilizado com os mimos que só o Rio de Janeiro podia lhe oferecer.

Em alta e de volta à Seleção, Adriano mostrou que ainda é um jogador instável emocionalmente, do mesmo jeito que estava quando retornou de Milão. Não cabe a este texto entrar nos motivos do sumiço do jogador dos treinos do Flamengo, onde não treina desde 23 de fevereiro. A revelação de “afastamento por problemas pessoais” mostra que levá-lo à Copa do Mundo, período de confinamento e de foco exclusivo no torneio, não é recomendável. Qualquer acontecimento que o envolvesse durante o período de concentração do Brasil poderia tomar proporções bem maiores e consequentemente, balançar o elenco de Dunga.

Adriano é imprescindível no Flamengo, sem sombra de dúvidas. Porém, no Brasil de Dunga, ele é apenas mais uma opção, já que não está com moral e futebol para desbancar Luís Fabiano e nas oportunidades em que esteve em campo, não produziu nada de extraordinário que justificasse sua convocação – vide sua participação no último amistoso, diante da Irlanda.

Dunga, que enfatiza em todas as entrevistas ser praticante da coerência na Seleção, deveria usá-la neste caso para escolher outro atacante para o elenco final. Até porque, o Brasil tem diversas opções para o setor (alguns deles, na enquete à direita da página). Se seguirmos a linha de raciocínio de Dunga de deixar Ronaldinho fora das convocações por falta de foco – que parece não existir, dado o crescimento de suas apresentações em 2010 – Adriano teria mais “culpa no cartório” do que o meia do Milan.

2 comentários:

Erick Amirat disse...

Os problemas pessoais caminham junto ao artilheiro do Flamengo há muito tempo. Dificilmente algum dia ele irá se tornar um bom moço, como muitos acreditavam que isso aconteceria quando ele voltou ao Rio.
Também não concordo com a convocação dele para a seleção, visto que atualmente há atacantes tupiniquins muito mais competentes em seus campeonatos do que o Imperador. Pessoalmente, preferia o Grafite, mas sabemos que o Adriano, assim como os outros três atacantes (Luís Fabiano, Nilmar e Robinho) já estão mais do que garantidos para a Copa do Mundo.

Arthur Kleiber disse...

O Adriano, como tantos outros brasileiros, tem passado por serios problemas psicologicos... como está na mídia, sofre ainda mais. Realmente é difícil passar por isso, e não deve ser fácil achar a solução. Mas se ficar mais um tempo nessa, não deveria ir mesmo pra copa.