11.5.09

Pobres Millionarios

O inferno astral pelo qual passa o River Plate passa após a conquista do Clausura 2008 parece ter atingido o seu ápice. No Apertura 2009, a equipe terminou a liga com o pior desempenho de sua história em um campeonato local, foi o lanterna entre os 20 participantes daquele certame, com vexatórios 14 pontos em 20 partidas – aproveitamento de pouco mais de 25%. Os Millionarios são não foram rebaixados por conta do Promedio, artifício adotado pelo futebol argentino que estabelece uma média de pontos dos três últimos campeonatos, onde o River acabara com a sexta posição àquela altura. Terminou o campeonato com o técnico interino Gabriel Rodríguez – Diego Simeone já havia pedido demissão após a eliminação da equipe na Copa Sul-Americana – muitos problemas e apenas uma certeza: a aposta no ídolo Nestor Gorosito (comentada neste blog por Erick Amirat), que marcou época como meia do time na década de 80 para comandar uma virada na vida da equipe de Nuñez. Nada melhor do que um “prata-da-casa” para resgatar as raízes vencedoras que sempre caracterizam a equipe.

O resgate ao passado vitorioso não aconteceu só no comando técnico. O meia Marcello Gallardo, em sua terceira passagem pelo clube, também chegou com tal responsabilidade. O retorno de Sambueza – após passagem apagada pelo Flamengo – e a aposta em Cristian “Ogro” Fabbiani para formar dupla de ataque com Falcao Garcia eram as movimentações de maior destaque. Em vão, até aqui. Mesmo com Gallardo se destacando em algumas partidas, o River colecionou outra marca negativa em sua história: foi eliminado na primeira fase da Libertadores em um grupo fraco - com Nacional/URU, Nacional/PAR e Universidad San Martín/PER - após perder para os uruguaios na penúltima rodada, chegando à última rodada sem chances de classificação.

Alvo de piada pelos rivais boquenses – era a quinta eliminação do time na primeira fase da Libertadores, em 29 participações – o River depositou todas as suas esperanças no Clausura 2009. Que ficou mais distante após o empate em casa diante do Lanús por 1-1, já que a vitória do líder Vélez aumentou a diferença em relação ao River – atual quinto colocado – para sete pontos. Longe do título e em quinto no Promedio, a Libertadores 2010 é um sonho cada vez mais distante. Sabendo dessa possibilidade, os torcedores não perdoaram e levaram diversas faixas de protesto neste domingo para a partida contra o Lanús, no Monumental de Nuñez: “A pior equipe da história”, “De três goleiros não fazemos um” e diversas ameaças explícitas a jogadores e dirigentes. Além do clima contra, o River perdeu Gallardo, acometido há algum tempo por uma pubalgia e que decidiu operá-la agora.

A maré anda tão desfavorável que até Diego Maradona - que antes de ser técnico da Argentina, é torcedor fervoroso do Boca – deu declarações solidárias ao time a uma rádio local: “Eu não vi nenhuma mensagem para qualquer dirigente que tenha comprado um jogador nos últimos dez anos. O que aconteceu com as bandeiras é estranho, estou surpreso”, disse El Diez.

Além da ausência de Gallardo, a falta de um nome confiável no gol, evidenciado nas treze partidas da equipe até aqui onde atuaram três goleiros diferentes – Vega (cinco jogos), Ojeda e Barbosa (quatro jogos cada) – e a instabilidade na defesa não dão boas perspectivas aos Millionarios. O homem-gol Fabbiani, sempre brigando contra a balança – fez apenas um gol em dez jogos - e Ariel Ortega foi dispensado do Independiente de Rivadavia, da segunda divisão, e retornou ao River. E o veterano meia de 35 anos pode entrar em campo, mesmo com os problemas com alcoolismo que vem marcando a sua carreira. Ou seja, as perspectivas são as piores possíveis. Pelo menos a curto prazo.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Situação das mais complicadas a que vive o River Plate. Espero que seja questão de tempo. É um time muito tradicional!

Faltava o link de vocês. Não falta mais.

Falha nossa que já está corrigida!

Depois se cadastrem para participar do Bolão Marcação Cerrada!

Abraços

Rafael Fontes disse...

O Com a Bola Cheia voltou e agora com mudanças. Além de mim, Felipe Rariz também faz parte da equipe e as atualizações não sofreram mais interrupções. Belo texto, muito bom mesmo, parabéns. Quanto ao River, é impressionante o que está acontecendo, jamais imaginei que isso aconteceria.

Acessa lá depois: comabolacheia.zip.net

Dassler Marques disse...

Eu gostava muito do Barbosa no Banfield e no Villarreal, me parece um goleiro à altura do atual momentos dos argentinos nessa posição. Mas que a coisa por lá tá feia, isso tá.

Abração