22.5.09

Caminho livre

Em uma partida memorável para os uruguaios, o Defensor eliminou o Boca Juniors em plena Bombonera com o placar mínimo – a última derrota do Boca pela Libertadores em casa havia sido em abril de 2003 para o Paysandu, 26 partidas atrás. O gol da classificação de Diego de Souza certamente derrubou aquele que seria o maior entrave para os quatro brasileiros restantes na Libertadores da América. Com a derrota Xeneize nesta quinta, o Estudiantes é o único representante do país nas quartas-de-final, ao lado dos uruguaios do Defensor e Nacional e os venezuelanos do Caracas.

A chance de uma semifinal com três brasileiros – já que Cruzeiro e São Paulo medem forças – é enorme. O Grêmio tem tudo para atropelar o surpreendente Caracas e o tradicionalismo do Nacional na competição continental não se reflete em campo frente a um embalado Palmeiras. E com poucas chances no Campeonato Argentino, o Estudiantes enfrenta um Defensor que se tem moral, não é uma equipe tão técnica assim. Mas dará trabalho, principalmente conquistar um bom resultado em La Plata, pois a exemplo da partida desta quinta frente ao Boca, os comandados de Jorge da Silva sabem se fechar e sair com velocidade para o contra-ataque. No embate mais equilibrado entre cruzeirenses e sãopaulinos, vejo uma pequena vantagem dos mineiros, que pode se dissipar com a sentida ausência de Ramires confirmada para a segunda partida, já que o meia foi merecidamente convocado para a Seleção e ficará ausente da equipe por quase um mês.

A participação pífia dos argentinos até aqui em 2009 – apenas o Estudiantes restou nas quartas dentre os cinco representantes argentinos – chama a atenção. River, San Lorenzo e Lanús foram eliminados na fase de classificação da Libertadores, sendo que o River Plate vive grave crise. E a eliminação precoce do Boca coroa um 2009 desastroso para os Xeneizes, após um 2008 de recuperação no segundo semestre, que havia culminando com a conquista daquele Apertura. A equipe de Carlos Ischia ocupa apenas a 16º colocação no Clausura 2009, pior colocação da equipe desde que o atual formato do campeonato foi adotado, em 1991. Sinal verde para que as equipes brasileiras conquistem novamente a América, após baterem na trave em 2007 e 2008 com Grêmio e Fluminense, respectivamente.

Um comentário:

Vinicius Grissi disse...

A desclassificação do Boca foi como um título para os brasileiros. Não tenha dúvidas.