10.7.08

O vilão da Seleção Brasileira

Saiu esses dias a convocação de Dunga para os Jogos Olímpicos, como o André mostrou pouco abaixo. Será realmente o grande teste que vai determinar a permanência ou não do treinador a frente da seleção pentacampeã mundial. Dunga tem sido bastante contestado, por inúmeras razões, e a principal delas, obviamente, é o mau rendimento do escrete nacional.

Há algum tempo venho colhendo alguns artigos e reportagens tratando deste assunto. O que serviu para eu reforçar a minha visão de que o maior vilão da seleção está sendo esquecido. Na verdade, não tem sido esquecido, muito pelo contrário, está cada vez mais presente na mídia, ao lado dos poderosos e “pagando” de salvador da pátria. Sim, é ele, o eterno Ricardo Teixeira, presidente da CBF desde 1989.

Dunga, é verdade, tem sido muito teimoso, e não vem conseguindo agradar o povo, mesmo com a conquista da Copa América. Em entrevista ao repórter Luciano Borges, afirmou que está sofrendo perseguição por desagradar muitos interesses, fazendo menção direta à Rede Globo, empresa que teve seus privilégios suspensos pelo treinador. Dunga reclama do resto da imprensa, que deveria lhe ser mais grata por conceder o mesmo tratamento. Diz também que faz o que seu chefe mandou, em relação ao tratamento dados aos medalhões – Kaká e Ronaldinho.

Acontece que o mesmo chefe que deu essas ordens, agora convocou Ronaldinho, na poderosa Rede Globo, esquecendo do que pediu ao Dunga quando este assumiu o comando. Na época, era conveniente ao poderoso chefão “baixar a bola” dos astros, por causa do oba oba que ocorreu na preparação para a Copa 2006 (ele não foi o maior responsável?). Agora não mais.

Teixeira faz questão de fritar o técnico. Não importa se Dunga cumpre o que ele manda. O importante é mostrar que faz de tudo pelo bem da seleção. E faz com que Dunga se curve. Em recente artigo publicado pela Folha de São Paulo, Juca Kfouri disse que, assim como Dunga, Parreira teve que engolir a convocação de Romário para a Copa de 1994. Felipão, pelo contrário, não aceitou a intromissão do poderoso chefão em 2002, quando tentou novamente convocar o baixinho. Felipão tinha moral pra isso. Dunga não tem. Aliás, se ele tem alguma moral, foi justamente Ricardo Teixeira quem lhe deu, ao oferecer o cargo a alguém que nunca tinha sido treinador na vida.

Do inferno – época da CPI que devassou o futebol nacional, mostrando todos os podres da CBF e do cartola-chefe, com inúmeras denúncias totalmente evidentes e mostradas no Globo Repórter, entre tantos outros veículos, ao céu – Teixeira está no comando do comitê organizador da Copa do Mundo a ser realizada no Brasil, em 2014, bajulado por tudo e todos, inclusive as mais altas instâncias do poder público, sem contar com o apoio incondicional da maior emissora do país.

Teixera é bajulado pelo presidente Lula e por governadores, que querem destaque na organização da Copa a ser realizada em 2014

Muitos se queixam que a seleção perdeu o apoio da torcida, que perdeu a identificação com o povo, onde só jogam os “estrangeiros”, e fora do Brasil. Ora, quem decide onde joga a seleção, se não o todo poderoso? A culpa é do Dunga, ou dos jogadores que atuam fora? Quantos milhões a CBF ganha com isso? E os suspeitos contratos com os patrocinadores, que obrigam a presença de todos os medalhões em campo, não importa onde e quem seja o adversário? Será que Dunga tem total liberdade para escalar os jogadores? Se sim, não poderia acontecer a mesma coisa que houve com o Leão, na Copa das Confederações em 2001?

Claro que os jogadores têm bastante parcela na questão de peitar o clube para defender a seleção. Mas quem deveria ter mais autoridade, inclusive indo reclamar na FIFA, para fazer com que os jogadores atuem pela seleção canarinho? Seria a CBF?

Atual e futuro presidente da FIFA?

Teixeira teve seu mandato estendido até 2014. João Havelange, ex-sogro de Teixeira e ex-presidente da FIFA, em declaração à Folha de São Paulo, disse que o presidente da CBF será o próximo mandatário da FIFA. Sabemos que o Havelange conhece muito bem os caminhos e artimanhas necessárias para trilhar esse caminho, além de como se perpetuar no poder. E parece que o ex-genro aprendeu a lição, mostrando-se um aluno bastante esforçado e aplicado. Ainda na Folha, aliados do poderoso da CBF dizem que ele sairá de cena após a Copa de 2014, pois “os novos tempos exigirão rodízio no poder. Citam os fins de Alberto Dualib e Eurico Miranda como exemplo”. Esqueceram de um detalhe: Teixeira já está à frente da CBF apenas há 19 anos. E completará 25 em 2014. O exemplo não vale pra agora, só pra daqui a seis anos? Pois é. Dá-lhe o "doutor" Ricardo Teixeira!

4 comentários:

Marco disse...

Brillante blog carioca!!!!

Enhorabuena por el hallazgo!

Saludos de Buenos Aires.

Gerson Sicca disse...

Excelente texto. Uma análise perfeita. Assino embaixo.

Anônimo disse...

O Ricardo Teixeira é o maior mafioso do Brasil no momento... E ele só não cai porque possui aliados fortíssimos e que não deixarão esse mega esquema cair tão cedo... O tráfico de influência que reina no Futebol nacional é algo monstruoso...

É triste saber que algo tão importante para o brasileiro é gerenciado por pessoas como o Teixeira...

Espero estar vivo para presenciar a mudança!

Anônimo disse...

Arthur,

Brilhante! O Ricardo Teixeira é sem dúvida alguma, o maior vilão pela desordem que impera na seleção nacional. Ganhamos a Copa de 2002, muito pela coragem de Luís Felipe Scollari.

A seleção e o futebol nacional são reféns deste senhor, mandatário há 19 anos da CBF.

Vale lembrar de outros cartolas a muito no poder: os irmãos Perrella e Petraglia, por exemplo.

Parabéns!
___________________________________
Caso queira conhecer o blog que mantenho com meus colegas, aí vai o endereço:

http://semfronteirasnaweb.blogspot.com