8.7.08

Ele vibra, ele é fibra

Juan, Ibson e Obina comemoram o título carioca deste ano
Dobradinha no final da temporada?

Durante estes seis consecutivos anos em que a fórmula do Campeonato Brasileiro permanece inalterada, nunca nenhum clube chegou na 9ª rodada numa situação tão confortável quanto à do Flamengo: 9 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 1 derrota e enormes 81% de aproveitamento.

Nesta hora, uma clássica pergunta fica no ar: Será que o clube de maior torcida do país tem cancha para agüentar o ritmo e levar o caneco?

Seguindo o pensamento de outros jornalistas, acredito que é muito difícil fazer qualquer prognóstico futuro antes da janela de transferências do mercado europeu fechar. Mesmo assim, impressiona-me a consistência e o bom futebol apresentados pelos rubro-negros cariocas até o momento.

Creio até que, no papel, o time de Caio Júnior não tem nada demais. Mas no gramado, a história é diferente. Mesmo sem ter uma zaga com a tranqüilidade de Miranda e Alex Silva ou um meio-campo com a velocidade de Vagner e Ramires, o time da Gávea, aos poucos, galga seu espaço e mostra que tem totais condições de levantar o caneco.

Boa parcela destes méritos vai para a diretoria flamenguista que enfim percebeu que nomes valiosos nem sempre trazem títulos e preferiu apostar numa base ainda construída no ano passado. Atualmente nenhuma equipe no Brasil tem atletas tão aguerridos e um conjunto tão entrosado.

Mesmo quando não jogam bem, como na fatídica derrota por 4 a 2 frente ao São Paulo, os atletas rubro-negros não se entregam: correm, marcam, trombam... Dá gosto de ver. Parece que aprenderam com os mexicanos do América que futebol nem sempre é vencido por aqueles que são mais habilidosos.

Não estou com isso falando que o Flamengo tem excepcionais jogadores ou um técnico diferenciado. Ainda há muito que melhorar. Bruno precisa melhorar nas bolas aéreas, Leo Moura e Juan não podem avançar toda hora e deixar suas costas tão desguarnecidas, Ibson tem que ser mais regular, o trio Obina, Tardelli e Souza pode melhor aproveitar as oportunidades de gol que aparecem...

Uma coisa, porém não há discussão. Em um campeonato de pontos corridos tão nivelado tecnicamente (mesmo que seja por baixo), a raça e a vontade de vencer devem estar sempre presentes. E nestes quesitos, pelo menos até agora, o Flamengo dá um verdadeiro banho em outros prováveis candidatos ao título como Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio e São Paulo.

2 comentários:

André Augusto disse...

Ainda é cedo para fazer qualquer prognóstico, como vc mesmo disse. Mas por ora, o Fla é o mais regular e o que joga com mais consistência. A base do ano passado está dando frutos, credenciando-os ao título, se assim permanecer o elenco.

Abs!

Gerson Sicca disse...

É verdade, o Fla joga com muita vontade. E tb está com a confiança em alta. Isso ajuda muito.
Pra mim é o grande candidato ao título. Nos outros não senti firmeza ainda.
E o meu Inter quando muito vai pra sul-americana. Fora de casa o time é uma naba.