7.7.08

Os eleitos: para salvar ou derrubar Dunga?

Mesmo em má fase e convocado por Ricardo Teixeira, Ronaldinho é um dos principais jogadores do elenco canarinho na busca pelo ouro inédito.


Hoje, Dunga divulgou a lista dos 18 jogadores que vão à Pequim para a tentativa de conquistar a inédita medalha de ouro. E para muitos – incluindo este blogueiro que vos escreve – jogando para salvar a pele de Dunga. Muitos torcerão pelo fracasso, porque não agüentam vê-lo na seleção nem pintado de ouro. Mesmo o ouro de Pequim.

Falta de tempo, a não-liberação dos principais jogadores, ausência um planejamento prévio e, como de praxe, com larga preferência pelos “estrangeiros” - só cinco dos 18 atuam no Brasil – fazem com que o Brasil saia cheio de desconfianças e sem grandes expectativas, ao contrário do que ocorreu na Copa de 2006. Só que os recentes resultados do Brasil nas Eliminatórias e a falta de um futebol digno de Seleção Brasileira fazem com que o processo de fritura de Dunga se acentue cada vez mais. Mas caso ocorra o título – e Teixeiradas à parte – ficará difícil tirar o gaúcho carrancudo do cargo. Mesmo tendo de engolir a convocação de Ronaldinho pelo próprio Ricardo Teixeira, o craque dentuço terá a ingrata missão de ser um dos homens de confiança de Dunga, ao lado de Robinho (intocável na era Dunga) e o zagueiro-revelação Thiago Silva, de ótima temporada pelo Fluminense até aqui.

Goleiros

Dunga deve ter pensado em chamar alguém acima dos 23 anos para a posição. Mas a convocação justa de Diego Alves, após excelente temporada pelo Almería, e de Renan, do Inter, se mostraram acertadas. Apesar do goleiro do Inter ter sido chamado mais devido a falta de opções elegíveis no setor do que pela sua própria capacidade técnica, que é boa, mas não suficiente para firmá-lo no Internacional, onde divide a titularidade com o contestável Clemer. Talvez Dunga devesse ter queimado aí seu cartucho de jogador acima de 23 anos, mesmo não podendo contar com Júlio César, seu favorito.

Defensores

Mesmo encostado no Bayern, o ótimo Breno pode reeditar dupla de zaga com o “experiente” Alex Silva. O “Pirulito” tem bastante bagagem pelo São Paulo e deve ser o titular absoluto. A ponto de sair do Flu na próxima janela de transferências para a Europa, Thiago Silva será exposto na vitrine da Seleção. Boas atuações podem encurtar as distâncias até o futebol do Velho Continente. Foi o melhor de sua posição em toda a Libertadores, mesmo com as más atuações das finais contra a LDU. Apesar do desejo de Dunga em contar com um nome mais experiente no setor, os convocados têm condições de segurar o rojão na zaga canarinho.

Nas alas, as más atuações de Richarlyson este ano lhe custaram as vagas. A dele no elenco e uma para Dunga, que contava com o versátil ala/volante para ganhar uma posição em outro setor. Dos três, Rafinha foi o de temporada mais regular pelo Schalke e apostaria na titularidade dele. No entanto, Ilsinho já provou ter capacidades e ser o lateral titular, mas o seu estilo do jogo demasiadamente ofensivo pese para a escolha. Como única opção na esquerda, Marcelo está tranqüilo.

Meio-campistas

O setor mais promissor do Brasil, na minha ótica. Dunga tem a opção de montar um meio campo de volantes marcadores e habilidosos, como Hernanes e Lucas. Anderson pode ajudar no setor, pois no Manchester United soube ajudar a compor a marcação, inteligentemente descoberto por Ferguson. Ele vem de trás, mas não como um volante marcador, e sim como um jogador mais solidário, porém com capacidade de armar jogadas com extrema habilidade e velocidade. Já em relação a Diego e Ronaldinho, uma grande incógnita. O primeiro arrebenta no Werder, mas ainda deve uma grande partida com a camisa canarinho. O segundo vê Pequim como uma grande motivação para o reinício de sua carreira, desgastada na última temporada. Não questiono sua capacidade técnica, mas achei errada a aposta nele como jogador para as Olimpíadas. Ele primeiro precisa definir seu futuro e se recuperar em seu futuro clube para depois, voltar à Seleção. Já Thiago Neves, apesar das boas apresentações nas finais da Libertadores, não é o jogador vigoroso que encantou o Brasil no ano passado, mas pode vir a ser uma boa opção, inicialmente.

Atacantes

Dunga apostará suas fichas na dupla Robinho-Pato. O atacante do Real Madrid é homem de confiança do técnico, mas não está conseguindo render o que pode nas últimas partidas pelo Brasil. Pato fez bom papel em alguns amistosos e pode estourar. O ex-corinthiano Jô, recém-transferido para o Manchester City, fez bom papel na gélida Rússia. Tornou-se um dos principais - senão o principal – jogador do CSKA dos últimos dois anos e uma convocação sua para a Seleção de novos não é nada injusta. Já Rafael Sóbis não conseguiu se firmar na Europa após a grande campanha pelo Inter, no Brasileiro de 2005 e na Libertadores de 2006. Mas trata-se de um queridinho de Dunga que aparecerá como a primeira opção no banco.

Apesar de ter mais motivos de criticar o planejamento do que os convocados em si, não posso deixar de citar a ausência de dois jogadores que não podiam estar de fora de uma Seleção sub-23: o volante Charles e o atacante Guilherme, ambos do Cruzeiro e que acrescentariam muito a este elenco. Menções ao zagueiro Léo, do Grêmio, que vem fazendo bom papel no Brasileirão até aqui, inclusive sendo o Bola de Prata em sua posição, em avaliação feita pela Revista Placar e ao zagueiro Henrique, recém-vendido ao Barcelona, deixados de lado.

Apenas dois jogos amistosos, poucos dias de preparação até Pequim e um técnico teimoso pressionado no cargo. Será o Brasil tão favorito assim - mesmo com uma seleção reconhecidamente técnica - frente as seleções africanas, sempre perigosas e a uma Argentina que quer o bicampeonato olímpico a todo custo?

Convocados:
Goleiros: Diego Alves (Almería/ESP) e Renan (Internacional)
Laterais: Ilsinho (Shakhtar Donetsk/UCR), Rafinha (Schalke 04/ALE) e Marcelo (Real Madrid/ESP)
Zagueiros: Alex Silva (São Paulo), Breno (Bayern de Munique/ALE) e Thiago Silva (Fluminense)
Meio-campistas: Anderson (Manchester United/ING), Diego (Werder Bremen/ALE), Hernanes (São Paulo), Lucas (Liverpool/ING), Ronaldinho Gaúcho (Barcelona/ESP) e Thiago Neves (Fluminense).
Atacantes: Alexandre Pato (Milan/ITA), Jô (Manchester City/ING), Rafael Sóbis (Betis/ESP) e Robinho (Real Madrid/ESP).

4 comentários:

Thiago Barretos disse...

Compartilho da msm opiniao q vc, caro Coxa, coisa rara d acontecer.
N dah p/ entender a convocação de Thiago Silva, Renan e Sóbis. Se fosse p/ levar um cara c/ mais de 23 anos, q ele tivesse, ao menos, um pouco de experiência c/ a camisa Canarinho.
Numa dessas dava ateh p/ levar um goleiro mais rodado.
E convenhamos, serah q o Gaúcho ainda faz a diferença??

Filipe Araújo disse...

a medalha de prata seria suficente para derrubar dunga? se for, melhor preparar outro comandante pq o ouro ficará com a argentina novamente. jejeje

Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

Cleber - PequenosGrandesClubes.blogspot.com disse...

Infelizmente a Seleção Brasileiro virou balcão de negócios.
Esse Thiago Silva foi convocado e com certeza após as Olimpíadas será vendido. Todos viram que o Henrique zagueiro do Palmeiras foi convocado para Seleção nos jogos contra Canadá e Venezuela e até jogou contra o Paraguai nas eliminátórias. Que aconteceu? Logo em seguida foi valorizado e vendido.....
É esquema de empresários que usam a Seleção via CBF para ganhar dinheiro.
Vou colocar esse blog Opinião FC entre meus blogs favoritos, ok?

Diego Mesquita disse...

Têm tudo para salvar. A conferir, pois.