27.4.07

26 de abril - Dia do Goleiro

Quem são esses loucos? Aonde eles pisam, mal nasce grama...

No dia 26 de abril, comemoramos o dia do goleiro. Esse jogador, que pode chegar de herói a vilão em poucos segundos, é fundamental em qualquer elenco. A velha máxima de que “todo grande time começa com um bom goleiro” mostra a importância desse profissional. É o único dentre os onze jogadores que pode utilizar as mãos no futebol, e todo bom goleiro deve fazer bom uso delas para evitar o grito de gol entalado na garganta de atletas e torcedores.
Um bom goleiro, além de uma boa estatura, deve ter reflexos muito apurados, sangue frio e um pouco de loucura também. Não deve temer se jogar aos pés do atacante que deseja violar a sua baliza. E normalmente, os goleiros são os "excluídos" das peladinhas, ou seja, se é pereba na linha, vai pro gol. E muitas vezes dá certo.

A personalidade de um goleiro pode variar bastante. Podem ser frios e calculistas como o brasileiro Dida ou Kahn, que primam pela ausência de expressões e pela solidez, intimidando os jogadores adversários que pretendem balançar as suas redes. Ou podem ser loucos, como Jorge Campos, Higuita ou Chilavert, que brindavam seus torcedores com muita vibração e jogadas inusitadas e também espetaculares. Qual apaixonado pelo futebol não se lembra das coloridas roupas e as idas ao ataque de Campos? Ou dos dribles e saltos espetaculares de Higuita? Ou das faltas cobradas por Chilavert? Talvez esses goleiros não se destacaram tanto pela sua técnica, mas pelo seu jeito irreverente de ser, que tanto alegravam os gramados desse Planeta Bola.

Mas ser goleiro pode se tornar uma profissão ingrata. Todos eles, sem exceção, temem o frango. Essa ave, aparentemente tão inofensiva, é o maior pesadelo na vida de um bom guarda-metas. Apenas um já basta para que o goleiro desça ao inferno futebolístico e seja o maior vilão de todos os tempos. Grandes goleiros têm que conviver com esse animal, que está a espreita sempre que entram em campo. Que o diga o alemão Oliver Kahn, na final da Copa do Mundo de 2002, disputada na Ásia.

Mas os goleiros também têm o seu momento de consagração: a cobrança de pênalti. Virtualmente, é quase um gol marcado. Mas é nessa hora que o goleiro transfere toda a responsabilidade do momento ao batedor. E quando o gol é evitado, chega o momento de glória para qualquer arqueiro. A defesa da cobrança dá motivação aos outros jogadores ou até mesmo decide títulos. É o paraíso.

E recentemente, surgiu um novo tipo de goleiro: o goleiro artilheiro. É o goleiro que arrisca sua ida à area adversária quando tudo parece perdido, como Lauro, Hiran, o italiano Amelia, por exemplo. Ou aqueles que além de aprimorarem seus reflexos defendendo a sua meta, se aperfeiçoam nas cobranças de falta e pênalti, marcando gols com frequência. Principalmente na América do Sul, surgiram goleiros artilheiros como o mexicano Campos (que também jogava de atacante) Chilavert e suas faltas venenosas, além do sãopaulino Rogério Ceni, aclamado como o maior goleiro artilheiro de todos os tempos, com cerca de 70 gols. E Ceni já faz escola no Brasil, pois nas categorias de base dos times brasileiros, muitos aspirantes arriscam suas primeiras cobranças. O goleiro Thiago, da Lusa, vai surgindo como sucessor de Ceni no quesito goleiro-matador.

Ídolos no único lugar do campo que não nasce grama? São muitos: Lev Yashin, Sepp Maier, Gilmar dos Santos Neves, Dino Zoff, Peter Schmeichel, Gianluca Pagliuca, Taffarel. São muitos ao longo dos anos. Hoje, o bastão dos grandes goleiros está nas luvas de Gianluigi Buffon, Petr Cech, Van der Sar, Dida, Júlio César, entre outros.
Por isso hoje, é o dia desse profissional tão distinto no futebol. Goleiro, arqueiro, guarda-metas, guarda-redes, goalkeeper, portero, portieri, não importa a denominação. O goleiro tem que ser diferenciado dos outros jogadores. Porque no fundo, o goleiro é egoista e não gosta de ouvir o grito de gol, mas o de "uuuuuu"...

7 comentários:

Anônimo disse...

eita q ontem foi meu dia e eu naum sabia

huahuahuahua

os galeiros são o saco q pancada quando o time vai mal

eu sei bem disso ai quando o time ganha o merido vai pro atacante e o goleiro coitado tira d tudo q e jeito e so leva bronca

goste do posts cara parabens

visite meu blog ,naum tem nada a ver com futebol mas e legal eu acho

visita laaaaaaaaa

http://blog-do-rato.zip.net/
http://blog-do-rato.zip.net/

Des[Construíram] disse...

Os goleiros são os mais injustiçados.
Hoje em dia estão mais preparados, tem todo um trabalho especial...são tratados como partes importantes do elenco e tal. Não são os que não tiveram sucesso como jogador, mas, sim, goleiros por certo talento de defender o seu time. particularmente, curto ser goleiro, sobretudo de futsal.

Abraços.

Arthurius Maximus disse...

Achei legal o post. Mas faltou dizer como foi escolhido este dia em especial (aniversãrio de nascimento ou mrte de algum goleiraço do passado? Determinação arbitrária de algum órgão do futebol?)

Unknown disse...

Parabéns oa meu filho que é um grande goleiro e tb faz aniversário no dia do goleiro..Abração a ele e a todos os goleiros.

Anônimo disse...

excelente texto, sobre aquela que é sem dúvida, a posição mais ingrata e poética do futebol.

by aguia81 disse...

Muito legal o post...esse fim de semana foi cruel para os goleiros nas finais dos estaduais...não adianta...goleiros são os jogadores que mais vivem o céu e o inferno em pouco tempo....
hehehe
abraços

Eder Bruno disse...

Nem me fale de goleiro, lembro da desclassificação do meu time da Copa Brasil e o frango do goleiro! deixa pra lá vai...

sucesso!