26.4.07

O Verdão Praiano

Semana passada, o Brasil conheceu o seu segundo campeão estadual. Trata-se do desconhecido, porém eficiente, Coruripe.
Para quem não sabe, a recente história da Associação Atlética Coruripe está repleta de triunfos. Em Alagoas, ninguém entende como um time do interior do estado fundado em 1º de março de 2003 pôde alcançar um prestígio local tão forte.
Logo em seu primeiro ano de futebol profissional, o time alvi-verde já conquistou o acesso à divisão principal quando, comandado por Roberval Davino, (experiente técnico que é bem conhecido nos gramados do interior paulista) venceu o Campeonato Alagoano da Segunda Divisão batendo na final o também desconhecido Sete de Setembro.
No ano seguinte, o Coruripe era um dos fortes candidatos ao descenso, indubitavelmente. Porém, em campo, a equipe surpreendeu e terminou o campeonato na segunda colocação, conquistando vagas na Série C do Brasileiro – 2004 e na Copa do Brasil – 2005.
Em 2005, apesar da eliminação frente ao Fortaleza ainda na 1ª fase da Copa, o Coruripe manteve seu bom trabalho e mais uma vez surpreendeu a todos, repetindo o vice-campeonato alagoano do ano anterior. O título parecia ser questão de tempo...
Ano passado, o clube desistiu de sua vaga no torneio nacional para concentrar suas forças no Estadual. A estratégia deu certo. No final, empate contra o ex-bicho-papão CSA e vitória de 6 a 5 nos pênaltis.
Com o status de último campeão, o Coruripe esteve imbatível no torneio deste ano. Ganhou o 1º turno (Taça Alagoas) com extrema facilidade, e tornou-se bicampeão alagoano ao levantar o título do 2º turno (Taça Maceió) com duas rodadas de antecedência. No jogo decisivo, derrotou o vice-líder Corinthians por 2 a 0, fora de seus domínios.
As estatísticas comprovam que o Hulk do Nordeste veio para ficar. Afinal, após 26 jogos, o time soma 61 pontos, com 19 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas.
Ok, ok. Ainda falta muito para o Coruripe virar uma potência nacional, Afinal, na Copa do Brasil deste ano, foi presa fácil do América carioca quando jogou no Maracanã e perdeu por 3 a 1. Convenhamos também, que tornar-se uma potência em um Estado em que os principais clubes, o CSA (desde 1999 sem títulos) e o CRB (desde 2002), vivem uma crise financeira absurda, não é algo tão difícil assim.
Mas sonhar não custa nada. Por que não podemos acreditar que um novo time do Nordeste comece a ganhar destaque no cenário esportivo nacional, assim como apareceram o Paulista de Jundiaí, o Ipatinga, o Brasiliense ou o São Caetano?

3 comentários:

André Augusto disse...

È legal ver times em crescimento e afirmação.

O São Caetano é o maior exemplo disso. Planejamento e tranquilidade no ambiente de trabalho podem gerar valiosos frutos...

Vamo ver até onde dura a "força" desse Hulk!

Anônimo disse...

Coruripe? hehhehe fala aí, por enquanto não é verdão e sim verdinho kkkkkkkkkk

P. Florindo disse...

Legal.