18.4.07

Deus, salve a Rainha!!

Um recente debate nos últimos 5 anos questiona qual é o principal e mais competitivo campeonato europeu interclubes. E atualmente, não restam dúvidas, entre as 3 ligas mais badaladas, (Itália, Inglaterra ou Espanha) a Premier League leva vantagem.
Faltando poucas rodadas para o final, a liga inglesa pega fogo! O título está totalmente indefinido, as vagas para a Champions estão abertas e a briga contra o rebaixamento permanece incessante. Até mesmo o West Ham de Tevez, que amargou uma seqüência de mais de 10 jogos sem vitórias, ainda pode escapar da queda!
Italianos e espanhóis vêem poucas emoções em seus torneios. No Calcio, a Internazionale lidera de ponta-a-ponta, sem perder sequer uma partida. Se a Roma alterna entre bons e maus jogos, o Milan acordou para a competição somente em 2007. Os admiradores da boa disputa, já estão com saudades da Juventus.
Alguns dirão que La Liga tem disputa pelo caneco, já que Barcelona, Real Madrid e Sevilla revezam-se na liderança. Mas convenhamos que se algum destes três times conseguisse impor uma seqüência de bons resultados consecutivos, o torneio já conheceria seu vencedor. A incompetência espanhola decepciona.
O sucesso dos clubes ingleses vem de sua boa fase econômica. Até mesmo times mais modestos investem pesado para conseguir, ao menos, 3 ou 4 estrelas em seu plantel. Equipes medianas conseguem jogadores que se destacam ou já se destacaram em suas seleções. Exemplos do Portsmouth de Kanu, Campbell e James, do Manchester City de Vassell e Mpenza ou do Bolton de Anelka e Diouf.
A fase é tão boa que nas quartas-de-final da Copa da Uefa, o oitavo colocado da Premier, o Tottenham, quase eliminou o Sevilla, um dos candidatos ao título espanhol. Já na Champions League, o futebol inglês foi recompensado com 3 das 4 vagas para as semi-finais. Nada mais justo.
O Chelsea, apesar de não praticar um futebol muito vistoso, traz um toque de bola envolvente. Qualquer vacilo adversário transforma um lance inocente em arma mortífera para o matador Drogba. Além disso, o meio-campo do técnico José Mourinho (Mikel, Ballack, Lampard e Essien) sabe marcar a atacar com qualidade, permanecendo muito tempo com a bola e dificultando qualquer forma de pressão em sua compacta defesa.
Nas semi, os Blues encaram o Liverpool, time que muitos consideram zebra. Ledo engano. Os Reds, apesar de tecnicamente e individualmente limitados conseguem complicar qualquer partida. Têm uma defesa muito forte e gostam de jogar pelas pontas para abrir a marcação rival. Um chute de Gerrard ou um cruzamento de Riise ou Finnam para o não tão limitado Crouch pode surpreender os londrinos.
Do outro lado, o melhor time europeu, o Manchester United, deve confirmar seu favoritismo diante do Milan e chegar a finalíssima. Os Red Devils estão em grande fase e contam com um quarteto fantástico: Giggs, Scholes, Rooney e Cristiano Ronaldo, certamente o melhor jogador da atualidade. O time de Sir Fergunson atua de forma ofensiva, atacando com qualidade tanto pelo meio quanto pelas laterais do campo. Veteranos milaneses, como Maldini, Cafu e companhia dificilmente terão pique para acompanhar o rival.
O único problema dos Red Devils é a bruxa que anda solta em sua defesa. Silvestre, Vidic, O’Shea e Neville estão lesionados e por pouco, Ferdinand não engrossou a lista. A ausência dos titulares pode ser o segredo para Kaká e Ronaldo fazerem a festa. Mas é melhor os rossoneri, não animarem-se. Que diga a Roma de Doni e seus 7 gols sofridos...

4 comentários:

André Augusto disse...

Sem dúvida, o Campeonato Inglês é o melhor da Europa na atualidade. Elencos fortes, grandes treinadores e medianos reforçados garantem disputas vorazes pelo título, campeonatos europeus e rebaixamento.
E de quebra, o dominio na Copa dos Campeões.

Elza disse...

Não entendo de futebol, mas acho que os fotográfos esportivos pegam cada cara !!
Adoro ver as fotos esportivas.
hehehehe...=]

Anônimo disse...

Muito boa a análise...só pecou no final, talvez por desatenção. O Ronaldo está fora da Liga dos Campeões. Um abraço

Arthurius Maximus disse...

A inglaterra deu um "levante" depois daqueles episódios lamentáveis com os hooligans (será assim que se escreve? (rs)). O campeonato é bom e bem disputado.