17.4.07

Estranhos no ninho

















A temporada européia vai chegando em seus momentos decisivos e um fato curioso chama a minha atenção: na Copa da UEFA e na Liga dos Campeões, três dos quatro semi-finalistas são de um mesmo país - na UEFA, os espanhóis (Osasuna, Sevilla e Espanyol) e na Liga dos Campeões, o domínio é inglês (Man United, Chelsea e Liverpool). Será que esses domínios regionais se concretizarão?

Como a Copa da UEFA reúne as equipes do segundo escalão dos principais centros da Europa, podemos dizer que o Werder Bremen, o intruso na armada espanhola, é o time de ponta em questão, junto ao Sevilla. O Werder, a exemplo do Sevilla, briga em duas frentes (tem chances de título na UEFA e em seus campeonatos nacionais) e isso pode se converter em uma desvantagem contra seus adversários, Espanyol e Osasuna, respectivamente. Essas equipes não aspiram mais chances em chegar a próxima Liga dos Campeões e vêem essa Copa como a única chance de titulo na temporada. Olho nos brasileiros envolvidos nesses confrontos: Diego e Naldo (Werder), Jônatas (Espanyol), Dani Alves, Adriano e Luis Fabiano (Sevilla).

E na Liga dos Campeões, domínio inglês, com os três primeiros colocados do campeonato local disputando o posto de melhor da Europa. O intruso, no caso, tem muita tradição na Europa e está com moral por arrancar a vaga para as semis na casa do Bayern: o Milan promete ser a "pedra no chá" inglês.

Muitos dão como certa a final entre Manchester (que enfrentará o Milan) e o Chelsea (que jogará contra o Liverpool). Mas esse prognóstico pode se converter numa enganadora miragem. O Liverpool tem grande tradição na Champions e já eliminou o Chelsea em 2004/2005, quando o time de Abramovitch também era dado como favorito no confronto. Nesse ano, os Reds fizeram a final contra o Milan, onde se sagraram campeões. Milan esse que está bastante envelhecido para o confronto contra o badalado Manchester de Cristiano Ronaldo, Giggs e cia., considerado por muitos a melhor equipe na atualidade. A tradição do Milan não deve ser ignorada, mas é impossível não ver o Manchester como o grande favorito para chegar ao topo da Europa, não só pela impecável exibição contra a Roma (onde os Red Devils aplicaram 7 a 1 na boa equipe da Roma), mas por toda a campanha da equipe no restante da Liga e no Campeonato inglês.

Só que a exemplo dos dois favoritos da UEFA, os dois favoritos da Liga dos Campeões tem sua atenção dividida. Manchester e Chelsea estão no limite de seu preparo físico, pois disputam o campeonato inglês, vão decidir a Copa da Liga Inglesa e podem chegar à final da mais importante competição de clubes do planeta. Contusões e desfalques não permitem a Mourinho e Ferguson pouparem seus principaos jogadores como gostariam (ou deveriam), para não facilitar o triunfo do rival.

Curiosamente, os brasileiros desse confronto estarão todos no Milan (Dida, Cafú, Serginho e Kaká) e o tempero tupiniquim pode ser a diferença dos milanistas nos jogos decisivos. Gerrard e o ascendente Crouch prometem tentar levar os Reds ao topo. Drogba, Lampard e o cão de guarda Essien são as armas dos Blues, enquanto o atual melhor do mundo "por direito", Cristiano Ronaldo, as rápidas investidas do experiente Giggs, além da força e precisão de Rooney podem desequilibrar para o Manchester United.

Glasgow, na Escócia e Atenas, na Grécia, são os destinos dessas verdadeiras armadas. Mas será que haverá uma pedra no meio do caminho? E convenhamos, Milan e Werder são verdadeiros pedregulhos a serem batidos. Quem vencerá? O domínio maciço ou os "estranhos"?

3 comentários:

Leandro Luz disse...

Na LIga dos Campeões, acredito que fique entre Manchester e Milan. POr ser do segundo escalão, como vc colocou, creio q o Sevilla tenha um mior potencial e seja o campeao, mas o Werder pode chegar junto tb.

Jota Assis disse...

MAnchester e Milan, final antecipada??
Torço para que o grande embate seja uma final entre o Milan e Liverpool.
Sera um prazer rever o duelo, que na minha opinião, foi o mais importante da LIga!! (Milan 3 x 3 LIverpool).

Jota Assis

Thiago Barretos disse...

Realmente o "domínio maciço" tem amplas vantagens para tornar-se vitorioso: melhor elenco, tradição, conjunto entrosado...
De qualquer forma, eu aposto no Manchester (que na minha opinião fará uma final antecipada contra o Milan) e no Werder, já que o Sevilla desta temporada, não vem jogando com regularidade...