11.4.07

A volta do Leão do Nordeste?

17 jogos. 16 vitórias e 1 empate. 39 gols marcados e apenas 6 gols sofridos. Bons números, não? Essa bela campanha vem do primeiro campeão estadual de 2007: o Sport Recife, que semana passada conquistou seu 36º título pernambucano a duas rodadas do término da competição.
Muitos dirão: “Poxa, é o Campeonato Pernambucano, o Sport não fez nada mais do que sua obrigação...” Será? Tenho lá minhas dúvidas...
Que o nível técnico do Pernambucano é baixo todo mundo sabe. Mas de qualquer maneira, a facilidade com que o Leão levantou o caneco impressiona. Afinal, em sua trajetória o rubro-negro bateu o rival Náutico duas vezes (1 a 0 nos Aflitos e 2 a 0 na Ilha do Retiro), segurou o empate com o Santa Cruz em 1 gol e chegou a aplicar sonoras goleadas, como 6 a 0 no Ypiranga e 5 a 1 no Vera Cruz.
Faz tempos que uma equipe não garante um título no Brasil com tanta supremacia diante de seus adversários. Isso mostra o trabalho sério que a diretoria pernambucana faz desde o ano passado quanto alcançou o acesso para a divisão principal do Campeonato Brasileiro.
O jogo contra o Ipatinga pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil será um verdadeiro divisor de águas. Enfim, descobriremos se a equipe poderá ser um grande adversário no Brasileirão ou se tudo não passou de um sonho. Bem, não em minha opinião...
Primeiramente, desde que se iniciou o Campeonato Brasileiro há 26 anos atrás, todo mundo sabe que enfrentar o Sport na Ilha do Retiro é osso duro de roer. A torcida comparece em massa e faz a equipe superar-se. Com o nível técnico demonstrado por outras equipes neste primeiro semestre, acredito que o Leão será um dos times com melhor desempenho em seus domínios.
Além disso, seu elenco modesto, mas razoável. No ataque conta com a dupla ex-palmeirense Washington e Rosembrick. Se ambos fracassaram no Verdão, no Nordeste, ao contrário, sempre mantiveram boa fase. A armação fica por conta do tarimbado Fumagalli e de Diego, ex-Santos, eterno candidato a promessa.
No setor defensivo o time conta com o lateral Osmar, que se destacou no Brasileiro de 2006 jogando pelo Santa Cruz, com os volantes Everton e Heleno, ex-Macaca e ex-Peixe, respectivamente e com a dupla vinda do Atlético-PR formada pelo zagueiro Durval e pelo volante Ticão. No gol, a experiência de Magrão, ex-Portuguesa e Fortaleza é importantíssima. Isso, sem falar do astro do time, o matador Carlinhos Bala (foto), que após passagem frustrante pelo Cruzeiro voltou ao Nordeste.
No banco, o técnico é o ex-volante Gallo, treinador discípulo de Luxemburgo, que já passou pelo Santos e pela Portuguesa e que atualmente tem várias propostas de times do eixo Rio-São Paulo.
Com isto, não estou falando que o Sport é um dos grandes favoritos a conquista do Brasileirão. Longe disso... Mas nessa época de vacas magras onde times que se dizem grandes, como Palmeiras, Corinthians, Fluminense, Internacional, entre outros, mal conseguem garantir sua supremacia estadual, é melhor ficarmos de olho. Do mesmo jeito que no ano passado, uma vaga na Libertadores surgiu para o Paraná, pode ser que desta vez ela fique lá em Recife. E disso, eu não duvido.

2 comentários:

André Augusto disse...

É bacana ver o nordeste forte. Um nordeste que ja teve ossos dros como o próprio Sport, Vitória, Bahia...

A campanha naum deixa divudas. É esperar pra ver se a base se mantem para o brasileiro. Por que não sonhar?

Felipe Brisolla disse...

Azar do resto dos times do Brasil, que voltam a jogar na Quente Ilha do Retiro!!!! Bom retorno ao Sport!!